Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida troca de super IO com codigos iguais mas placa diferente.

Avalie este tópico:


altierio

Posts em destaque

Estou com uma duvida,  pesquisei no fórum mas não me esclareceu a duvida.

 

Super io com o mesmo código, mas com placas notebooks diferentes, funciona se for trocado.

Exemplo: Uma placa A14VOX tem ite8500e  e outra placa A14iex tem também ite8500E, porem no esquema mostra que os pinos são com funções diferentes,mas pode ser trocados e funciona?

 

Os super io vendidos na china ja vem configurados, isto é,se eu comprar um ite8500e, posso colocar na placa que tem um mesmo com defeito, ou tem de configurar as portas do super io?

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, amigo se for tudo a mesma referencia não tem problema, mas observe que tem que ser tudo igual na referencia, pois os dois vão sempre funcionar da mesma forma, o que acontece é que as placas ´podem ter sido arquitetadas a usar o mesmos pinos de maneira diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma duvida,  pesquisei no fórum mas não me esclareceu a duvida.

 

Super io com o mesmo código, mas com placas notebooks diferentes, funciona se for trocado.

Exemplo: Uma placa A14VOX tem ite8500e  e outra placa A14iex tem também ite8500E, porem no esquema mostra que os pinos são com funções diferentes,mas pode ser trocados e funciona?

 

Os super io vendidos na china ja vem configurados, isto é,se eu comprar um ite8500e, posso colocar na placa que tem um mesmo com defeito, ou tem de configurar as portas do super io?

 

obrigado.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
veja bem no caso dos  tem [ ITE8500E - AX0 ] e [ ITE8500E - AXS ] essas 3 letras ai tem q ser igual ok! Já se o EC (I/O) vai trocar tiver memoria flash interna além de bater as referencias vc terá q regravar ele certo. Deve vir mais explicações melhores ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, caso os Part Number (Código de identificação do chip) no caso o ITE8500E, seja igual nos dois I/O, pode trocar sem medo. A função dos pinos no diagrama da placa mãe não deve ser levado em consideração, mas sim o datasheet do chip, que serão o mesmo.

Existem casos que o I/O possui um firmware gravado, mas isso é apenas para notebooks muito novos e não se aplica a todos.

Um exemplo disso é o Lenovo S400u, que possui um firmware que faça com que o notebook funcione apenas com uma tela especifica escolhida pelo fabricante.

Mas não fique torrando muito a cabeça com essa gravação de firmware do Super I/O, são poucas máquinas que necessitam disso.

Caso tenha ajudado em alguma coisa, por favor não esqueça do joinha!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

analisando as duas placas que tenho:

 

1- A14ieXX  super io:ITE8500-KY

2-A14hv0x  super io:ITE8500-KY

 

vendo o esquema elétrico dos dois, vejo que o A14ieXX alguns pinos são as mesmas função, porém tem alguns pinos com função diferentes:

 

A14iexx pino 99:PWRBTN3#  ,pino 98:CPU_PWROK

a14iexx pino99:LVDS_VIN esse eh pino de saida,pino 98:EC_BL_ON

 

inclusive alguns pinos são de entrada(recebe sinal de 3.3volts) e no outro sao de saida(envia sinal de 3.3volts)

 

tem mais diferentes, mas tomei esses dois apenas para repassar para analise.

 

São os mesmos super io,inclusive as letras apos o IT8500E.

 

o que deve ser seguido realmente?

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

analisando as duas placas que tenho:

 

1- A14ieXX  super io:ITE8500-KY

2-A14hv0x  super io:ITE8500-KY

 

vendo o esquema elétrico dos dois, vejo que o A14ieXX alguns pinos são as mesmas função, porém tem alguns pinos com função diferentes:

 

A14iexx pino 99:PWRBTN3#  ,pino 98:CPU_PWROK

a14iexx pino99:LVDS_VIN esse eh pino de saida,pino 98:EC_BL_ON

 

inclusive alguns pinos são de entrada(recebe sinal de 3.3volts) e no outro sao de saida(envia sinal de 3.3volts)

 

tem mais diferentes, mas tomei esses dois apenas para repassar para analise.

 

São os mesmos super io,inclusive as letras apos o IT8500E.

 

o que deve ser seguido realmente?

 

obrigado.

amigo já que são dois I/O com mesma referencia, não dá pra existir dois esquemas deles, ou seja é o mesmo esquema para os mesmos, já as placas sim para placas diferentes, existirão esquemas diferentes e é isso que vc tá confundindo, entenda que cada placa foi montada de maneira a entender cada sinal que vem do i/o, de uma maneira diferente da outra, porem o sinal que sai dos i/os são os mesmos, mas cada fabricante deu um nome a função dele. por isso vc acha que são diferentes, resumindo os i/os são os mesmos, mas as placas interpretam os sinais de maneira diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, para analisar os componentes, deve ser analisado o datasheet do mesmo, e não o diagrama das placas mães.

Como os componentes são idênticos, pode trocar sem medo.

O datasheet deve ser utilizado para entender como cada componente funciona, e para achar outros equivalentes (compatíveis).

Caso o defeito de sua placa seja apenas o Super I/O, vai funcionar sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  está correto na sua análise. Deve-se olhar o datasheet do CI, e não os nomes dos sinais, pois isso pode variar de placa para placa. O que importa na verdade é a função que cada pino tem, e desde que se respeite isso pode-se usar para outras saídas mesmo que não sejam iguais. O raimundoleao chamou a atenção para que não olhemos apenas os sinais no esquema elétrico, mas também olhemos para o que o datasheet está nos dizendo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, fico feliz de ter acertado no comentário, mais ainda por entenderem exatamente o que eu queria repassar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...