Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nova tecnologia faz computadores 'pensarem' como humanos; entenda

Avalie este tópico:


FLAVIOTECH

Posts em destaque

Cientistas estão desenvolvendo um projeto que utiliza componentes disponíveis no mercado atual para a construção de sistemas neuromórficos, em que computadores funcionam de forma inspirada na maneira pela qual o cérebro humano processa informações.

 

Os pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, têm como objetivo criar alternativas para os atuais modelos de desenvolvimento e processamento de dados atuais. Isso porque os modelos atuais estão em fase de esgotamento, em virtude da dificuldade de manutenção do progresso instituído pela Lei de Moore para os próximos anos.

 

Broadcom.png

 

O sistema neuromófico leva esse nome porque busca criar, artificialmente, um computador capaz de processar dados de forma parecida com o cérebro: com alto grau de paralelismo (várias unidades independentes trabalhando de forma independente), além de capacidades de aprendizado e tomada de decisões.

 

Para chegar nisso, os pesquisadores da universidade norte-americana usaram FPGAs, que são circuitos disponíveis no mercado e que têm como característica principal o fato de que podem ser reprogramados; da mesma forma que os nossos neurônios são o tempo todo. Com um grande conjunto desses circuitos, é possível criar um chip com alto grau de versatilidade, já que basta reprogramação para que assuma novos perfis e trabalhe com diferentes tipos de dados.

 

Esse detalhe da característica reprogramável dos FPGAs é central na ideia. Um circuito construído a partir da união de vários componentes desse tipo pode ser retrabalhado para funcionar de formas diferentes da inicial, ao contrário de um processador típico, que respeita uma lógica própria e inalterável de instruções.

 

A ideia de FPGAs como peça central de um futuro com computadores que operem como nosso cérebro tem limitações. Entre elas, está o fato de que esse tipo de sistema tende a gastar muita energia e exigir intervenções drásticas para reprogramação de suas versões. Além disso, o uso dos FPGAs, ao menos dadas as limitações atuais, é restrito a funções de co-processadores, tornando-os ainda inviáveis para substituir completamente uma CPU tradicional.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/11/nova-tecnologia-faz-computadores-pensarem-como-humanos-entenda.html

 

Agradece ai a postagem com um j+  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Fui eletricista, hoje sou eletrônico, tenho 37 anos e trabalho desde o 14 anos na área, estou fazendo engenharia da computação, e está era uma notícia que estava esperando há muito tempo, nosso modelo computacional tinha que ser mudado, estamos trabalhando a muito tempo, pelo que estou estudando por volta de 70 anos com este mesmo modelo, mais preocupados somente em miniaturizar, que ótima notícia, isto é evolução...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Fui eletricista, hoje sou eletrônico, tenho 37 anos e trabalho desde o 14 anos na área, estou fazendo engenharia da computação, e está era uma notícia que estava esperando há muito tempo, nosso modelo computacional tinha que ser mudado, estamos trabalhando a muito tempo, pelo que estou estudando por volta de 70 anos com este mesmo modelo, mais preocupados somente em miniaturizar, que ótima notícia, isto é evolução...

 

@msdoliveira23 fico feliz que tenha gostado  :-*j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E onde está John Connor? (Será que já nasceu?)

 

O uso de algoritmos por conta de jornais está se tornando comum ao redor do mundo.

 

Dia 17 de março, quando um terremoto atingiu a Califórnia, o jornalista e programador Ken Schwencke do Los Angeles Times foi o primeiro repórter a noticiar. O Quakebot foi desenvolvido por ele para compilar dados do serviço geológico. Noticiado por email pelo programa, Ken publicou a notícia minutos depois do evento.

 

De acordo com o jornalista e programador o bot não escreveu a matéria completa, mas forneceu notas rápidas e precisas. Ele também já foi utilizado para alertar os jornalistas sobre homicídios locais. No ano da reportagem, 2014, os jornalistas utilizavam o programa para auxiliar seu trabalho.

 

https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-15320-jornalista-utiliza-algoritmo-para-escrever-noticia-sobre-terremoto-em-poucos-minutos

 

Porém, como a agência britânica Press Association anunciou mês passado, nos próximos meses ela estará usando robôs para reportar esportes, eleições e negócios. Segundo em um de seus jornais, o editor-chefe afirmou que isto "não substituirá nenhum dos nossos fantásticos jornalistas."

 

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/10/21/%E2%80%98Jornalismo-automatizado%E2%80%99-como-rob%C3%B4s-podem-ser-usados-para-escrever-not%C3%ADcias

 

E um outro algoritmo, da Inkitt está analisando como o público responde a obras literárias em desenvolvimento na rede. A expectativa é que este sistema seja capaz de captar o que agrada o público.

 

Se juntássemos estes dois algoritmos apresentados, ele poderia escrever um texto e ao mesmo tempo analisar seu impacto de vendagem, ou ainda escrever livros para determinados públicos sabendo antecipadamente, que por seu estilo, já teria uma alta vendagem.

 

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/05/02/Como-um-rob%C3%B4-est%C3%A1-tentando-prever-qual-livro-%C3%A9-um-potencial-best-seller

 

Paralelismo e Reprogramação, onde vamos parar?  9_9

 

Tem até um TED falando sobre a evolução da tecnologia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...