Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido phitronics / g41csv-m / dá imagem, mas depois trava e não dá mais video!!!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

olá amigos do fórum!!!

estou com uma placa que está assim:

ligo ela normalmente, mas depois de alguns segundos ou minutos, ela trava e o vídeo para (o monitor entra em standby)

testes realizados:

memória RAM:

na memória, quando reseto a BIOS, ela com a configuração padrão chega 2v no slot (DDR2 que era pra dar 1.8 )...

quando consigo entrar no setup, vou nas configurações da memória e baixo a voltagem para 1.8 (no modo automático do setup, dá 1.93v, mas no slot tem 2v)

quando mudo para 1.8v no setup, no slot, passa a ter 1.82v... melhora um pouco, mas ainda trava e cai o vídeo...

obs: medindo no dreno do mosfet q vai para a memória, tem 1.78v, mas no slot tem 1.82v

fonte ok;

processador funciona normal em outra placa (CELERON D430 1.8ghz)

memórias ok. 2x512mb

ainda não testei:

tensões de Vcore, ponte norte e sul

ela está com um problema na placa de rede... não tem MAC... aí desativo ela no SETUP e uso uma placa off...

equipamentos que tenho para fazer as medições:

multímetro analógico (marca "Loud")

multimetro digital (DT830B... do mais baixa renda que tem kkkk)

só tenho ferro de solda de 40watts, não tenho soprador ou estação de ar quente...

dentro das minhas limitações, alguém pode me ajudar???

ficarei grato!!!

Abraço à Todos!!!

OBS: SE EU ERREI O POST, PEÇO A MODERAÇÃO QUE ME AVISEM PARA QUE EU POSSA CORRIGIR OK???

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,
este tópico será considerado como

Caso não resolvido / devolvido

Por favor, evite responder este tópico.
Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.
Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

eletronicabr.png
Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testei hoje a região do vCore e vi que depois de um tempo ligada o vcore morre... quando ela vai dar boot, o mosfet RSDon de acordo com o datasheet dele, os pinos 1, 2 e 3 são source e o 4 é gate... nos sources dá 1.1v ~ 1.23v. aí depois de um tempo a tensão cai pra 0v no source e no gate... no dreno ainda fica os 12v do conector... aí a debug trava (não me lembro quais leds ela trava acesos) aí pra desligar só tirando o conector da fonte e colocar de novo pra ligar...

imagino q o problema esteja aí...

Link para o comentário

• Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, bom dia!!

Deixando o computador somente no setup da bios, o problema tb se apresenta?

Já fez uma inspeção visual a procura de capacitores alterados e oxidação?

Link para o comentário

graças a Deus apareceu alguém!!! Obrigado por ter respondido!!!

respondendo:

tanto faz se tiver no SETUP ou no sistema carregado... ela faz de todo jeito...

as vezes nem chega a dar vídeo... antes disso a tensão de Vcore morre... às vezes demora um pouco, às vezes não inicializa...

quando trava, com a debug, não aparece nada de anormal na debug... só trava com alguns leds acesos... q eu me lembre não acende o RESET, CLOCk e tem outra aqui q não me lembro agora.. minha debug é a PCI analizer com display lcd (a q escolhe o tipo de BIOS)

Link para o comentário

• Moderador Global

, essa placa está na bancada ou montada no gabinete?

Já fez uma inspeção visual?

Link para o comentário

• Moderador Global

, já trocou cooler e dissipador, verificou se há algum componente aquecendo demais?

Link para o comentário

• Moderador Global

, como a placa está na bancada, imagino que tenha testado com outra fonte. 

Também seria interessante verificar se o SIO e o PWM do Vcore tem oxidação, uma boa limpeza com álcool isopropílico e ressoldagem já eliminaria a possibilidade de mau contato.    Limpar os slots de memória com um bom limpa-contatos e testar com apenas 1 pente.

Esses são os procedimentos iniciais q devemos fazer com esse tipo de problema, pois aparenta ser por aí q vai descobrir a causa desse travamento.

Link para o comentário

Como sempre falo!

A primeira coisa a se fazer nesses casos de hora da video hora nao , ou trava tudo, é TROCAR a BIOS!

Fazer uma regravação. Se você nao fez esses testes , faça, se não tem um gravador, está na hora de ter um.

Custa barato e vai resolver 50% dos problemas, se não mais.

Depois que fizer a regravação, volte e poste os resultados.

boa sorte.

Link para o comentário

, como a placa está na bancada, imagino que tenha testado com outra fonte. 

Também seria interessante verificar se o SIO e o PWM do Vcore tem oxidação, uma boa limpeza com álcool isopropílico e ressoldagem já eliminaria a possibilidade de mau contato.    Limpar os slots de memória com um bom limpa-contatos e testar com apenas 1 pente.

Esses são os procedimentos iniciais q devemos fazer com esse tipo de problema, pois aparenta ser por aí q vai descobrir a causa desse travamento.

a limpeza eu posso até fazer... mas a ressoldagem vou ficar devendo... pq não tenho estação de ar quente ou soprador térmico :(

há um tempo atrás essa placa apresentava esse defeito, aí lavei ela com água e detergente neutro... sequei bem com 2 dias de sol + secador de longe... e não resolveu o problema... :(

Link para o comentário

Como sempre falo!

A primeira coisa a se fazer nesses casos de hora da video hora nao , ou trava tudo, é TROCAR a BIOS!

Fazer uma regravação. Se você nao fez esses testes , faça, se não tem um gravador, está na hora de ter um.

Custa barato e vai resolver 50% dos problemas, se não mais.

Depois que fizer a regravação, volte e poste os resultados.

boa sorte.

mas a BIOS corrompida pode provocar esses defeitos q citei??? a variação de tensão da voltagem da memória e a "morte" do vcore logo depois q liga???

Link para o comentário

Esta Placa de Rede , esta aquecendo? se tiver ou como ja não esta usando ela mesmo , tentaria remover este chip. Capacitores tb causa esse tipo de problema, se tem duvida e não tem um capacímetro e algo para medir seu usr , aconselho trocar os da linha do vcore e tb os da linha da memoria.

Link para o comentário

esse gravador de EPROM vale a pena comprar??? o preço está bom pro meu orçamento limitadíssimo... :P

Link para o comentário

Esta Placa de Rede , esta aquecendo? se tiver ou como ja não esta usando ela mesmo , tentaria remover este chip. Capacitores tb causa esse tipo de problema, se tem duvida e não tem um capacímetro e algo para medir seu usr , aconselho trocar os da linha do vcore e tb os da linha da memoria.

o chip de rede não aquece... e ele está desativado no setup da placa devido a não ter um MAC... aí dá um erro e só inicializa se desativá-lo...

na linha do vcore tem 4 capacitores de 1000uF / 16v (eletrolíticos) na linha de alta. os de baixa, são tipo sólidos, 680uF / 4v...

pra quem conhece a placa vou dar uma referencia de onde estão os componentes na área da memória: tem 3 capacitores de 100uF / 16v, 1 de 100uF / 6.3v próximo aos de 100uF / 16v, um de 1000uF / 6.3v do lado esquerdo do slot da DDR2...

tem um sólido próximo aos de 1000uF  / 6.3v e os de 100uF / 16v. inscrito: 560uf / 6.3v . e tem 3 mosfets próximos aos capacitores... sendo um pra memória, um pra ponte sul e o outro não tenho ideia pra onde ele vai (descobri os outros medindo as tensões nos drenos deles e alterando no SETUP da BIOS)

Link para o comentário

sobre o gravador aconselho vc dar uma visitada :

Quanto aos capacitores os que mais pego com problema aqui em minha assistência são os 4 de 1000/16v e os de 680/4v , hj mesmo peguei duas placa no qual tive q trocar eles. Outra coisa que sempre faço quando pego placa com muitos capacitores danificados troco a fonte dele tb.

Link para o comentário

Esse gravador é igual o meu.

Compre tambem o Adaptador Smd Soic8 Sop8 Para Dip8 Eprom 200mil

Vai ser melhor do que ter q ficar soldando as eprom toda hora.

Acabei de ressucitar uma placa mae gigabyte ga-945gzm-s2 rev 3.9

Ela ligava e nao dava video, eu tinha a entrada 12v mas n tinha a saida 1 pro processador..

A primeira coisa que sempre faço é regravar a bios, e foi o que fiz...voltou a dar video e está em testes.

Boa sorte.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...