Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Dell Inspiron 1545 - MOBO Roberts MB 08212-1 48 4AQ01.011 em curto

Avalie este tópico:


roberto.marcelo

Posts em destaque

Bom dia, estou com um Notebook Dell Inspiron 1545 - MOBO Roberts MB 08212-1 48 4AQ01.011 em curto, quando ligo a fonte ela desarma, não tenho fonte assimétrica, apenas uma fonte "tabajara" que fiz a partir de alguns tópicos aqui mesmo no EletronicaBR. Bem, já tentei retirar a placa charger que tem e apliquei 5 v a partir da placa principal, fazendo aterramento e aplicando força (5v) diretamente nos componentes e em todos apresenta curto. Alguma idéia?

 

Desde já, agradeço a todos que puderem me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, não sou bom com curtos, mas pelo que li o seu procedimento está errado, não se deve ir injetando tensão aleatoriamente. Para se injetar tensão o correto é ir analisando o circuito e isolando certas partes. A análise do esquema elétrico é importantíssimo antes de qualquer procedimento. Caso tenha dificuldade posso ajudar no que souber, mas primeiro é necessário o esquema elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@roberto.marcelo, @Gilson Macedo, segue link do esquema:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o esquema em mãos dá pra fazer algumas medições. Veja esses pontos marcados com os números 1 e 2. Creio que sejam pontos de ligação com solda (GAP-CLOSE-PWR-3-GP). Remova o r338 e os dois pontos (GAP-CLOSE-PWR-3-GP) g56 e g57 remova a solda deles. Após isso tente colocar a  fonte, caso ligue então fica claro que o curto está após. Antes veja as tensões do u47, pois ele pode estar em curto, mas se a fonte não desarmar, então injete tensão agora no pino 27 ou 28 do u7 (19v). Caso o u7 não esquente, então injete 19v no ponto 2 do r338,m mas antes pode testar também esse mosfet u37. Veja que existem outros pontos de ligação que você poderá retirar a solda e injetar tensão (g50, g51).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson, me expressei mal na questão de injetar tensões nos componentes, o que eu fiz foi injetar tensões no pino de 19V do conector onde conecta o charger. Quanto ao esquema, ainda não consigo baixar, mas vou testar os componentes que me indicou e passo o resultado.

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@roberto.marcelo, vá na Loja e compre o item Download I.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Depois, poderá baixar o esquema indicado pelo colega.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabemos que não é correto injetar diretamente em uma linha com curto a tensão, mesmo com a assimétrica não é recomendado pelo fabricante da fonte.

 

O correto é analisar a placa e esquema, mas quem já usou a assimétrica ou a fumegation sabe o quão rápido se é o conserto, quando o problema é capacitores ou mosfets em curto.

 

5V na entrada não deve tá sendo suficiente para esquentar o dito cujo, melhor injetar os 12v as vezes aplico depois dos mosfets de entrada ou depois do resistor dos 19v por períodos rápidos. O dito cujo sempre esquenta e geralmente é capacitor em curto.

 

Pra fazer isso, tire processador, memória e periféricos.

 

O que noto é que geralmente o capacitor em curto em muitas vezes visualmente dá pra ver ou um furo, ou colocação diferente.

 

Tenho tido sucesso nesse tipo de curto (que mata a fonte) usando a injeção de tensão (12V) e feito o conserto rapidamente.  Lembrando que é o conserto não o diagnóstico, pois praticamente não uso nem eletrônica, não pesquisei o defeito, só injeto e vejo onde tá esquentando, o interessante é o tempo que ganhamos.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não sei se usas a "fumegation" que ficou popular pelo amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
(créditos a ele).

 

Segue o link.

 

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...