Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tv LG plasma 42 modelo 42pq30r com placa Ysus em curto

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Placa liga e tem som, mas se conectar o cabo da placa fonte na placa Ysus as tensões de va e vs e também de 5v morrem. Minha placa principal ao invés de acender o led verde fica vermelho. Desconectei a placa com os flats que levam para a imagem e deixai apenas a placa ysus, ainda assim quando eu conecto o cabo na fonte o led da principal fica vermelho. O led da principal só fica verde quando desconecto a ysus. Estou tendo dificuldade em seguir o esquema, pois digito um componente e me mostra como não encontrado. Agradeço a ajuda.

esquema que estou seguindo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

,

-> Tv´s de plasmas com defeitos.... normalmente o primeiro procedimento a fazer é o Auto-Teste na controladora com a Main_Unit desconectada

Link para o comentário

O procedimento de rotina foi o q o Fernando falou, auto gen, desligando apenas a placa de sinal, e nunca faça reparo em plasma com a placa de sinal conectada, corre o risco de queimar ela ok, se tudo estiver em ordem vai aparecer os padroes na tela, caso não aparecer ai vai começar a pesquisar a y sus e  z sus e por final controladora, abrs.

Link para o comentário

Certamente terá que trocar a placa Y-sus. Dá muito problema. Normalmente tem algum destes capacitores azuis lascado ou carbonizado. Deve ter Fets e IGBTs em curto. Para agilizar o conserto, sempre a troco completo. É difícil conseguir estes componentes de boa Qualidade. Aqui eu faço o teste da fonte isoladamente. Quando esta Ok, o VA, VS e o +5V irão aparecer e logo zera. É normal, indica que a fonte esta ok.

Link para o comentário

@DANIEL AIRES O curioso é que injetei tensão e parecia que todas as entradas estavam curto, mas após alguns minutos testei as entradas em relação a um terra e estavam normais. Eu não estou habituado com tvs, me dedico mais a área de notebooks, mas gostaria de consertar, embora tenha sido alertado pelo colega

de que o esquema das placas de tv diferem das placas de notebook, pois enquanto que nas placas de notebook seguimos os sinais usando o adobe, já nas placas de tv isso não é possível. Posso até trocar a placa YSUS, mas preciso ter certeza de que ela está com defeito. O auto-teste é feito com um jumper entre os dois furos perto dos dois resistores? Eu não sabia e acabei ligando um fio entre os resistores na placa controle. Obrigado

Link para o comentário

Você coloca o multímetro analógico na escala baixa e mede a continuidade em relação ao terra nas tensões "VS e VA". Quando esta placa esta com defeito, irá conduzir para os 02 lados. Outra coisa, testa a placa da fonte isoladamente. Antes de ligá-la à rede, já mantenha conectado a ponteira do multímetro na tensão VS. Ligue na rede. A tensão tem que aparecer e ir reduzindo a zero. Repita o mesmo com a tensão VA. Se elas estiverem presente e depois some, indica que a fonte esta ok.

Link para o comentário

Olá meu amigo

, sobre seguir os sinais no esquema de TV e de  notebook e o meu processo em Adobe, talvez em uma conversa e outra não me expressei bem ... eu me referir a esse esquema dessa TV porque a parte que se encontra o esquema elétrico foi escaneada (*.jpg) e a procura do adobe não consegue identificar a serigrafia que se encontra no esquema tanto que a parte do esquema texto a procura do adobe acha normalmente.

Desde que a parte do esquema não for imagem a procura do adobe acha normalmente.

Link para o comentário

Amigos, quero agradecer todos os comentários e dizer que retribuirei a ajuda com joinhas, e também a a experiência que adquirir. Minha área mais forte é notebooks, mas vou me aprofundar nas tvs.

Quem tiver mais alguma dica será bem-vinda. Assim que eu tiver algum conclusão coloco o resultado. Já pesquisei uma placa para essa tv, mas queria saber como colocar uma carga na placa pra sentir o seu comportamento. Obrigado

Link para o comentário

Amigo peguei uma mês passado com o mesmo defeito que o seu,era uma lg não me recordo o modelo,mais não era esse seu,bem ao desconectar o cabo da y-sus logo aparecia tensão e aí conectar matava a tensão na hora,medindo em cima dos capacitores eletrolíticos na entrada da tensão na placa y-sus verifiquei que realmente tinha um curto seguindo a linha encontrei um díodo em smd em curto no meu caso foi só trocar o diodo e correr pro abraço pode ser algum IGBT também em curto esse diodo que encontrei em curto era um diodo duplo que parece um transistor segue a linha da entrada da tensão na placa y_sus talvez vc chegue ao componente que tá ruim é consiga matar o defeito sem ter que trocar a placa completa.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Amigos, após trocar a Ysus percebi que o defeito poderia estar na placa fonte, mais precisamente nos transformadores que geram as tensões altas, se eu estiver errado me corrijam. A placa fonte sem a a ligação com a Ysus tinha as tensões estáveis, mas assim que conectava a Ysus as tensões caiam. Tive que devolver, pois o cliente estava apressado e eu estava de viagem marcada. Agradeço imensamente a ajuda, já foi bem legal ter me aventurado em outra área. Muito obrigado

obs: ressalto que mesmo após a troca da Ysus a tv não funcionou.

Link para o comentário

Amigos, após trocar a Ysus percebi que o defeito poderia estar na placa fonte, mais precisamente nos transformadores que geram as tensões altas, se eu estiver errado me corrijam. A placa fonte sem a a ligação com a Ysus tinha as tensões estáveis, mas assim que conectava a Ysus as tensões caiam. Tive que devolver, pois o cliente estava apressado e eu estava de viagem marcada. Agradeço imensamente a ajuda, já foi bem legal ter me aventurado em outra área. Muito obrigado

obs: ressalto que mesmo após a troca da Ysus a tv não funcionou.

Uma pena q não tenha achado o problema, mas fica registrado para futuras pesquisas, abrs.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...