Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

toshiba a300 pt10g_6050a2171501 sem video

Avalie este tópico:

JCarreira

Posts em destaque

Boas:

- Se não tiverem um osciloscópio para visualizar se a tensão está contínua ou com riple e não souberem se é do TOKEN (condensador), podem fazer o seguinte:

a) Retirar a capa "preta" do TOKIM (não vai afectar o funcionamento (se não deixarem cair lixo dentro, enquanto testam)

b) Na zona direita do Tokem, coloquem um condensador de 330uF (virado ao contrário) e soldem o positivo ao positivo da linha do tokem, bem como o negativo a negativo do tokem.

c) Em principio o problema fica resolvido se for desse componente (cuidado com os curtos circuitos)

d) podem depois tapar o tokem "aberto" com fita kapton, ou outro material isolante e duro.

obs:

Isto tem a haver com a perda de capacidade do tokem que baixa, mas mantém ainda 80% dessa mesma capacidade.

ao colocar o outro condensador em paralelo, vai durar mais de 2 anos, sem necessidade de substituir totalmente.

Abrço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Olá,

Penso ter diagnosticado mas a avaria, troquei o "Nec Tokin" e continua igual.

Digo isto porque, o meu toshiba A300 quando avariou deixou de dar qualquer tipo de sinal, foi-se abaixo enquanto fui jantar e nunca mais ressuscitou. Para entenderem melhor, agora quando carrego no botão ele simplesmente ascende a luz do Power (se estiver com a bateria ascende as duas [Power + bateria]) e ao clicar no botão para ligar, apenas pisca a luz e continua inanimado sem dar sinal, apenas pisca a luz do Power.

Na altura, ainda pensei em processador, RAM e Chipset(Ponte Sul), mas como testei os 2 primeiros e toda a gente falava em trocar o "Nec Tokin" nem reparei que os sintomas da minha avaria eram um pouco diferente, ou seja, não dava sequer sinais de vida.

Entre tanto encontrei outro problema, na tomada externa para o cabo VGA, tinha dois pinos em curto. Provavelmente ma montagem do pc. Por fim vou endireitar e um deles partiu e então fiz uma ligação direta.

Agora com o "Nec Tokin" substituído continua igual, penso ser um caso de "Rebaling", concordam? Já não sei o que fazer...

Entre tanto, acho que tenho problemas na corrente eléctrica...enfim. Será por causa do chipset (ponte sul).

Agradeço a vossa opinião.

Link para o comentário

olá, realmente fui um pouco confuso e transcrevi mal a ideia ("diagnosticado mal a avaria" escrevi isto "diagnosticado mas a avaria").

Depois deste esclarecimento e por ser inexperiente nestas coisas de electrónica, agradeço que me diga o que posso fazer para aprender a testar as fontes.

Vou procurar algum manual que me possa ensinar a testar as fontes. Mas, se souber de algum manual que me ensine agradeço que o compartilhem comigo.

Abraço

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Olá,

eu tirei o novo nectokin que havia substituído e soldei 4 condensadores de 330 e71 e não aconteceu nada, continua igual.

Após isto, voltei a usar o mesmo nec tokin noutra motherboard e ficou a trabalhar na perfeição, concluo que o problema não era do nectokin.

Posto isto, tenho 2 motherboards avaraidas e decidi fazer o teste ao vcore das duas e verifiquei quê:

Motherboard 1 (avariada) e com bateria ligada:

l18- 0 v

l11-0 v

l20-0 v

l24-3.3

Motherboard 2 (avariada) e com bateria ligada:

l18-0 v

l11-0 v

l20-5

l24-3.3

Agradeço alguma sugestão.

Sou iniciante "hobbie" e agradeço ajuda!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...