Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Identificar causa de defeito nos transistores C6144 e A2222 - Epson L355

Avalie este tópico:

Alessandro Freire

Posts em destaque

Olá pessoal estou com uma L355 que mesmo após a substituição da cabeça e do flat da cabeça a mesma causa a queima dos transistores C6144 e A2222 , agora ela esta sem os transistores funciona sem apontar erro mais não imprime como acontecia antes , então eu fiz a medição das tensões dos que vão para os transistores as tensões medidas foram essas : Transistor NPN C6144 , Base= +47V, Coletor +47V e Emissor sem tensão, Transistor PNP A2222 sem tensão. Obs* A placa esta sem os transistores. Minha dúvida é quanto essas tensões, pois elas aparentam estar normais segundo o Datasheet do transistor C6144, porém mesmo assim se eu instalar o transistor o mesmo queima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Quando a cabeça queima , o controlador dela também o IC E09A92GA e consequentemente os dois transistores .  Um jeito fácil de saber se o IC está queimado é desconectar o cabo da cabeça na placa e ligar se queimar os transistores é porque o controlador também queimou.

Nesse caso pra resolver tem que trocar tudo. Os transistores  tip41 e tip42 serve e é bem barato.

Outra coisa o IC CIE09A54RA que você trocou não é dela,portanto não vai rodar.

Boa sorte.

Link para o comentário

Então eu instalei os transistores TIP41 e 42 , eles não queimaram, mias quando manda imprimir escuto um apito vindo da cabeça de impressão então é puxado o papel mais logo ele sai sem impressão e da erro de papel não carregado ou carregamento incorreto o carro de impressão se meche um pouco mais logo volta e da esse erro.

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • 1 ano depois...

Boa noite meus amigos 

Estou com algumas placas de Epson l365 l375 com os seguintes erros 

Após a troca de cabeça nova china queimaram os transistores 

Foram substituídos e agora só imprimi em branco tbm troquei o Ci e continua

Na mesma o ci não e novo retirei de sucata será apenas Ci novo pra funcionar corretamente.

Os fusível F1 está ok  

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Bom dia.

Cara amiga@simone machado de paula   o certo é fazer o seguinte:

Quando chega uma  épson com a cabeça queimada antes de fazer a troca conferir os dois transistores e medir com um osciloscópio o  PINO 12 DO E09A92GA  VAI NA BASE DO  Q6  PNP pra saber se ele também queimou ,pois se queimou vai queimar a cabeça nova e os 2 transistores.

Se voce não sabe a curva de resposta que tem que dar no osciloscópio  faça comparação com outra impressora funcionando e anote como tem que ser. Agora se não tem osciloscópio no ML tem pelo preço de uma cabeça ,rsrs, pois é indispensável em manutenção.

Aconselho abrir um novo tópico com seu problema e quanto ao amigo @Alessandro Freire  já que resolveu vá na sua primeira postagem e mude pra resolvido.

Abraço a todos.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • 9 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...