Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Phitronics G31VS-M - Liga, mas não tem Vídeo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá pessoal, entrei nesse fórum aqui hoje, e portanto sou novato e espero ajudar e ser ajudado, ok!

Seguinte, tô com uma placa mãe na bancada: G31VS-M, que liga, mas NÃO TEM VÍDEO e NEM BIPA.

Medi as tensões de Core, e estão normais (entrada 12V e saída 1,3V), medi as tensões de memória, estão normais (1,8v). Não tem nada esquentando acima do normal.

Lendo outros tópicos, e vi muitos comentarem a respeito de problema no GERENCIADOR PWM. Esse PWM seria o tal Gerenciador de Clock???

Alguém poderia me dar uma diretriz?

Uma observação: troquei todos capacitores de 680uf x 4v... coloquei os de encapsulamento comum.

Enquanto isso vou dar um banho nela, e colocar ela numa estufa caseira que fiz aqui, pra ver se dá alguma luz.

Bom amigos, espero contar com a ajuda de vocês, ok! Desde já agradeço!

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Cara faz o seguinte neste caso vê se na bios está chegando os 3V, se estiver regrava a bios.

Mas antes disto troca o cristal de 14K proximo ao ci gerador de clock (eles costumam dar muito problema nessa placa)

Se depois de fzr isso não funcionar faz um ME (Esquentamento Minimo) nos chipset, pode fazer com uma estação de retrabalho smd msm.

Depois posta os resultados aqui no fórum...

Link para o comentário

Amigo, faça isso que você falou. Dê um banho na placa com álcool isopropilico e ponha na estufa.Bom testar com uma debug card.Pra ver se a placa tem sinal de clock e reset.Verifique se algum CI aquece, teste com outra fonte, veja se o processador aquece, ponte sul e ponte norte.Regrave a bios, se tiver o esquema já ajuda em qual setor analisar.Ou seja, tem que efetuar os testes básicos pra não condenar a placa

Link para o comentário

Fala

,

Cara faz o seguinte neste caso vê se na bios está chegando os 3V, se estiver regrava a bios.

Mas antes disto troca o cristal de 14K proximo ao ci gerador de clock (eles costumam dar muito problema nessa placa)

Se depois de fzr isso não funcionar faz um ME (Esquentamento Minimo) nos chipset, pode fazer com uma estação de retrabalho smd msm.

Depois posta os resultados aqui no fórum...

Obrigado LUCAS pela força.

Conferi a tensão da bios, e está 3,3V (Q746).

Lavei a placa com sabão neutro e enxaguei com bastante água. Deixei secar (escorrer), e somente depois coloquei numa estufa caseira que montei, por umas 2 horas a 100 ºC. Após esfriar, liguei ela novamente e deu o mesmo erro: RODA O COOLER, MAS NÃO DÁ VÍDEO.

Eu vou trocar o cristal de 14K (vou ver se tenho um aqui nas sucatas) e volto aqui depois se deu certo ou não. E se o resultado for negativo, vou fazer um ME como vc sugeriu.

Obrigado e até logo!

Link para o comentário

Amigo, faça isso que você falou. Dê um banho na placa com álcool isopropilico e ponha na estufa.Bom testar com uma debug card.Pra ver se a placa tem sinal de clock e reset.Verifique se algum CI aquece, teste com outra fonte, veja se o processador aquece, ponte sul e ponte norte.Regrave a bios, se tiver o esquema já ajuda em qual setor analisar.Ou seja, tem que efetuar os testes básicos pra não condenar a placa

Olá ORONMAN! Obrigado pela força!

Eu dei um banho nela, porém foi com sabão (ela tava muito suja), e coloquei na estufa.

Eu vou deixar por última a opção de lavar com alcool isopropilico.

Eu tenho uma debug card (PTi8), e ainda não sei operar muito bem com ela não.

Mas ao ligar ela, ela tem uns indicadores que talvez vc possa entender:

3,3V = Led Aceso

CLK = Led Aceso

RESET = Led Apagado

FRAME = Led Apagado

IRDY = Led Apagado

SYSCLK = Led Apagado

Nenhum CI aquece... esse é dos primeiros testes que faço é colocar o "dedão" em cada CI, e testei TODOS (do pequeno ao grande)... a temperatura estão normais (morno pra frio).

A fonte de alimentação já testei, e liga outros computadores.

O processador aquece normal (já testei o processador em outra placa mãe), está tudo ok com ele.

Eu não tenho gravadora de BIOS... poderia me indicar uma marca ou modelo de gravadora de bios?

Eu preciso comprar uma inclusive pra gravar a BIOS dessa placa.

Obrigado por enquanto.

Link para o comentário

Regrave  a bios se persistisse trocaria o CI, já peguei estas placas com este defeito.

Olá MARCIOK, obrigado pela dica!

Eu vou fazer isso, só que eu não tenho gravadora de bios... pode me indicar uma gravadora BOA e BARATA? :)

Eu acho que o erro tá por aí, ou é a BIOS, CRISTAL ou o GERENCIADO DE CLOCK.

Vou trocar o Cristal agora, e se NÃO der certo vou pela BIOS e depois o GERENCIADOR (C.I.).

Obrigado pela dica!

Link para o comentário

Olá amigo...gravador de bios

e esse aqui o mais em conta

Amigo regrave essa bios ou compre ela gravada, ou tente pegar de uma placa igual funcionando. Caso persista, faça um ME direto no ponte sul, subiu vídeo diagnóstico reballing. Persistiu ME na ponte norte.

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • Moderador Global

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

Caso não resolvido / devolvido

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

eletronicabr.png

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Peguei uma placa dessa.

A placa Philtronics G31vs tem este defeito característico de não dar vídeo.

Após checar o datasheet e análise com o osciloscópio concluí da queima do gerenciador de frequência.

Com uma lupa é possível visualizar pequeno furo neste C.I.

olá amigo. EVITE comentar em Tópicos dados como DEVOLVIDO e antigos. Este atende aos 2 princípios já tem mais de Anos!

• Joinha 1
Link para o comentário

amigo por gentileza você não entendeu o que lhe foi pedido? Vou ter que apagar seus comentários.
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...