Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DELL Inspiron 15 / LA-B012P / Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Olá, estou com um Dell Inspiron 15 que não está lingando, após alguns testes constatei que uma bobina(acho que é uma bobina) estava chiando na placa, removi o mesmo e o chiado parou.

Agora preciso achar outro para colocar no lugar, mas como essa maquina é meio nova, não achei nenhum igual nas sucatas, então gostaria de saber se alguém pode me ajudar a achar um equivalente.

Já tentei dar uma olhada no datasheet, compreendi algumas informações mas não sei o suficiente para saber qual é equivalente para ser colocado no lugar.

Na imagem em anexo o componente é o PL102 (PCMB053T-1R0MS).

Em outra placa encontrei um FDSD0630-H-1R0M-P3, fisicamente é um pouco maior.

Se tiver algum outro que seja compatível, ou alguma forma de identificar agradeço aos colegas.

2016-07-21_164715.jpg.1a970bbb1190184ae470007ac7c22b1d.jpg

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, quando voce retirou a bobina, interrompeu a linha de +B que alimenta o fet de alta da fonte de 3V, parou tudo, entao pode ser que o problema nao seja a bobina em si mas no fet depois dela. se voce nao tem uma bobina para testar, vale a pena colocar ela de volta e substituir o fet.

um teste grosseiro que voce pode fazer eh ver se ela apresenta continuidade, tera que dar no maximo 1.3 ohms, segundo o que o amigo informou. voce so que tem que diminuir a resistencia das suas ponteiras do valor que meu multimetro vai ler.

uma pergunta: mesmo com o zumbido, a fonte de 3V arma?

sei que zumbido na bobina eh comum em alguns casos mas eh muito dificil em notebooks (pelo menos na minha experiencia).

Postado

, ja ia esquecendo, a unica maneira realmente confiavel de testar uma bobina eh usando um LCR Meter, mas como eh um aparelho muito caro e para a gente nao eh tao essencial assim, sempre que temos duvidas sobre uma bobina eh melhor trocar de uma vez.

Postado

, a funcao dela eh limpar a tensao que vem da linha de +B, ela alimenta o mosfet de alta que vem logo depois. para testar pode sim, soh nao deixe ela muito tempo ligada deste jeito, se der video voce ja desliga, ok?

mas voce nao respondeu minha pergunta: mesmo com o zumbido, a fonte de 3V arma?

Postado

, voltei a mexer nesta máquina, agora estou com a seguinte situação:

-> Recoloquei a bobina, percebi que o chiado nem era nela, removi o PQ101, o chiado continuou, então removi o PQ103, o chiado parou, porém o PU100 está fritando.

-> No pino 5 do PQ101 e PQ103 está chegando 12v.

-> As bobinas PL100 e PL101 estão zeradas

Será que esse PU100 tá zoado?

Bom, enquanto escrevia este texto e medindo tensões do PU100, acabei encostando em dois pinos e de vez fritei esse cara, levantou fumaça, iuhaihiha. (Riscos da profissão).

Bom, agora vou tentar providenciar outro pra substituir e ver o que dá pra frente.  rsrsrs

Postado

, kkkkkkkkkk fumacinha preta do mal! hehehehe... acontece! troca aih e posta os resultados. eu imaginei que nao era a bobina o problema mas valia a pena olhar.

se nao der certo, posta aih que vou tentar conseguir o esquema para te ajudar, ok?

e se ajudou, deixa um joinha aih para comprar alimento! :)

• 4 semanas depois...
Postado

Bom, finalizando este tópico, desisti dessa placa, e pra ajuda mais ainda, enquanto montava a mesma, ao conectar a bateria na placa, o PQ103 fritou de um jeito que minha sala inteira ficou fedendo queimado, iuhaiauhiahu, mas tudo bem, ossos do oficio....

Obrigado aos colegas.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...