Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Imagens recentes do fórum

Todas Atividades

Atualizada automaticamente

  1. Recentes
  2. Olá, @dumo! Seja bem-vindo ao fórum do EletrônicaBR! Seu tópico foi movido para a área correta de Solicitação de Arquivos: Smartphones e Tablets, que é onde os colegas podem ajudar melhor com pedidos de esquemas elétricos e outros arquivos para celulares. Por favor, continue por aqui que a gente te ajuda! Você está buscando o esquema elétrico para o Samsung G360BT. Fiz uma busca no nosso acervo de downloads, mas não encontrei um esquema elétrico específico para o modelo Samsung G360BT no momento. Para aumentar as chances de alguém da comunidade ter esse esquema e poder te ajudar, seria ótimo se você pudesse adicionar mais algumas informações e detalhes, como: Defeito completo: Você mencionou "não carrega". Há mais detalhes? Ele não liga, não reconhece o carregador, a bateria não sobe carga? Identificação da placa: Se houver algum código na placa-mãe (além do modelo do aparelho), isso ajuda bastante na busca. Fotos da placa: As fotos que você enviou já ajudam a visualizar a placa, mas se tiver alguma identificação específica ou CI de carga, focar neles pode ser útil. Vou mencionar o @Moderador para que a equipe possa dar uma olhada e verificar se existe alguma outra forma de te ajudar na busca por esse esquema. Lembrando que, para baixar esquemas, BIOS e outros arquivos técnicos aqui no fórum, é necessário ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Você pode obter créditos participando ativamente da comunidade e recebendo joinhas dos colegas! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para esquema. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  3. Olá, pessoal! Este tópico foi movido para a área de Casos Resolvidos: Smartphones e Celulares porque a postagem inicial do @richarddmb apresenta uma dica de reparo para hard brick em celulares Samsung, e o usuário @dougnb confirmou que a dica o ajudou. As postagens mais recentes são pedidos de arquivos ou dúvidas sobre a aplicação da dica em outros modelos, o que é natural em um tópico que compartilha uma solução. A dica de criar um arquivo de imagem das partições de um celular funcionando e gravá-lo em um cartão SD para recuperar um aparelho com hard brick (reconhecido como Qualcomm HS-USB QDLoader 9008) é muito valiosa. Para quem está acompanhando este tópico e buscando arquivos específicos ou a aplicação dessa técnica em outros modelos: Atenção sobre links externos @richarddmb, o link para o Google Drive que você compartilhou (https://drive.google.com/drive/folders/0B-R9lQbH9_gCeTAtMmQzZEUtOXc) contém arquivos para download. No EletrônicaBR, links externos para download não são permitidos. Se puder, por favor, faça o upload desse arquivo diretamente para o nosso fórum. Isso garante que o conteúdo permaneça disponível e seguro para todos os membros. Você pode usar os links abaixo para enviar o arquivo: @OliveHenrique: Sim, após o procedimento de recuperação, você pode remover o cartão de memória. Ele serve apenas para "dar o boot" inicial no aparelho e permitir que ele entre no modo download novamente. Agradecemos ao @richarddmb por compartilhar essa valiosa dica com a comunidade! Continuem o bom trabalho! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para resolvido. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  4. Olá, @Phone Oficial. Este tópico foi movido para a área de Casos Resolvidos: Smartphones e Celulares por ser uma lista de referência útil sobre códigos de erro do iPhone. Percebi que você fez um elogio ao autor e pediu o contato dele. No entanto, o EletrônicaBR é um fórum técnico e nossa política não permite a troca de contatos pessoais ou a solicitação de serviços particulares nos tópicos. O objetivo é que a ajuda seja prestada publicamente, beneficiando toda a comunidade. Se você precisa de ajuda com algum reparo ou tem alguma dúvida técnica, por favor, crie um novo tópico na seção adequada, informando o modelo do aparelho, o defeito e os testes já realizados. Se for uma dúvida administrativa ou sobre o funcionamento do fórum, pode criar um tópico na área de "Contato com a Moderação". Agradeço a compreensão! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para resolvido. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  5. Olá, João! Percebi que o seu tópico foi movido para a área de Solicitação de Arquivos: Smartphones e Tablets, que é o lugar certinho para pedir esquemas elétricos como esse. Você precisa do esquema elétrico para o Samsung A03 Core, certo? Fiz uma busca em nosso acervo, mas não encontrei uma correspondência confiável para o esquema desse modelo. Às vezes, esses esquemas são mais difíceis de achar ou têm nomes específicos. Para aumentar as chances de a comunidade te ajudar, seria ótimo se você pudesse adicionar mais algumas informações: Modelo completo: Existe alguma variação, como SM-A032M, SM-A032F, etc.? Versão da placa: Se você tiver acesso à placa, veja se há alguma identificação como "Rev. X" ou outro código. Defeito: Qual o problema que o aparelho está apresentando? Isso pode ajudar a direcionar a busca pelo esquema ou até mesmo a encontrar uma solução sem ele. Fotos: Se puder, poste fotos nítidas da placa e de qualquer etiqueta que possa ter códigos de identificação. Com esses detalhes, a gente consegue refinar a busca ou quem sabe algum colega da comunidade tenha esse esquema e possa compartilhar! Para baixar arquivos técnicos aqui no fórum, como esquemas, você precisa ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Você pode conseguir Créditos EBR participando da comunidade e ajudando outros colegas. Para mais detalhes, confira nosso Sistema de Créditos do EletrônicaBR. Fico aguardando mais informações para continuarmos a busca! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para esquema. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  6. Divaldo Divaldo alterou sua foto pessoal
  7. Olá, @Gualber 32! Que bom que você já trouxe uma foto e o modelo da estação, isso ajuda bastante a entender o cenário. O tópico foi movido para a área de Ferramentas e Equipamentos de Bancada, que é o lugar certinho para esse tipo de ajuda. Pelo que vi na sua foto e no que você descreveu, a situação dos fios soltos no ferro de solda da Yaxun 902 realmente é um quebra-cabeça. O @Edmilson Goncalves Preza já deu umas boas pistas e até um desenho baseado na Yaxun 702, que geralmente tem uma pinagem similar. Vamos tentar organizar isso para você conseguir resolver: Próximos passos sugeridos: Identificação dos fios: A maioria dos ferros de solda tem dois fios para a resistência do aquecedor e dois para o termopar (sensor de temperatura). O quinto fio geralmente é o aterramento. Medição da resistência: Com o multímetro na escala de resistência (Ohms), tente identificar o par de fios que corresponde à resistência do aquecedor. Geralmente, a resistência do aquecedor fica entre 5 e 20 Ohms, dependendo da potência do ferro. Os fios do termopar terão uma resistência bem baixa ou próxima de zero, e podem reagir a alterações de temperatura (se você aquecer a ponta, a resistência pode variar um pouco). Medição de tensão: Como o Edmilson sugeriu, na placa-mãe da estação, você pode procurar os pontos onde saem aproximadamente 26V AC (corrente alternada) para o aquecedor. Cuidado ao fazer essa medição, pois a estação estará ligada. Verificar o aterramento: Um dos pinos do conector do ferro de solda deve ir para o aterramento da carcaça da estação. Você pode confirmar isso usando a escala de continuidade do multímetro. Se você conseguir identificar a função de cada par de fios (resistência, termopar e aterramento), fica mais fácil fazer a ligação correta. A foto do Edmilson com o desenho da pinagem da Yaxun 702 é um excelente ponto de partida, pois muitas estações compartilham essa configuração. Tente fazer essas medições e nos conte o que encontrou. Se puder, tire mais fotos dos terminais dos fios e dos conectores na placa da estação, isso pode ajudar a visualizar melhor a sequência. Atenção: Ao trabalhar com a estação ligada para fazer medições de tensão, tome muito cuidado com a rede elétrica e com os capacitores internos, que podem estar carregados. Use equipamentos de proteção individual, se tiver. Fico no aguardo dos seus testes!
  8. Divaldo Divaldo se registrou na comunidade
  9. Olá, ProgramaCell! Que legal ver sua bancada! Mandou bem em trazer essa foto e compartilhar com a gente. Já vi que você tem uma estação de retrabalho, ferro de solda, multímetro e até um microscópio, que é uma ferramenta essencial para reparo em placas de celular. Isso já mostra que você está no caminho certo! Seu tópico foi movido para a área de "Celulares, Smartphones e Fotografia", que é o lugar ideal para debater sobre reparos em placas, troca de telas e microssoldagem. Para te ajudar a dar os próximos passos no reparo de placas, separei algumas dicas e sugestões de estudo: Estudo de esquemáticos e boardviews: Comece a se familiarizar com a leitura de esquemas elétricos e boardviews. Eles são o "mapa" da placa e te ajudam a identificar componentes, tensões e linhas de comunicação. Identificação de componentes: Aprenda a identificar os principais componentes de uma placa de celular: PMIC (circuito integrado de gerenciamento de energia), CPU, memória, CI de carga, Wi-Fi, Bluetooth, etc. Entender a função de cada um é crucial. Medições básicas: Com seu multímetro, pratique medições de continuidade, tensão e resistência em placas que você sabe que estão funcionando e em placas com defeito. Isso te ajuda a criar um "banco de dados" de valores esperados. Técnicas de soldagem: Continue a aprimorar suas técnicas de soldagem com o ferro e a estação de ar quente. Comece com placas de sucata para praticar a remoção e recolocação de componentes SMD (Surface Mount Device). Análise de defeitos comuns: Fique de olho nos defeitos mais comuns em placas: curtos-circuitos, problemas de carga, falhas no PMIC, falhas de boot (não liga), falhas de imagem/touch. Muitos desses problemas podem ser diagnosticados com as ferramentas que você já tem. Segurança em primeiro lugar: Sempre trabalhe com a placa desenergizada ao medir continuidade ou ao remover componentes. Ao usar a estação de ar quente, cuidado com a temperatura e o fluxo de ar para não danificar componentes vizinhos. E, claro, use suas luvas nitrílicas, elas são importantes para proteção! O EletrônicaBR tem bastante material e colegas experientes que podem te dar uma força. Quando você tiver um caso específico ou uma dúvida sobre uma placa, não hesite em postar os detalhes, com o máximo de informações possível (marca, modelo do aparelho, o que já testou, o que mediu, fotos nítidas da placa). Continue firme nos estudos e na prática, que o conhecimento vem! Se tiver alguma dúvida mais específica, é só perguntar. Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  10. MBMecanica se registrou na comunidade
  11. Olá, Evai! Excelente compartilhamento! Essa dica é muito valiosa e com certeza vai ajudar muitos técnicos que se deparam com esse problema de carregamento apenas desligado, mesmo após a troca do conector. É um cenário comum e sua experiência em resolver cerca de 80% dos casos com a resolda na plaquinha de carga é uma informação de ouro. É um ótimo exemplo de como a comunidade se ajuda, compartilhando soluções práticas do dia a dia da bancada. Agradecemos muito por trazer essa dica detalhada, incluindo a temperatura e o fluxo de ar da estação, além do cuidado com o microfone e o conector. e continue contribuindo com seu conhecimento. O tópico foi movido para a área de Casos Resolvidos, que é o local ideal para compartilhar soluções como essa. Parabéns pelo reparo e pela iniciativa de postar! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para resolvido. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  12. Bleach Brave se registrou na comunidade
  13. Olá, Giorgi! Seja bem-vindo ao fórum do EletrônicaBR! Vi que seu tópico foi movido para cá, a área de Celulares, Smartphones e Fotografia, que é o lugar certo para discutir sobre software e configurações de dispositivos móveis. Sua pergunta sobre a melhor GCam para o Galaxy Fold 3 é uma ótima dúvida, já que essa aplicação pode realmente fazer a diferença na fotografia. A GCam (Google Camera) é originalmente desenvolvida para os celulares Pixel da Google, e por isso, a compatibilidade e o desempenho podem variar bastante em outros aparelhos, como o seu Galaxy Fold 3. Para te ajudar a ter as melhores recomendações, seria legal se você pudesse nos dar mais algumas informações: Versão do Android: Qual a versão do Android que seu Fold 3 está usando? As versões da GCam são otimizadas para diferentes versões do sistema operacional.Seus objetivos: Você busca melhorias em qual aspecto da câmera? Fotos noturnas, modo retrato, vídeo, ou algo específico?Testes anteriores: Você já tentou alguma versão da GCam? Se sim, qual e o que não gostou ou o que funcionou bem?Com essas informações, a comunidade pode dar dicas mais precisas e talvez até indicar alguma versão específica que já foi testada com sucesso no Fold 3. Ficamos no aguardo de mais detalhes! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para dúvida. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  14. Marcos Timoteo se registrou na comunidade
  15. Olá, Rodrigosilva111! Percebi que você está precisando do esquema elétrico do Samsung A03 Core e procura ajuda para conseguir os joinhas necessários para o download. Este tópico foi movido para a área de "Solicitação de Arquivos: Smartphones e Tablets", que é o lugar certinho para esse tipo de pedido. 😉 No momento, não encontrei uma correspondência exata para o esquema elétrico do Samsung A03 Core no nosso acervo de downloads. Mas não desanime! Para aumentar as chances de alguém te ajudar, seria ótimo se você pudesse adicionar mais algumas informações: Modelo completo do aparelho: Às vezes, existem variantes como SM-A032M, SM-A032F, etc. Se puder informar o modelo exato, ajuda bastante. Versão da placa: Se tiver acesso à placa, qualquer código impresso nela pode ser útil. Defeito apresentado: Saber o que está acontecendo com o aparelho pode ajudar a entender a urgência e a necessidade do esquema. Fotos nítidas: Se conseguir tirar fotos da placa ou das etiquetas do aparelho, poste aqui. Isso ajuda muito na identificação. Sobre os downloads, aqui no EletrônicaBR, para baixar esquemas, BIOS, firmwares e outros arquivos técnicos, você precisa ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Como sua conta ainda tem poucos posts, a melhor forma de conseguir esses créditos é participando da comunidade, ajudando outros colegas com suas dúvidas e recebendo joinhas. Cada joinha que você recebe se transforma em créditos! 😊 Você pode conferir mais detalhes sobre o sistema de créditos neste link: Sistema de Créditos do EletrônicaBR. Se um colega tiver o esquema que você precisa, ele pode disponibilizar no fórum, e aí você poderá baixá-lo assim que tiver os créditos. Mantenha as informações do seu pedido atualizadas e ficaremos de olho para ver se o arquivo aparece! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para esquema. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  16. Olá, Vini Rodri! Seja bem-vindo ao fórum! Seu tópico foi movido para a área de Celulares, Smartphones e Fotografia, que é o lugar certinho para discutir reparos em dispositivos móveis. Sobre o seu Motorola Moto G10 brickado, essa situação onde ele só reconhece o driver Qualcomm HS-USB QDLoader 9008 (QDL 9008) é uma pista importante. Geralmente, isso indica que o bootloader está corrompido ou que o aparelho entrou em um modo de emergência. Não conseguir entrar no fastboot reforça essa ideia. Para a gente tentar te ajudar melhor, seria legal se você pudesse complementar o tópico com algumas informações: Histórico do aparelho: Ele caiu? Entrou em contato com água? Tentou alguma atualização de software que deu errado? Tentou fazer root ou instalar alguma ROM customizada? Qualquer detalhe do que aconteceu antes de ele brickar ajuda bastante. Testes já realizados: Você já tentou algum procedimento específico para sair do modo QDL 9008? Tentou usar alguma ferramenta de software específica da Motorola ou da Qualcomm? Modelo exato: Confirme o modelo completo do seu Moto G10. Com essas informações adicionais, a comunidade terá mais elementos para te dar uma luz. Nos casos de QDL 9008, o reparo geralmente envolve ferramentas de software específicas da Qualcomm (QFIL, por exemplo) para tentar regravar a partição do bootloader ou o firmware completo. É um procedimento que exige bastante atenção e o firmware correto para o seu modelo exato. Conte pra gente o que mais você puder sobre o histórico do aparelho, ok? Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  17. adilson78 se registrou na comunidade
  18. Olá, dscfjksadhfisd! Que bom que trouxe seu caso para a comunidade! Esse tipo de problema de tela escura com aquecimento em alguma parte do aparelho é bem comum em smartphones, e o detalhe do fone esquentando já é uma boa pista. Inclusive, seu tópico foi movido para a área de Celulares, Smartphones e Fotografia, que é o lugar certinho para esse tipo de reparo. Pelo que você descreveu, o celular liga (você consegue ouvir o chiado e o fone esquenta), mas a tela não acende. Isso pode indicar algumas coisas, e o aquecimento no fone, que geralmente é o alto-falante auricular, é um sinal importante. Para a gente conseguir te ajudar melhor, seria legal se você pudesse complementar o tópico com algumas informações e testes: Modelo Exato: Confirme o modelo completo do seu J5 Pro. Às vezes, pequenas variações no modelo podem significar placas diferentes.Histórico: O aparelho sofreu alguma queda, teve contato com água, ou passou por algum reparo recente antes de apresentar esse defeito? Qualquer detalhe ajuda.Testes Feitos: Você já tentou testar com outra tela? É um dos primeiros passos para descartar um problema no display em si.Consumo na Fonte Assimétrica: Se tiver acesso a uma fonte assimétrica, qual o consumo do aparelho ao pressionar o botão power? Isso nos daria uma ideia se há um curto mais generalizado ou um consumo anormal.Medições: Você tem multímetro para fazer algumas medições? Podemos te orientar a verificar tensões em pontos específicos da placa, principalmente na região do conector do display e do auricular.Fotos da Placa: Se for possível, anexe fotos nítidas da placa, de ambos os lados. Isso ajuda a identificar componentes e possíveis oxidações ou danos visíveis.O aquecimento no fone de chamada pode, sim, ser um curto-circuito na linha de áudio ou em alguma linha próxima que esteja alimentando essa região. Um curto ali poderia estar drenando corrente e impedindo o PMIC (circuito gerenciador de energia) de alimentar corretamente outras partes, como o display, ou até mesmo o circuito de backlight da tela. Enquanto aguardamos esses detalhes, fica a dica: ao trabalhar com o aparelho aberto, sempre desconecte a bateria antes de mexer na placa para evitar curtos acidentais e danos maiores. E se for usar fonte assimétrica, comece com uma corrente limitada para evitar danos em caso de curto. Ficamos no aguardo das informações para continuarmos a análise! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  19. KLEYVERSON ROMBALDE TOLEDO JORGE BRUNO se registrou na comunidade
  20. Olá, gabu4u! Seu tópico foi movido para a área correta, que é a de Celulares, Smartphones e Fotografia, onde a galera especializada em dispositivos móveis poderá te ajudar melhor. Pelo que você descreveu, o LG D337 está em loop infinito, sem entrar no modo download, mas com acesso ao fastboot e sem o preload (que normalmente seria uma etapa antes do modo download). Isso já é uma boa pista! Foi após uma atualização, queda, contato com água, ou ele parou de repente? Testes já realizados: Você tentou algum procedimento via fastboot? Tentou usar alguma ferramenta de software no PC? Consumo na fonte assimétrica: Se tiver uma fonte assimétrica, qual o consumo do aparelho ao tentar ligar ou quando conectado ao carregador? Isso pode indicar um curto ou problema de PMIC. Estado da bateria: A bateria está carregada? Já testou com outra bateria, se tiver? Fotos da placa: Se for possível, uma foto nítida da placa principal (frente e verso) pode ajudar a identificar componentes.Com esses detalhes, a gente consegue afinar o diagnóstico e te dar umas dicas mais certeiras! Aguardamos seu retorno! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para em análise. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  21. Olá, Y4rddo! Percebi que você está procurando o boardview para o Samsung J2 Prime (SM-G532M) e o tópico foi movido para a área de "Solicitação de Arquivos: Smartphones e Tablets", que é o lugar certíssimo para esse tipo de pedido. Dar uma olhada no boardview enquanto troca o LCD é uma ótima ideia para entender melhor a placa e fazer testes com mais segurança. Fiz uma busca aqui no nosso acervo do EletrônicaBR por "SM-G532M boardview" e "J2 Prime boardview", mas infelizmente não encontrei uma correspondência exata para o boardview desse modelo no momento. Para aumentar as chances de alguém da comunidade ter esse arquivo e poder te ajudar, seria legal se você pudesse adicionar mais algumas informações no seu tópico: Algum código que esteja escrito na placa (ex: "G532M_MAIN_V1.0" ou algo parecido). Se possível, uma foto nítida da placa, especialmente da região onde você está trabalhando ou onde precisa de mais detalhes para os testes. Com esses detalhes, fica mais fácil para a galera que tem o arquivo identificar e compartilhar com você! Lembre-se que, para baixar arquivos técnicos como boardviews aqui no fórum, você precisa ter Créditos EBR ou uma assinatura VIP ativa. Você pode obter créditos participando da comunidade ou, se preferir um acesso mais rápido, considerar uma assinatura VIP. Para saber mais sobre o sistema de créditos: Sistema de Créditos do EletrônicaBR Se você tiver 10 Créditos EBR ou mais, pode ativar a assinatura "Download 1" para baixar arquivos: Ativar Download 1 com Créditos EBR Caso alguém tenha o boardview para o Samsung J2 Prime SM-G532M, peço que ajude o colega Y4rddo! Menciono também o @Moderador para que a equipe possa conferir a busca e, caso o arquivo esteja disponível em outro lugar, nos ajudar a colocá-lo no acervo. Ficamos no aguardo de mais detalhes! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para boardview. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  22. Olá, eduraco! Seja bem-vindo ao fórum! Entendo perfeitamente a sua situação e a preocupação com a alienação parental. É um assunto delicado e que merece atenção. O tópico foi movido para a área de "Celulares, Smartphones e Fotografia", que é a casa ideal para discutir esse tipo de questão envolvendo smartphones. Vamos lá, sobre a recuperação de mensagens do WhatsApp, especialmente quando elas foram apagadas e não há backup aparente, a situação pode ser bem desafiadora, mas não custa tentar algumas abordagens. Recuperação de mensagens apagadas no WhatsApp sem backup: O WhatsApp e a criptografia: O WhatsApp utiliza criptografia de ponta a ponta, o que significa que as mensagens são criptografadas desde o momento em que são enviadas até o momento em que são recebidas. Isso torna a recuperação de dados diretamente dos servidores do WhatsApp praticamente impossível, mesmo para a própria empresa. Armazenamento local do WhatsApp: O WhatsApp costuma criar backups locais automaticamente no armazenamento interno do celular (ou cartão SD, se configurado) por um período de tempo (geralmente sete dias). Mesmo que o backup na nuvem (Google Drive, iCloud) não esteja ativo, pode ser que exista um arquivo de backup local que ainda não tenha sido sobrescrito. Para verificar, você pode tentar ir no gerenciador de arquivos do celular e procurar a pasta WhatsApp/Databases. Dentro dela, podem existir arquivos como msgstore.db.crypt12 (o backup mais recente) e outros com datas anteriores (por exemplo, msgstore-YYYY-MM-DD.1.db.crypt12). Se encontrar um arquivo mais antigo que o backup mais recente (que pode já estar com as mensagens apagadas), talvez seja possível restaurá-lo. O processo envolve renomear o arquivo mais antigo para msgstore.db.crypt12 e reinstalar o WhatsApp (sem ter feito backup no Google Drive/iCloud, para que ele procure o backup local). Softwares de recuperação de dados: Existem softwares de recuperação de dados para smartphones (alguns pagos e outros gratuitos) que prometem resgatar arquivos apagados, incluindo dados de aplicativos. No entanto, a eficácia desses softwares varia bastante e depende de diversos fatores, como: Tempo desde que as mensagens foram apagadas: Quanto mais tempo passar e mais o celular for usado, maior a chance de os dados serem sobrescritos e se tornarem irrecuperáveis. Tipo de armazenamento: A recuperação em memórias flash (como as de celulares) é mais difícil do que em HDDs tradicionais. Root/Jailbreak: Alguns softwares exigem que o aparelho tenha root (Android) ou jailbreak (iOS) para acessar partes mais profundas do sistema e tentar a recuperação, o que pode anular a garantia e trazer riscos de segurança. Perícia forense digital: Essa é a opção mais avançada e profissional, geralmente utilizada em casos jurídicos. Peritos forenses digitais possuem ferramentas e conhecimentos específicos para tentar recuperar dados mesmo de áreas de difícil acesso do armazenamento do celular. No entanto, é um serviço caro e que exige uma justificativa legal, como uma ordem judicial, para ser realizado. Pontos importantes a considerar: Não use o celular: Se as mensagens foram apagadas recentemente, a melhor chance de recuperação é parar de usar o celular imediatamente para evitar que novos dados sobrescrevam os que você quer recuperar. Legalidade e privacidade: É importante estar ciente das implicações legais e de privacidade ao tentar acessar dados de um terceiro, mesmo que seja seu filho. Dependendo da idade do menor e das leis locais, pode haver restrições. Evidências: Se a intenção é usar as mensagens como evidência em um processo de alienação parental, a recuperação através de perícia forense digital pode ser a única forma de obter provas com validade jurídica, pois softwares comuns podem não ser aceitos. Pelo cenário que você descreveu, e considerando a delicadeza do assunto, a opção de tentar verificar os backups locais do WhatsApp no próprio aparelho é a mais acessível para começar. Se não der certo, e a situação exigir provas mais robustas, a perícia forense pode ser o caminho, mas aí já entra na esfera jurídica. Você tem mais detalhes sobre o modelo do celular do seu filho ou se há alguma indicação de quando essas mensagens foram apagadas? Qualquer detalhe pode ajudar a direcionar melhor a pesquisa. Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para dúvida. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  23. Apresentação aprovada. Olá, Brando! Sua apresentação ficou excelente. Agora sim a comunidade consegue entender melhor seu perfil, sua experiência e seus objetivos. Seja muito bem-vindo à bancada! Fico contente em saber que você é um entusiasta de tecnologia retro e dono de papelaria. Essa paixão por upgrades e a busca por soluções de problemas são exatamente o espírito do EletrônicaBR. Participe dos tópicos, compartilhe suas experiências e, sempre que precisar tirar dúvidas ou buscar soluções, procure a área mais adequada para sua questão. Para te ajudar a começar, deixo alguns links úteis: Manual do Usuário Dúvidas Frequentes Sistema de Créditos do EBR Preciso de um arquivo e não tenho créditos Como fazer downloads no fórum? Seja um membro ativo e aproveite tudo o que a comunidade tem a oferecer! — Maya Volt Moderadora da Comunidade
  24. Sou estudante, quero tirar algumas dúvidas Gosto de fazer upgrades de software/ hardware de notebooks antigos Notebooks Quero solução de problemas, aprender com as informações compartilhadas Sou o Brando, tenho 23 anos, moro no interior do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Sou dono de uma papelaria e entusiasta de tecnologia retro nas horas vagas.
  25. Xbox Rgh alterou sua foto pessoal
  26. Olá, Reimmound Augusto! Seu tópico foi movido para a área de Casos Resolvidos: Smartphones e Celulares pois a ideia é que ele se torne uma referência para outros colegas que busquem dicas sobre soldagem de FPC, especialmente com a estação Ya Xun 702. A dica do @GABRIELMOURADOSSANTOS é excelente e vale muito a pena testar. As temperaturas entre 320 °C e 350 °C com vazão de ar entre 2 e 3 são mais seguras para não danificar o FPC. Recomendações importantes para a soldagem de FPC: Sempre use fluxo pastoso de boa qualidade. Ele ajuda a solda a fluir melhor e protege contra a oxidação. Proteja os componentes adjacentes com fita térmica reflexiva para evitar danos por calor excessivo. Faça um pré-aquecimento suave na placa antes de aplicar o calor diretamente no FPC, se possível. Trabalhe com movimentos circulares, sem forçar, para distribuir o calor de maneira uniforme. Teste sempre em sucata primeiro. Isso ajuda a pegar o jeito e a ajustar a temperatura e vazão ideais para sua estação e tipo de solda. Ficamos no aguardo do seu feedback após os testes! Um abraço. Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para resolvido. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  27. brando99 se registrou na comunidade
  28. Xbox Rgh se registrou na comunidade
  29. arthurmagalhaees se registrou na comunidade
  30. Olá, Reimmound Augusto! O tópico foi movido para a área de Casos Resolvidos: Smartphones e Celulares. Por favor, continue a discussão por aqui, editando o tópico ou adicionando novas mensagens. A dica do colega @GABRIELMOURADOSSANTOS é excelente e já aponta para os pontos cruciais ao trabalhar com FPC na Ya Xun 702: Temperatura: Reduzir para a faixa de 320 °C a 350 °C é mais seguro para não danificar o FPC, que é sensível a temperaturas muito altas. Vazão de ar: Manter entre 2 e 3 evita que o componente se mova ou voe da placa, o que é comum com FPCs devido ao seu peso leve. Utilização de fluxo e proteção: O uso de fluxo pastoso ajuda na fluidez da solda, e a fita térmica protege os componentes adjacentes do calor excessivo. Pré-aquecimento e movimento: Pré-aquecer a placa e usar movimentos circulares uniformiza o calor e facilita a remoção/colocação sem forçar. Treino em sucata: Essa é uma dica de ouro! Sempre comece praticando em uma placa sucata para pegar o jeito e encontrar o melhor ajuste para sua máquina e sua técnica. Aguardamos seu feedback após os testes. Com essas orientações, as chances de sucesso são bem maiores. Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para resolvido. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  31. Olá, crazyfrog1809! Que bom ver você de volta aqui no EletrônicaBR! Sua dúvida é super pertinente e um desafio comum na bancada, especialmente com a variedade de modelos e o fato de muitos clientes removerem as etiquetas ou a tampa traseira dificultar a identificação. O tópico foi movido para a área principal de "Celulares, Smartphones e Fotografia", onde tenho certeza que a galera vai poder ajudar ainda mais. Realmente, o modelo da placa é uma excelente pista, mas nem sempre se traduz diretamente no modelo comercial do aparelho, ainda mais em marcas como LG, Samsung, Nokia e Xiaomi, que usam a mesma placa base em variações de modelos ou regiões diferentes. Alguns pontos que podem ajudar nessa "caça ao modelo": Informações do Sistema (quando possível): Como o colega Maru mencionou, se o aparelho liga e dá imagem, o caminho mais fácil é ir em Configurações > Sobre o Telefone/Dispositivo. Lá, geralmente, você encontra o nome do modelo, a versão do Android e outras informações importantes. Etiquetas e Carcaça: Muitas vezes, o modelo está na parte de trás da tampa, na gaveta do SIM card ou, em modelos mais antigos, sob a bateria. Sempre vale a pena uma boa inspeção visual. Códigos na Placa (PMIC, Processador): Se a placa não tem um código claro que remeta ao modelo, você pode tentar identificar o PMIC (Power Management Integrated Circuit) ou o processador. Muitas vezes, esses componentes têm códigos que, com uma pesquisa online, podem te levar a uma lista de aparelhos que os utilizam, limitando as opções. IMEI: Se conseguir acessar o IMEI (seja na etiqueta da gaveta do SIM, na tela de discagem *#06#, ou na etiqueta da carcaça), alguns sites especializados podem ajudar a identificar o modelo exato do aparelho. Modo Recovery/Download/Fastboot: Em muitos Androids, ao entrar nesses modos (geralmente segurando uma combinação de botões ao ligar), o modelo exato do aparelho pode ser exibido na tela. Isso é uma mão na roda quando o aparelho não liga normalmente ou está em bootloop. Ferramentas de Software: Existem algumas ferramentas de diagnóstico (algumas pagas, outras gratuitas) que, ao conectar o aparelho no computador (mesmo desligado ou em modo de serviço), conseguem ler o modelo exato. Isso depende muito da marca e do estado do aparelho. Não existe um "site mágico" onde você coloca qualquer número de placa e ele te dá o modelo exato para todas as marcas, infelizmente. Mas a combinação dessas técnicas geralmente resolve a maioria dos casos. Conta pra gente, qual o modelo que você está com dificuldade agora? De repente, a comunidade aqui já pegou um igual e tem a manha! Prefixo ajustado: atualizei o prefixo deste tópico para dúvida. Mesmo assim, a responsabilidade de escolher e manter o prefixo correto continua sendo do usuário. Veja o guia: Prefixos - Saiba aqui como utilizar.
  32. Olá, Jeday! Agradeço imensamente pela sua resposta. Fiquei realmente impressionado com o nível de detalhes e o cuidado que você teve ao analisar o meu caso. Comentários assim fazem toda a diferença para quem está aprendendo e tentando evoluir na bancada. Sobre a BIOS, sim, eu já testei vários dumps diferentes e também tenho o backup original salvo. Ainda não realizei os testes dos clocks e dos sinais de vídeo que você mencionou antes de partir para um possível reballing, mas com certeza vou seguir essa sequência de verificações antes de tomar qualquer decisão. Muito obrigado mesmo por compartilhar seu conhecimento e dedicar seu tempo para escrever uma resposta tão completa e rica em detalhes. Isso certamente vai me ajudar bastante no diagnóstico da placa. Assim que eu realizar esses testes, volto ao tópico para compartilhar os resultados. Grande abraço e, mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!
  33. CHRYSTIAN GAMER se registrou na comunidade
  34. RAFAEL VIEIRA PIRES alterou sua foto pessoal
  35. Olá, Rafael! Obrigada por atualizar a sua apresentação com as informações que pedi. Agora sim, temos um perfil completo e podemos te dar as boas-vindas oficiais à nossa bancada! Sua apresentação foi aprovada. É ótimo ter você aqui, especialmente com esse interesse em eletrônica e computação e a busca por aprimoramento contínuo. Sua experiência com hardware e o curso no SENAI são um excelente começo para se tornar um técnico de manutenção de PCs ainda melhor. Conte com a comunidade para esses conselhos e aprendizados que você busca. Para te ajudar a se familiarizar com o fórum e aproveitar ao máximo, deixo alguns links úteis: Manual do Usuário Dúvidas Frequentes Sistema de Créditos do EBR Preciso de um arquivo e não tenho créditos Como fazer downloads no fórum? Sinta-se à vontade para participar dos tópicos, compartilhar suas experiências e, sempre que precisar de ajuda, procurar a área mais adequada para suas dúvidas. — Maya Volt Moderadora da Comunidade
  36. Apresentação aprovada. Olá, Julianderson! Excelente apresentação. Agora sim a comunidade consegue entender melhor seu perfil, sua experiência e seus objetivos. Fico contente em saber que você tem interesse em se aprofundar em eletrônica e esquemas, e que também busca somar com a comunidade. Seja bem-vindo à bancada! Participe dos tópicos, compartilhe suas experiências e, sempre que precisar de ajuda, procure a área mais adequada para sua dúvida. Deixo aqui alguns links úteis para você: Manual do Usuário Dúvidas Frequentes Sistema de Créditos do EBR Preciso de um arquivo e não tenho créditos Como fazer downloads no fórum? Ajuste necessário no tópico Edite o título e/ou a mensagem para caixa normal, pois postagens em CAPS LOCK não são permitidas pelas regras do fórum. Siglas e códigos técnicos podem permanecer em maiúsculas.
  37. Eu gosto de eletrônica e estou começando um curso no SENAI. Sou um amador, mas sempre que posso estudo sobre peças, software, aplicações para melhorar e tirar o maior desempenho de um PC. O meu foco é ser técnico de manutenção de PCs, buscando dar o melhor em questões técnicas e garantir qualidade no serviço. Com esse espaço quero buscar conselhos, aprendizado e me inserir na dinâmica da indústria e inovação. E bom, sou gaúcho de Porto Alegre e tenho alguma experiência com hardware, montando o meu PC em casa, instalando software, às vezes arrumando para amigos e gostaria de melhorar cada dia mais.
  38. Me chamo Julianderson pereira , sou de Manaus / Amazonas / Brasil Sou técnico em informática e eletrônica , hoje trabalho diretamente com manutenção em computadores , notebook , celular, impressoras Epson e vídeo game . Tenho interesse em aprender mais sobre a eletrônica e juntamente se aprofundar em esquemas eletrônicos e quem sabe começar a trabalhar com placas inverter. Hoje meu foco principal é na manutenção em impressoras jato de tinta Epson e vídeo games , pego sim serviço na área de celular e outros que citei em cima Busco obter conhecimentos técnicos , discutir sobre soluções e assim ajudar a comunidade da melhor forma que eu posso , espero ser ativo na comunidade pra tentar somar.
  39. Olá, Rafael! Seja bem-vindo à comunidade do EletrônicaBR. Obrigada pela sua apresentação, já deu para ter uma ideia do seu interesse em eletrônica e computação. Para que sua apresentação seja aprovada e você possa aproveitar a comunidade ao máximo, preciso de mais algumas informações. Pense na apresentação como a sua identificação na bancada: ela ajuda a comunidade a entender quem está chegando, qual é seu nível técnico e como podemos te orientar melhor. Por favor, responda neste próprio tópico as perguntas abaixo, completando os detalhes que faltam: Nível técnico: Amador, Estudante, Técnico, Engenheiro ou Empresário. Habilidades: Quais habilidades em eletrônica ou informática você já possui ou pretende adquirir? Foco de interesse: Em quais tipos de equipamentos ou áreas você tem mais foco? Ex: notebooks, celulares, TVs, redes, software, impressoras, placas, etc. Objetivo na comunidade: Qual é o seu principal objetivo aqui? Ex: aprender do zero, tirar dúvidas específicas, compartilhar arquivos/esquemas, fazer networking, ajudar outros membros. Um pouco sobre você: Se puder, conte um pouco mais sobre sua experiência, cidade ou o que te trouxe até aqui. Aguardo suas informações para dar sequência à sua entrada na comunidade! — Maya Volt Moderadora da Comunidade

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.