Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer E1 571 - La7912p - Não liga, sem 3v e 5v

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa tarde colegas do fórum, estou com esse note me dando uma dorzinha de cabeça, a princípio achei que seria algo simples e já estou meio perdido agora, quem puder ajudar, agradeço desde já.

Seguinte esse equipamento, qd plugado o conector pela fonte assimétrica, nota-se um consumo de 0,04A, como medi no pq9 e tinha tensão apenas no dreno fui logo trocar os fets e o CI do circuito de carga, mas não surtiu efeito continua na mesma, não há curto nos drenos do pq10, ele está sem a tensão de 24v nos gates dos mesmos, então deixei a placa ligada um tempo com esse consuno de 0,04A e nota-se um leve  aquecimento na região do pd1, e mesmo sem o pq9 e o pq10 o sintoma continua o mesmo ao colocar o plugue da fonte

Peguei uma placa que não dá vídeo mas tem as tensões iniciais ok para comparação, e notei que nesses 4 resistores (próximos ao pd1) teria q ter 19v dos dois lados, mas tem os 19v de um lado e do lado do pd1 tinha por volta de 6v, retirei o pd1 e vi que parou o consumo e do lado dos resistores está ok com os 19v dos dois lados, no pad do pd1 tenho os 19v e do outro lado 3v, retirei o pd1 da outra placa (*boa) para comparação e as tensões são as mesmas 19v e 3v no pad do lado dos transistores.

Daí pra frente já não sei o que fazer, injetei os 19v aqui nesse ponto e volta o consumo de 0,04A

Qualquer dica será bem vinda, só vou falar o que já fiz para evitar dicas batidas:

Troquei o os pq9 pq10 pq11 pq12 e pq13

Troquei o PU4 (bq24725)pelo da outra placa (e o PU4 que estava nela funciona na outra ok)

testei os capacitores mais manjados (próximos a PL13 e PL18)

Postado
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
o responsável pela tensão de Gate dos mosfet PQ9 e PQ10 é o pino 4 do PU4. Ai vai surgir uma tensão de 24V, pois estes mosfet são de Canal N e precisa ter uma tensão de Gate maior que a do Source. Veja estes pontos ai marcados a começar pelos capacitores PC21 e este PD6.

LA-7912P.jpg.d56edc65fa3b69a473fb80dd9a9d957f.jpg

Postado

boa tarde parceiro. eu peguei um equipamento desse que tava dando defeito nos capacitores que fica na linha dos drenos do PQ38. pelo que me lembro essa placa não tem serigrafia, mas fica nessa linha.

espero ter ajudado.

Postado

, aconteceu algo estranho aqui, deixei todos os componentes que havia retirado soldados de volta na placa, e liguei o carregador, fica com o consumo de 0,04A, então qd fecho com a pinça a tensão do dreno pro source do pq9 o consumo aumenta para 0,16A por um instante e caí a 0; e após isso habilita a tensão de 24v nos gates e pino4 do CI de charge, e a tensão passa normal para o pq10 e assim por diante, mas continua sem os 3v e 5v.

E se desligar e ligar rapidamente ele continua dessa forma (com os 24v nos gates e sem consumo de corrente), mas se desligar e deixar  alguns segundos ele volta para o estado anterior.

Eu comparei com a placa que tenho essas tensões ok, e noto diferença de tensão no pino 1 do pq1, substitui esse pq1 e continuou na mesma.

Alguem tem mais alguma dica ?

Postado

, aconteceu algo estranho aqui, deixei todos os componentes que havia retirado soldados de volta na placa, e liguei o carregador, fica com o consumo de 0,04A, então qd fecho com a pinça a tensão do dreno pro source do pq9 o consumo aumenta para 0,16A por um instante e caí a 0; e após isso habilita a tensão de 24v nos gates e pino4 do CI de charge, e a tensão passa normal para o pq10 e assim por diante, mas continua sem os 3v e 5v.

E se desligar e ligar rapidamente ele continua dessa forma (com os 24v nos gates e sem consumo de corrente), mas se desligar e deixar  alguns segundos ele volta para o estado anterior.

Eu comparei com a placa que tenho essas tensões ok, e noto diferença de tensão no pino 1 do pq1, substitui esse pq1 e continuou na mesma.

Alguem tem mais alguma dica ?

quando você faz isso na verdade é um jamper forçando a saturação dele amigo.

Postado

amigo se você tiver outros mosfet exatamente iguais troca estes: PQ9 - PQ10 - PQ8 e PQ11 estes danados costumam enganar a gente. Essa placa dar defeito demais viu!

troquei pelos da placa que funciona, e continua na mesma, e os fets que estavam nela funcionam ok na outra placa

Postado

amigo se você tiver outros mosfet exatamente iguais troca estes: PQ9 - PQ10 - PQ8 e PQ11 estes danados costumam enganar a gente. Essa placa dar defeito demais viu!

troquei pelos da placa que funciona, e continua na mesma, e os fets que estavam nela funcionam ok na outra placa

certo amigo. Tentando aqui estudar o caso pelo esquema. Se o amigo fizer um jamper no PQ9 do Dreno para o Source a placa starta(liga)?

Postado

Coloca as tensões encontradas nos pq1, pq2 e pq3.

no estado normal qd coloco o carregador as tensões são essas:

pq1 : 1=2,85v  2=6,2v  3=4,6v

pq2 : in=0  out=3v

pq3 : in=3v  out=0

e na outra condição (após *saturar o pq9)

pq1 : 1=9,3v  2=19v    3=19v

pq2  : in=0    out=9v

pq3 : in=9v  out=0

Postado

, não....ela some o consumo de corrente e para de aquecer o a região do pd1, porém sem os 3v e 5v e não liga

pois é amigo. Está placa tem o famoso KB9012 um EC(I/O) com uma SPI Flash ROM interna e em muitas a regravação dele resolve certos defeitos. Esta placa aprece demais aqui no Fórum com problemas.

Postado

acredito que seja defeito no pu5 ou nos fets dele, pois agora comparando as placas na que estava funcionando fechei um curto medindo o capacitor do pino 16 do pu5, e ela está com o mesmo consumo de 0,04A do outra placa  :(

Postado

, não....ela some o consumo de corrente e para de aquecer o a região do pd1, porém sem os 3v e 5v e não liga

não acredito que seja isso, eu já peguei placas que suspeitava de programação do I\O e elas pelo menos ligavam

pois é amigo. Está placa tem o famoso KB9012 um EC(I/O) com uma SPI Flash ROM interna e em muitas a regravação dele resolve certos defeitos. Esta placa aprece demais aqui no Fórum com problemas.

Postado

Você tem B+? Se tem diga se o b+ chega no pq6 ou no pq9?

o B+ qd coloco a bateria ele marca os 12v mas em menos de um segundo caí para 2v

E se coloco a tensão de 12v da fonte assimétrica no lugar da bateria ele ferve o PU5 (já troquei o msm)

Postado

Neste caso você deve colocar na escala de continuidade e ir testando todos os pinos em relação ao terra. Após descobrir qual deles bipa em relação terra, terá que isolar a linha e fazer novos testes.

vc diz os pinos do PU5 certo ?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...