Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.13
  • Posts

    546
  • Registrado em

  • Última visita

  • Vitórias

    3
  • Créditos EBR

    791 [ Doar ]

Tudo que JAROD publicou

  1. Tem alguns nobreaks que nem ligam se não tiver baterias, ou se elas estiverem abaixo de 10,5 volts.
  2. Se queimou novamente é provável que exista mais problemas. O certo é utilizar o transistor original. Eu costumo fazer o teste desses nobreaks da sms com o transformador desligado. Verifique se existem os pulsos PWM no gate dos transistores.
  3. Baterias novas. Com as modificações propostas pelo João, substituição dos mosfets pelo IRFB3306 o nobreak funcionou corretamente. Está em um período de testes. Caso não apresente mais problemas, eu finalizo o tópico.
  4. isso, sobre 1. Coloquei um resistor de 1k em paralelo com o R45 de 220R e a proteção atuou. A questão aí é só fazer um divisor resitivo entre R51 e o R45 de formas que a tensão no pino 13 seja comparada com a tensão do pino 12 que vem lá do circuito inversor. Vou fazer alguns outros testes e se tudo estiver normal, darei por encerrado este reparo, que aliás, me deu muito trabalho por causa dos mosfets falsificados. Obrigado pela ajuda @joao lima RV. Me ajudou muito.
  5. @joao lima RV Obrigado João. Sem problemas, é bom relembrar o funcionamento dos amplificadores operacionais. Não gosto muito de alterar circuitos, mas neste caso, não tem jeito, já que os mosfets comprados pelo cliente são falsificados e não encontrei em outro lugar. Sobre o circuito: Coloquei o resistor de 47k em paralelo com o R51 de 3k3, porém a tensão subiu. Estava em 0,33 volts e foi para 0,38 volts. Neste caso, fica mais dificil esse circuito desarmar. Sabe me dizer se esse ponto "Sobre.'" é ligado em algum outro ponto? Parece que esse circuito é só para fazer esse ajuste. Não encontrei no esquema ligação com outro ponto. Estou pensando em colocar outro resistor em paralelo com R45 para baixar essa tensão.
  6. Neste modelo não tem o R47. Tem o lugar para colocar, mas está sem resistor. Coloquei um resistor no lugar de 2K e a tensão no pino 13 está com 0,35 volts e a tensão no pino 12 está com 0,21 volts. Sem o resistor no lugar do R47 a tensão no pino 13 estava em 0,32 volts.
  7. Blz. Após a substituição dos transistores pelo IRFB3306 o nobreak aguenta bem mais potência na saída, praticamente 1000 watts. Agora preciso fazer o ajuste. Tem alguma idéia de como fazer isso? Diminuindo o valor de R50?
  8. Não verifiquei com o osciloscópio. Mas acredito que o problema seja os mosfets paralelos. Ontem fiz um teste alterando o valor do resistor R50 e a potência de saída aumentou, porém um dos mosfets entrou em curto (apenas um) o que me leva a suspeitar que sejam realmente do paralelo. Saberia dizer se o IRFB3306 serviria no lugar?
  9. Estou utilizando uma carga escalonada, através de lampadas com chaves. Aciono uma chave por vez, aumentando desta forma de 100 em 100 watts aproximadamente. Os pinos 12 e 13 do IC7 (LM324) são responsáveis por esta parte detecção de sobrecarga. Com uma carga aproximada de 150 watts, medindo no pino 13 tenho aproximadamente 0,33 volts (sobre 1) e no pino 12 aproximadamente 0,1 volts. Quando aciono mais uma chave da minha carga, a tensão neste pino vai para 0,13 na próxima 0,15, na próxima 0,17. Não sei qual seria a tensão correta nesse ponto (sobre 2), porém acredito que esteja funcionando corretamente, já que a tensão aumenta com o aumento da carga na saída. No pino 12 temos o resistor R51 (3k3) ligado à tensão de 5 volts. Este resistor está conectado ao resistor R45 (220R), dando a entender que a tensão também está correta.
  10. Fiz o teste, mas o problema não é este. Se passar para nobreak com potência baixa na saída, ele passa normalmente. Se for aumentando a potência até um certo limite, ele segura. Mas se passar direto da rede para nobreak, ele desarma. Acredito que deve ter mais problema na placa.
  11. Estou com este nobreak Nobreak SMS (legrand) Net 4+ 1800 PCIV 029140 - Está acionando a proteção quando em modo inversor com 550 Watts de carga. Quando em funcionamento normal, na rede elétrica, o nobreak suporta uma carga boa, testei com mais de 1000 watts na saída e funcionou corretamente. Originalmente o defeito estava no circuito inversor. Fiz as substituições dos mosfets (todos eles), dos dois drivers e do LM324. Por suspeitar que o LM324 fosse carimbado, fiz novamente a substituição do mesmo e o defeito permanece. Alguém tem alguma idéia do que possa ser o causador deste defeito?
  12. alguém já pegou defeito nesse sms : Ao ligar acende os leds de atenção e sobretemperatura, dá três bips e depois liga normal o nobreak? Esse equipamento utiliza o LM19 que já substituí.
  13. Estou devolvendo o equipamento sem conserto... infelizmente a SMS Legrand não fornece os processadores e neste caso a única solução é devolver para o usuário levar o equipamento em uma autorizada.
  14. esse processador somente com a autorizada.
  15. não é o caso.... testei vários capacitores eletroliticos, todos apresentaram o mesmo problema.
  16. O nobreak está funcionando perfeitamente, tanto em rede como em bateria. Verifiquei as tensões e estão normais. A referência de tensão da bateria também está ok. Fiz um teste substituindo o capacitor eletrolitico por um despolarizado e não aconteceu mais o problema. Ao ligar, mesmo com a chave power desligada, o circuito envia uma tensão de carga de aproximadamente 14,4 volts e após alguns minutos passa para 13,5 volts demonstrando que o circuito está funcionando.... Não consigo entender o que ocorre quando é colocado um capacitor eletrolitico no lugar, já que ele é capaz de suportar uma tensão com picos de 60 hz....
  17. na verdade não é tensão alternada.... é uma tensão pulsante. Os nobreaks mais novos estão com o carregador desta forma.
  18. Tudo ligado normal, a tensão medida nas baterias é a mesma que está sobre o capacitor. Fica entre 12,8 e 15 volts quando está em carga.
  19. A tensão de trabalho é de 25 volts... coloquei igual ao original. Estou carregando as baterias com um carregador externo e logo após isso vou efetuar novos testes.
  20. o capacitor está em paralelo com a bateria.... portanto a tensão sobre ele é de 12 volts e quando está sendo carregada é de aproximadamente 13,8 volts. O nobreak funciona perfeitamente, fora o fato de o ventilador não funcionar e o capacitor explodir. Em pesquisas, em outros tópicos, encontrei um que relata esse mesmo problema, afirmando que o defeito de explodir o capacitor só se manifesta quando as baterias estão em carga (duas em paralelo). De fato, o defeito só apareceu depois que fiz o teste em modo inverter, onde descarregou parte da carga da bateria. Ao retornar para a rede, o capacitor explodiu, depois de algum tempo.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...