Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido hp compaq 610 vv09-6050a2256501-mb-a04 - hannstar mv-4 94v nao carrega bateria

Avalie este tópico:

getechinfo

Posts em destaque

Amigo se teu not for o HP 510 511 Inventec vulcain uma REV AX1 26DEZ2008    Eo CI U1

Se for o HP 510 511 Inventec vulcain Discrete -REV AX1 29DEZ2008    O CI e o U2

E se for o outro modelo tambem e o U1 Voce tem que olhar na placa mãe para ver se encontra a versão da placa o nome completo dela OK

No teu caso deve ser o U1 pelo modelo da tua placa mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de postar eu dei uma lida para ver os pontos principais, e se eu tiver passado batido sobre algum ponto você me avisa. Verificou as tensões inciais, digo já no jack? Pelo que entendi o q2 é um mosfet de entrada.

parceiro o note esta funcionando normal com um detalhe nao garrega a bateria somente

esse q2 fica perto de um diodo zener pode confimar no esquema testei aki o que vc pediu e deu esse valor que passei 3v

Link para o comentário

colega, desculpa a falha. Vamos começar: pinos 8 e 9 do U2 somente com carregador e também com carregador e bateria conectada. Os drenos do q6 com bateria e sem a bateria, mas com carregador conectado. Pino 1 do cn501. veja também o q507.

opa meu parceiro vou seguir sua dica e posto o resultado

Link para o comentário

colega, desculpa a falha. Vamos começar: pinos 8 e 9 do U2 somente com carregador e também com carregador e bateria conectada. Os drenos do q6 com bateria e sem a bateria, mas com carregador conectado. Pino 1 do cn501. veja também o q507.

amigo Gilson Macedo tem como vc segue esse esquema é o modelo que estou usando exatamente o modelo da minha placa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Colega, desculpa a falha. Vamos recomeçar: pinos 8 e 9 do U1 somente com carregador e também com carregador e bateria conectada. Os drenos do q20 com bateria e sem a bateria, mas com carregador conectado. Pino 1 do cn500. veja também o q2.

vamos la

u1  combateria ecarregador

pino = 3,14v

pino = 18,66

pino = 1 3,14 do conctor de changer

q20= 3,14v

q2 = 3,14v

sem bateria

u1

pino 8 = 0,00v

pino 9 = 0,00

conctor changer pino 0,00v

dreno q20 e q2 = 0,00v

agrade ajuda e aguarda vcs

Link para o comentário

Vou tentar ser mais claro, se não entender pode me dizer. Veja a imagem a seguir. Fiz algumas anotações para facilitar. Veja que nos pinos 2 e 3 há uma troca de informações entre eles e o SIO. Nos pinos 111 e 112 do SIO dá pra ver que estão lá os dois sinais que saem dos pinos 2 e 3 do conector da bateria. São sinais de data e clock. Veja também que há um sinal que creio ser de um termistor indicando a temperatura da bateria. Na parte superior há um sinal chamado 6CELLSEL# que vai para pino 1 do pwm de charger para indicar o nível de carga da bateria.

TERMISTOR_2.jpg.9f7ea7c33a3fbf00e7f6e4c9a5a20e02.jpg

Link para o comentário

HP Compaq 610 suporta dois tipos de baterias.

A 4400mAh

Outra 5200mAh

6Cellsel# é usado para definir se este tipo de bateria ou de outra. Dependendo do número de células que possuem a bateria.

6Cellsel#= 0V sei que há uma bateria de 4440mah ou 5200mAh em 10.8V ---> Vcharger = 12,6 V

6Cellsel#= 3v sei que há uma bateria de 4400mAh ou 5200mAh em 14,8V ---> Vcharger = 16.8V

Está bateria a ser removido do computador, simplesmente 3v (carga) no pino 1. Isto é um valor muito baixo. Quando é demasiado baixa não pode ser carregado a menos que o carregamento com uma fonte de alimentação externa.

Você disse que provou outras baterias. Qual é o valor dessas baterias no pino 1?

Eu acho que a bateria é ruim. Embora além da bateria que você pode ter outro problema. Primeiro você deve tentar com outra bateria que é bom.

En Español

HP compaq 610 admite 2 tipos de baterias.

Una de 4400mah

Otra de 5200mah

6Cellsel# se utiliza para saber si esta puesta un tipo de batería u otro. Dependiendo del numero de celdas que tenga la bateria.

6Cellsel#=0v sabe que hay una bateria de 4440mah o 5200mah a 10,8v--->Vcharger=12,6v

6Cellsel#=3v sabe que hay una bateria de 4400mah o 5200mah a 14,8v--->Vcharger=16,8v

Tú bateria estando quitada del ordenador, solo tiene 3v (de carga) en el pin 1. Esto es un valor muy bajo. Cuando esta muy baja no puede cargarse, salvo que la cargues con una fuente de alimentación externa.

Usted dijo que probo otras baterias. ¿Cual es el valor de esas baterias en el pin 1?

Yo creo que esa bateria esta mal. Aunque además de la batería puedas tener otro problema. Primero debería probar con otra batería que este bien.

Link para o comentário

Oi.

Estes problemas de falha de carga na bateria embora detectado pelo SO devem ser analisados ponto a ponto a comunicação entre bateria e placa mãe no sentido de transmissão e recepção de sinais e tensões.

Se o sistema detectou a presença da bateria é um bom sinal de que o chipset sul está ok, fazendo sua função e além disso o I/O também está enviando tal sinal ao ICH. Pela descrição do defeito, percebe-se que a a placa não liga com bateria apenas, somente com fonte.

Amigo

, eu faria a análise seguindo primeiro o caminho das tensões, ora o que carrega a bateria é a fonte de alimentação a partir do CI de charger.

ANÁLISE 1 (apenas fonte)

Seguindo do jack da fonte (VADP), a tensão passa pelo L1 até chegar nos drenos do Q21, além de fluir livremente pelo D501 até o source do Q20. Note que aqui estou a falar do caminho que a tensão VADP percorre ok.

MEDIÇÃO 1 (apenas fonte)

Meça se no cominho descrito está tensão (VADP) está chegando até o source do Q20 e pára ali. Este MOSFET Q20 deve bloquear a a tensão da fonte. Note que o Q20 realiza a comutação.

CAUSAS POSSÍVEIS (apenas fonte)

1) O MOSFET Q20 está deixando passar tensão nos seus drenos, ou seja, está chegando uma tensão direto nos pinos da bateria, por sorte existir dois resistores de 1K, não deixando explodir o CI U1, entretanto se este for a causa, logo estes resistores vão abrir... Ou pior, a bateria poderá ser danificada. Neste ponto, de fato o problema pode ser mesmo a bateria com defeito, já que sofreu esta carga em demasia e veio a perder sua função.

2) O CI U1 não está liberando o gate do Q20 via pino 21 (PWM#) e por esta razão, só funciona com fonte ligada. Medir possível falha neste pino.

ANÁLISE 2 (apenas bateria)

Agora com a bateria conectada, focamos na tensão que provém da bateria (VBDC), que nasce no R42, filtra no L2 e chega no dreno do Q20. Como o U1 não detectou a fonte via pino 26, através de uma sucessão de circuitos, o Q20 irá funcionar como um fio, ou seja, a tensão irá percorrer até o source do Q21 e deverá parar ali. Note que o D501, um zener, está ali como proteção, não permitindo que a tensão da bateria chegue até a fonte.

MEDIÇÃO 1 (apenas bateria)

Medir os sources do Q21 e verificar a tensão próxima da tensão que a bateria fornece.

CAUSAS POSSÍVEIS (apenas bateria)

Se a bateria fornece a tensão nominal e esta tensão chega até o source do Q21 sem perdas, está ok nos pontos de alimentação. Caso não, pode ser que o Q20 esteja com defeito e/ou Q21 ou zener D501 estejam defeituosos.

ANÁLISE 3 (ambos)

Perceba que aqui neste modo, o Q20 deverá funcionar como chave fechada para a tensão VBDC. No caso, nos drenos deverão apresentar a tensão da bateria e nos sources tensão VADP, mais precisamente VADP2.

Pino ENABLE (U1)

É fácil ver que o pino 5 (ENABLE) só fica em estado ativo quando há a presença da tensão da fonte VADP, isto significa que este pino "recebe" um pulso. O pino ENABLE só irá ativar se o pino 26 (ACDET) estiver ativo. Além disso, o ACDET deriva o ADP_PRES que entra no I/O, que por sua vez informará o chipse sul ao Sistema operacional. Como vimos, está tudo OK, pois de acordo com a imagem do colega, satisfaz.

Até aqui precisamos saber se as condições acima estão em bom estado para que possamos continuar com a análise. Se tudo acima estiver ok, passaremos para outros circuitos até chegarmos numa conclusão.

Desculpe a extensão do post, mas este circuito é um tanto grande se comparado com circuitos da família OZ, por exemplo.

[]'s

Link para o comentário

meus amigos primeiramente quero agradecer o raciocinio dos dois caros colegas

suas respostas nao estao extenao nao amigo ate agradeço vou fazer as mediçoes e testar os componentes que vcs me pediram e passo o resultado pra vcs

mas so uma perguta ate aki podemos descartar o ci de changer e o super io??

Link para o comentário

Tudo bem meu amigo ?

Vamos começar Bateria de notebook para testes somente tirando de outro aparelho funcionando ou nova para testar ! fora a isto pode descartar a hipótese do circuito ! charge ok ?

Mas se se vc já tem certeza que é o circuito charge vamos la ! Vou te dar pontos cardeais pra vc não se perder mas cuidado para não queimar a placa um deslize vc pode unitizar a placa ! recomendo uma agulha na ponta do multímetro e uma pilha de 9V novinha dentro dele rsrsrs

O esquema que eu estou usando é este aqui !

U1

Verifique o pino 22 VCC do Ele deve ter de 12v a 19v o pino 20 a mesma coisa

Verifique a tenção que sai do pino 1 o mesmo tem que estar na L2

Pino 8 e pino 9 tem 19v

Pino 26 sinal ADP_PRES chaveia varios Mosfets e avisa para o I/O que a charge esta a funcionar !

Verifique 5v no pino 5 se não encontrar tente pino 8 do U8 ok ?

pino 27 e 28 3,3v

O pino 25 é outro pino que se comunica com o I/O ele tem que ter 3,3V

Verifique esses sinais e volte com os resultados  8)

Link para o comentário

Oi.

Estes problemas de falha de carga na bateria embora detectado pelo SO devem ser analisados ponto a ponto a comunicação entre bateria e placa mãe no sentido de transmissão e recepção de sinais e tensões.

Se o sistema detectou a presença da bateria é um bom sinal de que o chipset sul está ok, fazendo sua função e além disso o I/O também está enviando tal sinal ao ICH. Pela descrição do defeito, percebe-se que a a placa não liga com bateria apenas, somente com fonte.

Amigo

, eu faria a análise seguindo primeiro o caminho das tensões, ora o que carrega a bateria é a fonte de alimentação a partir do CI de charger.

ANÁLISE 1 (apenas fonte)

Seguindo do jack da fonte (VADP), a tensão passa pelo L1 até chegar nos drenos do Q21, além de fluir livremente pelo D501 até o source do Q20. Note que aqui estou a falar do caminho que a tensão VADP percorre ok.

MEDIÇÃO 1 (apenas fonte)

Meça se no cominho descrito está tensão (VADP) está chegando até o source do Q20 e pára ali. Este MOSFET Q20 deve bloquear a a tensão da fonte. Note que o Q20 realiza a comutação.

1) O MOSFET Q20 está deixando passar tensão nos seus drenos, ou seja, está chegando uma tensão direto nos pinos da bateria, por sorte existir dois resistores de 1K, não deixando explodir o CI U1, entretanto se este for a causa, logo estes resistores vão abrir... Ou pior, a bateria poderá ser danificada. Neste ponto, de fato o problema pode ser mesmo a bateria com defeito, já que sofreu esta carga em demasia e veio a perder sua função.

2) O CI U1 não está liberando o gate do Q20 via pino 21 (PWM#) e por esta razão, só funciona com fonte ligada. Medir possível falha neste pino.

Agora com a bateria conectada, focamos na tensão que provém da bateria (VBDC), que nasce no R42, filtra no L2 e chega no dreno do Q20. Como o U1 não detectou a fonte via pino 26, através de uma sucessão de circuitos, o Q20 irá funcionar como um fio, ou seja, a tensão irá percorrer até o source do Q21 e deverá parar ali. Note que o D501, um zener, está ali como proteção, não permitindo que a tensão da bateria chegue até a fonte.

MEDIÇÃO 1 (apenas bateria)

Medir os sources do Q21 e verificar a tensão próxima da tensão que a bateria fornece.

CAUSAS POSSÍVEIS (apenas bateria)

Se a bateria fornece a tensão nominal e esta tensão chega até o source do Q21 sem perdas, está ok nos pontos de alimentação. Caso não, pode ser que o Q20 esteja com defeito e/ou Q21 ou zener D501 estejam defeituosos.

ANÁLISE 3 (ambos)

Perceba que aqui neste modo, o Q20 deverá funcionar como chave fechada para a tensão VBDC. No caso, nos drenos deverão apresentar a tensão da bateria e nos sources tensão VADP, mais precisamente VADP2.

Pino ENABLE (U1)

É fácil ver que o pino 5 (ENABLE) só fica em estado ativo quando há a presença da tensão da fonte VADP, isto significa que este pino "recebe" um pulso. O pino ENABLE só irá ativar se o pino 26 (ACDET) estiver ativo. Além disso, o ACDET deriva o ADP_PRES que entra no I/O, que por sua vez informará o chipse sul ao Sistema operacional. Como vimos, está tudo OK, pois de acordo com a imagem do colega, satisfaz.

Até aqui precisamos saber se as condições acima estão em bom estado para que possamos continuar com a análise. Se tudo acima estiver ok, passaremos para outros circuitos até chegarmos numa conclusão.

Desculpe a extensão do post, mas este circuito é um tanto grande se comparado com circuitos da família OZ, por exemplo.

[]'s

bom amigo seguindo seu raciocinio apenas com a fonte achei as tensão no diodo d501, q21 e q20 =18v

MEDIÇÃO 1 (apenas fonte)

Meça se no cominho descrito está tensão (VADP) está chegando até o source do Q20 e pára ali. Este MOSFET Q20 deve bloquear a a tensão da fonte. Note que o Q20 realiza a comutação. (aqui a tensao de 18v so achei nos source no dreno esta 0)

2) O CI U1 não está liberando o gate do Q20 via pino 21 (PWM#) e por esta razão, só funciona com fonte ligada. Medir possível falha neste pino. (aqui pino 21 tensao 18,5v)

Agora com a bateria conectada, focamos na tensão que provém da bateria (VBDC), que nasce no R42, filtra no L2 e chega no dreno do Q20. Como o U1 não detectou a fonte via pino 26, através de uma sucessão de circuitos, o Q20 irá funcionar como um fio, ou seja, a tensão irá percorrer até o source do Q21 e deverá parar ali. Note que o D501, um zener, está ali como proteção, não permitindo que a tensão da bateria chegue até a fonte.(dreno tensao de 3,15v  pino 26 do u1 existe uma tenao de 2,13

Pino ENABLE (U1)

É fácil ver que o pino 5 (ENABLE) só fica em estado ativo quando há a presença da tensão da fonte VADP, isto significa que este pino "recebe" um pulso. O pino ENABLE só irá ativar se o pino 26 (ACDET) estiver ativo. Além disso, o ACDET deriva o ADP_PRES que entra no I/O, que por sua vez informará o chipse sul ao Sistema operacional. Como vimos, está tudo OK, pois de acordo com a imagem do colega, satisfaz. (aqui pino 5 tem tensoa de 18,3v)

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...