Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

positivo SIM 2460- 71R-C14CU4-T810 - Só da imagem sem a bateria da bios

Avalie este tópico:

brunoburn

Posts em destaque

Pessoal, ao plugar o adaptador esse notebook só da imagem a primeira vez, e só volta a dar imagem depois de um tempo ou quandotiro a bateria de cmos e reseto a bios..

Eu ja fiz o jumper do u19, ja regravei a bios com 6 arquivos diferentes, ja fiz me no processador e no ponte norte.

Tambem ja jumpiei  o Gate do Q42 e o Dreno do Q44, que leva o  BL_ON (Back Ligth_Ligado).. mas mesmo assim ela só da imagem se a placa estiver sem a bateria da bios..

alguem tem uma ideia do que seja?

Ao que me parece, esse é um defeito no OZ8293LN que é o responsável pelo CPU CORE, pois quando tenho vídeo,

tenho em L1 = 0,468v e quando não tenho vídeo, L1 = 1,12v..

também observei que a L4 que vem do mesmo regulador também varia,

quando tem video L4=1,087v e quando nao tem vídeo, L4=1,10v..

Alguem ja pegou algo parecido? ou tem os valores de uma placa funcionando pra eu comparar aqui?

o esquema é esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
caso alguem queira ajudar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brunoburn, Amigo, tu podes usar essa

pois tenho certeza que está funcionando. A resistência em relação ao terra no circuíto RTC está normal?

Bem, o OZ8293 necessita de algumas tensões para habilitar o VCore, como CPU_VIN, VCORE_ON, 3V e 5V, como estão essas tensões ai?

Na linha do circuíto RTC, verifique as tensões no D8.

Boa Sorte!

Link para o comentário

O R71 e o R80 estão ligados ao sinal VR_ON no pino 4. Terá que testar alguns resistores ligados a L1. Veja o r20, o r25, etc

Companheiro, obrigado pela sua colaboração.

Seguindo sua dica, refiz as medições na area do Oz8293ln, os resistores do circuito estão todos em bom funcionamento, porem seguindo a trilha de VCC e VSS_AXG_SENSE, os r131 e 125, marcavam 0 ohms, e ao retir-los, estavam os dois com 100 ohms.. depois de solda-los na placa novamente, a placa voltou a funcionar corretamente.

Eu não entendi completamente a causa da intermitência, pois não cheguei a trocar esse componentes, mas acredito que era solda fria. A placa está em teste desde entao, caso resolva definitivamente, encerrarei o tópico.

Muito obrigado por enquanto.

Link para o comentário

@brunoburn, Amigo, tu podes usar essa

pois tenho certeza que está funcionando. A resistência em relação ao terra no circuíto RTC está normal?

Bem, o OZ8293 necessita de algumas tensões para habilitar o VCore, como CPU_VIN, VCORE_ON, 3V e 5V, como estão essas tensões ai?

Na linha do circuíto RTC, verifique as tensões no D8.

Boa Sorte!

Obrigado, companheiro, pela sua atenção.
Link para o comentário

Companheiros

, infelizmente a maquina continua não dando video as vezes..  alguem tem alguma outra dica que eu possa tentar?

Link para o comentário

Quando a máquina não der vídeo você deve verificar todos os sinais e tensões, como por exemplo bios, Vcore, tensão de memória, rsmrst# no sio, Vr_on, etc. Um osciloscópico ajudaria, mas se não tem vamos nos concentrar no que é possível. Cristal também podem ser o causador, caso tenha alguns eu sugiro a troca, já que não tem como testar.

Link para o comentário

Quando a máquina não der vídeo você deve verificar todos os sinais e tensões, como por exemplo bios, Vcore, tensão de memória, rsmrst# no sio, Vr_on, etc. Um osciloscópico ajudaria, mas se não tem vamos nos concentrar no que é possível. Cristal também podem ser o causador, caso tenha alguns eu sugiro a troca, já que não tem como testar.

o fato da maquina dar video sempre que reseto a CMOS, pode ser um indicativo do problema nesse circuito? poderia ser o cristal do rtc? Essa maquina tem processador integrado, convem fazer um ME ou é melhor ainda insistir nas analises de tensões?
Link para o comentário

Como a placa dá vídeo em algumas ocasiões, então desconsidero a hipótese de ME, pois não teria um motivo prático. Diante de um defeito como esse eu regravaria o bios. Pode me dizer as tensões dessa placa no bios quando não dá vídeo? Veja nas duas ocasiões, quando dá vídeo e quando não dá.

Link para o comentário

, localizei o jp4 abaixo do R396, que fica ao lado do chipset.. , quase imperceptivel.. agora devo uni-los?
Link para o comentário

Sim, deve unir.

Pronto, agora como procedo? Ligo a maquina normalmente?

=========================================

Tensões Sem video ( com a bateria do rtc ):

L1: 1,11v

L4: 1,10v

L7: 1,8v

L8: 0v

L9: 1,07v

L10: 1,5v

L11: 5v

L12: 3,3v

Bios:

Pino 1:  2,55v

Pino 2:  0,51v

Pino 3:  3,3v

Pino 4:  gnd

Pino 5:  0,33v

Pino 6:  1,8v

Pino 7:  3,29v

Pino 8:  3,29v

======================

Tensões Com video ( sem bateria do RTC )

L1: 0,46v

L4: 1,10v

L7: 1,8v

L8: 0v

L9: 1,07v

L10: 1,5v

L11: 5v

L12: 3,3v

Bios:

Pino 1:  2,60v

Pino 2:  0,51v

Pino 3:  3,3v

Pino 4:  gnd

Pino 5:  0,28v

Pino 6:  0,97v

Pino 7:  3,29v

Pino 8:  3,29v

Link para o comentário

Com Video

Medi a tensão dos drenos de Q5, é 18.9v

Nos 3 pinos source, a tensão é 0,46v, tensão +VGFX_CORE.

No gate, é 0,47v. é HDRB, vindo do OZ8293LN..

================================

Sem Video

Medi a tensão nos drenos de Q5, é 18.9v

Nos 3 pinos source, a tensão é 1,23v.

No gate, sem video, a tensão é 1,23v.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...