Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Compaq CQ50 Intel 07239-2 48.4H501.021 - Não Liga

Avalie este tópico:

luiscarlosbr

Posts em destaque

Boa tarde,

Estou com esse note na bancada, a principio o problema eram 2, estava esquentando muito e não carregava a bateria, analisei e constei sujeira na entrada de ar, tinha uma crosta que estava obstruindo a entrada, também a pasta térmica estava seca.

Aproveitei para dar uma estudada no esquema e repassar algumas coisas que aprendi, foi ai que me deparei com mais problemas, conectei a fonte e fui analisar o circuito de standyby e suas tensões, percebi que o processador estava esquentando um pouco, assim também como o circuito de carga emitia um calor, foi então que depois a placa entrou em curto e não me dava mais nenhuma das tensões.

Localizei o componente que estavam provocando curto, eram os 2 mosfets de alta e baixa do circuito de carga, arranquei os 2 e realmente estavam em curto, a placa parou de apresentar curto e estava chegando os 19v no dreno do mosfet de alta. Estou esperando chegar os mosfets para concluir o reparo.

Por que mesmo em standyby o processador estava esquentado? Por que entrou em curto?

Abraço.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De um modo geral a tensão de VIN alimenta todos os pwm dos circuitos, portanto, chega VIN (alta) também no pwm do processador. Veja na imagem que se o pq38 entrar em curto poderá enviar +vcc_core sem que você tenha que ligar a placa para isso. As fontes recebem a tensão de VIN, apenas não são habilitadas, pois precisam de ENABLE e outros sinais para estarem funcionando. É isso que entendo. Veja que ela entra VIN e se torna +VIN_VCC_CORE após o resistor.

VIN.jpg.a7748e35e61a04b33522106aafcd7168.jpg

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Os CI que entraram em curto foram os U4 e U5 como na imagem em anexo, no caso tem um DCBATOUT que segue para os CI do Vcore, então foi isso que aconteceu, ele entrou em curto passando tensão para o Vcore? As tensões de Vcore são sempre iniciadas atreves do circuito de charge?

Antes ele ligava, mas esquentava muito mesmo, depois que testei desmontado que entrou em curto de vez. Os CI ja poderiam estar ruim dando fuga para o Vcore?

Obrigado pela ajuda, estudei muito analise dos circuitos, mas só pondo a mão na massa para sanar algumas dúvidas.

Esse foi o esquema que utilizei: HP COMPAQ PRESARIO CQ60 CQ70 G60 - WISTRON WARRIOR 07239-4 - REV -4

CQ50.jpg.d5817713d37b8dcf089e74376283001a.jpg

Link para o comentário

Amigo

uma boa discussão esta deste tópico. Veja bem sobre o q vc fala na Resposta #1. Ao entrar em curto alguma componente da placa o circuito de proteção entrar em ação para proteger a placa certo como a tensão de +VIN_VCC_CORE vai passar se o PWM não foi habilitado? Tudo bem q ao entrar em curto no caso o PQ38 mosfet de alta o Gate fica flutuante né assim, mas e o circuito de proteção permitiu q chegasse tensão ao processador fazendo com ele esquentasse ainda em stand-by!  :o

No meu entender a placa startou sem q fosse apertado o BTpower fazendo os circuito funcionar até o momento de acontecer o curto nos mosfet como ele falou o U4 e U5. Muito boa a duvida para se discutir e entende3r mais este complicado circuito de funcionamento das placas mãe  :)

• Joinha 1
Link para o comentário

Dei a minha opinião, mas com certeza há margem para um debate interessante sobre esse fato. Muito bem observado da sua parte a questão da placa ligar. Quem puder que acrescente mais a esse tópico.
  • Joinha 1
Link para o comentário

Oi.

Um curto é a corrente tendendo ao infinito e a tensão tendendo a zero. Portanto quando os MOSFETS U4 e U5 estavam aquecendo, a tensão de VIN estava oscilando tendendo a zero e a corrente estava subindo. Nisso o processador também estava aquecendo devido que as DDPs em cima dos MOSFETS não eram suficientes para que chegassem ao ponto de abrirem ou queimarem num determinado tempo.

Imaginemos que no caso ocorrido U4 e U5 por estarem sofrendo com temperatura e sabendo que também a temperatura eleva correte e baixa tensão, com o tempo estes MOSFETS entraram num modo anormal de trabalho. Assim ocorre também com PQ38 e PQ39 liberando a tensão de VCORE sem mesmo ter qualquer tipo de ENABLE, pois sabendo que PQ38 recebe a alta diretamente e VIN é uma tensão suspend, é 100% aceitável que o mesmo estando em condições anormais de funcionamento, estivesse liberando a tensão para o processador (+VCC_CORE). Perceba que VIN estava anormal.

[]'s

• Joinha 1
Link para o comentário

... Entendo que aconteceu isso mesmo, os Mosfets estavam oscilando a tensão por estarem ao ponto de entrar em curto e assim liberando tensão para o Vcore aquecendo o processador em standby.

vlw...

• Joinha 1
Link para o comentário

Bom dia pessoal, chegou os Mosfets  :)

Efetuei a troca dos Mosfets U4 e U5 e como já havia falado o curto sumiu mesmo, mas ainda não está ligando, não tenho tensão nas bobinas de 5v e 3,3v... antes de entrar em curto eu tinha essas tensões.

No PWM U30 chega os 19v e nos pinos de VREG3, VREG5 e VREF as tensões estão ok, não tenho como medir os pulsos, então retirei os Mosfets de entrada de 5v e 3,3v e medi fora, estão funcionando, ambos recebem os 19v de entrada quando estão na placa.

Nesse caso seria então o PWM ruim?

Segue esquema utilizado:

• Joinha 1
Link para o comentário

• Moderador Global

externo.png

,

Não é permitido links externos para arquivos de esquemas ou bios.

Se o link externo for apagado ou alterado, seu tópico ficará sem sentido.

Use a para encontrar o arquivo desejado e informe o link interno.

Caso não esteja disponível no gerenciador, por favor, faça o .

Link para o comentário

Retirei as bobinas de 3v e 5v para verificar se chegava as tensões e se tinha algum curto, mas nada...

já tinha feito o teste acima... no caso seria o pino 13 como na  imagem anexo, como verifico esse sinal?

Amanhã vou comprar o PWM e trocar para testar se é ele, como não tenho o osciloscópio e nem frequencímetro atrasa a analise, mas logo esterei investindo rs

EN0.jpg.56bd74849a346ec47d050c5625e49bb4.jpg

Link para o comentário

Pessoal obrigado pelo suporte, desculpe pela ausência.

Acabou entrando em curto os dois mosfet da linha de 3v, retirei eles e sumiu, como já tinha tirado o PWM não deu para medir o EN. Estou esperado chegar o PWM e os Mosfets para testar.

Amigo, parece uma pergunta simples, mas o carregador que está sendo usado é original? Confere com a tensão e amperagem requerida pelo notebook? As vezes essas diferenças são os maiores males..

Link para o comentário

Pessoal, desculpe a demora... estava utilizando a bancada de meu irmão, mas agora terminei a minha.

Carregador está ok... Estou quase desistindo, minha sorte que é de um conhecido.  :-*

Seguinte, comprei os mosfets e o PWM... os mosfets comprei equivalente, original é SI4800 tem 30v e 9A o equivalente AO4422 30v e 11A, pessoa onde comprei falou que servia.

Soldei os mosfets e PWM..ai que está o problema, na hora de ligar o PWM deu uma faísca no pino de VIN e ficou como na foto em anexo. O que pode estar acontecendo?

Pode ser esses mosfets equivalente ter causado isso, pq estava chegando os 19v no pino de VIN do PWM e nos mosfet de alta normal antes?

Quais cuidados devo ter para retirar o PWM, tentei retirar e soltou, mas só ficou grudado esse pino que torrou, tenho medo de romper a trilha?

PWM_TPS51125.jpg.1b70c6091094a87371f488e6914b0682.jpg

Link para o comentário

Tenta limpar todo o resíduo com Isopropílico e ver o ponto onde o pino está colado com a trilha. Daí com o ferro de solda você encosta a ponta na emenda pra ver se solta.

Caso não dê jeito, raspe o ponto onde colou cuidadosamente com um estilete afiado pra ver se remove.

Link para o comentário

Antes de colocar um componente no lugar, você deve testar se não há curto. Para isso você pode verificar os pontos de tensão e chegar em relação ao terra se há curto ou não. Só depois você solda o componente. Depois do que aconteceu está chegando tensão de vin no pino?

Link para o comentário

s Vou tentar fazer a limpeza melhor... uso soda nova no pino?

a placa não estava em curto, e antes de soldar estava chegando os 19v no VIN.

Pode ser esses mosfets equivalente ter causado isso?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...