Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre gravadores de BIOS e EEPROM

Avalie este tópico:

ES Tech

Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, por favor, prefira usar o gerenciador do fórum para compartilhar o arquivo.

Se o link externo, por qualquer motivo, deixar de funcionar, teremos o arquivo salvo aqui e poderá ajudar outros usuários, ok.

Dicas para upload:

Grato pela colaboração.

Peço desculpas pelo ocorrido, procurei onde efetuar o upload e nao achei, como estava corrido a maneira mais rapida foi postar em link externo, mas a noite quando chegar em casa, eu faço o upload aqui no forum pro pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente isto que eu preciso! instalar no windows 10 se conseguio vou conseguir também com sua ajuda é claro

Já mandei um joinha pra vc!

Vou mandar uma mensagem pessoal pra vc leia ai

Fiz um tutorial aqui mesmo no forum, segue link.

Link para o comentário

, a princípio, poderia fazer o upload neste link abaixo (Eletroeletrônicos - Diversos):

Obrigado pela colaboração. j+

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Pessoal boa tarde, Pessoal estou querendo comprar um gravador de bios para PC e notebook porem a grana ta curta tava pensando em comprar o EZP2010 ou 2013 porem gostaria de saber se ele consegue gravar as bios de 1.8v com aquele esquema do adaptador com os resistores, alguém sabe dizer se e possível gravar essas bios com ele sem problema...? queria comprar ele pra ganhar mais uma graninha e depois comprar uma mais completo.

obrigado a todos.

Link para o comentário

Pessoal boa tarde, Pessoal estou querendo comprar um gravador de bios para PC e notebook porem a grana ta curta tava pensando em comprar o EZP2010 ou 2013 porem gostaria de saber se ele consegue gravar as bios de 1.8v com aquele esquema do adaptador com os resistores, alguém sabe dizer se e possível gravar essas bios com ele sem problema...? queria comprar ele pra ganhar mais uma graninha e depois comprar uma mais completo.

obrigado a todos.

Amigo sem querer ser chato e ja sendo kkkkk eu  juntaria mais uma graninha e compraria um tl866 em se tratando de custo beneficio é o melhor que tem. Tenho um tl866cs e um smartprog mas nos últimos tempos nem ligo mais o esmart fico só com o tl.
Link para o comentário

, n tenho do q reclamar do meu ezp_xpro...

Link para o comentário

Bom dia...

Pessoal gostaria de saber oq vcss acham deste modelo de gravador de bios, segue link:

consigo gravar normalmente com ele será que é compativel com a boa parte das bios disponoveis, não entendo muito de bios estou começando agora com eletronica.... valeu a todos

Link para o comentário

Ele é bem básico, talvez te ajude no início, pois como você disse, você está começando agora.

Quando tiver mais experiência e dominar a área, terá necessidade de uma ferramenta melhor.

Amigo obrigado pela resposta, mas qual você indicaria? um que não seja tão caro rsrs

Link para o comentário

Eu uso um TL866A, é caro comprar por aqui, mas no AlixExpress sai mais em conta, vale apena você investir, é uma ótima ferramenta. Se você lê os post anteriores vai ver que a maioria aqui usa.

Boa sorte e bons estudos.

Boa tarde, amigo seria este modelo do link?

vc tbm acha importante adquirir este adaptador?

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Amigos quando for comprar o tl866 no Ali  certifiquem  se que o vendedor tenha um bom feedback

Já vi dois casos aqui de gravador falso e fatalmente o último carrego uma culpa (só que não) meu colega comprou um lá e não veio o cd aí passei o drive do meu pra ele ao instalar o software detectou que o " bixo" era falso e matou ele. 

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Pessoal, uma dúvida:

Aqui no fórum muito se fala em regravação de BIOS, e geralmente quando é tocado no assunto, o pessoal já logo fala no Gravador. Inclusive já encomendei o meu!  :)

A dúvida é a seguinte, se um Notebook ou PC está ligando, é possível fazer a "atualização/regravação" pelo próprio Computador/Notebook. Existe alguma diferença entre esse tipo de procedimento e o executado através de um Gravador?

Entendo que ao utilizar um Gravador deve ser mais fácil detectar algum defeito no Chip, mas tirando isso, tem outra diferença? O próprio "arquivo" utilizado na Gravação, seria o mesmo nas duas situações?

Obrigado

Link para o comentário

É o seguinte, normalmente quando se corrompe  arquivo bios, o not,pc,tv e por ai vai não funciona, em alguns casos nem o led liga uma vez que esse chip, carrega as informações inicias para arrancada do equipamento, então na maioria das vezes terá que retirar o componente do lugar ou usar um uma garra que pluga na memoria mesmo na placa e regravá-la (eu particularmente não gosto deste método pois é mais suscetível a falhas).

sim é possível atualizar a bios via pendrive em alguns nots ou ate mesmo com o equipamento ligado  mas nestes casos a falha o arquivo bios não pode esta comprometendo a arrancada do equipamento , caso esteja só a gravação física resolvera.

Mesmo que esteja iniciando neste ramo aconselho que compre pelo menos um gravador tl866. No mais é ter a mão leve e uma boa pratica de soldagem para não estourar as trilhas nem queimar o eeprom durante a retirada e colocação. Eu não uso estação para esta função, segue abaixo um video que fiz mostrando a retirada do componente com ferro de solda básico.

se ajudei da um joinha.

Link para o comentário

Opa, ajudou sim

!

Comprei justamente o 866, versão A, já com um kit bastante completo de adaptadores e três Chips. Li praticamente todo esse tópico e vi que o pessoal recomenda bastante ele!

Com solda eu já tenho boa experiência, inclusive já removi e ressoldei alguns Chips de BIOS, porém sempre comprava o novo já gravado e agora quero fazer tudo sozinho.

Outra dúvida, o vendedor que me vendeu o Gravador e os Chips me disse que Chips de maior capacidade substituem Chips de menor, desde que a pinagem seja a mesma, correto isso?

Obrigado

Link para o comentário

, sim os maiores ou de mesma capacidade de outras marcas na maioria das vezes são substituíveis, em algumas exceções que não sei explicar ao certo parece haver um atrelamento do id do Componente ao restante do hardware/software do equipamento em questão. Agora quanto a gravação apesar de ser um procedimento simples nos causa uma euforia tão boa quando vc pega um equipamento "morto" e ressuscita ele através da gravação. Hoje mesmo trouxe a viada um Na1401 é um modia box com este procedimento.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Pessoal boa tarde , sou novo aqui e estou com uma duvida danada, tenho um G540, sempre utilizo eproms 27c801, no ultimo lote de 70 peças somente 10 funcionaram ok... 30 deram erro de contato em algum pino e as outras gravam e na hora de verificar a gravação apresentam erro.

O chinês que me vendeu disse que troca numa boa porém aquele prazo de 30 dias p ir e mais 30 p voltar... Um amigo me disse que pode ser meu gravador o problema, vi o TL866CS , fiquei bastante em duvida na hora de comprar ele e o g540 e confesso que comprei o G540 pq tinha uma melhor aparencia, agora to na duvida compro o TL para testar ou ja mando as memorias de volta p china de uma vez? o Tl866CS é melhor mesmo que o G540?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...