Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Bom pessoal tudo certo com vocês? Seguinte, estou com este netbook acer que liga mas não da vídeo, verifiquei a tensão do vCore e está em 0,8v. Pelo meu conhecimento tem que ter 1,125v na maioria dos casos correto? Este problema vem me assombrando pois não é o primeiro notebook que chega com este exato defeito e eu não consigo encontrar o maldito que está dando problema, vou ver se acho o esquema para postar aqui e ficar um pouco mais fácil de ajudar e de eu me achar também. Grato! Segue o esquema que baixei: Esta placa é DDR2. Editado: 28 de Agosto de 2017 8 anos por Israel Lorandi Adição do link do esquema.
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor Pessoal, liguei a máquina para testar a tensão que asi do pwm que manda alimentação pro processador, e vi que o chipset dele estava aquecendo, estava em torno de 60°C e as memórias estavam um pouco e resolvi verificar quanto ela estava recebendo e quase tive um treco, a memória está recebendo 3v3.... ta ficando feio o negócio
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor @brunoinforec A que está vindo tensão abaixo do necessário é a PL10, não sei se você baixou o esquema.
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos 21 minutos atrás, Israel Lorandi disse: Pessoal, liguei a máquina para testar a tensão que asi do pwm que manda alimentação pro processador, e vi que o chipset dele estava aquecendo, estava em torno de 60°C e as memórias estavam um pouco e resolvi verificar quanto ela estava recebendo e quase tive um treco, a memória está recebendo 3v3.... ta ficando feio o negócio Acho que está medindo outra tensão. posta as tensões dos pinos do Q27 e da PL6.
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor @brunoinforec medi na memória os 3v3 amigo. Já vou postar o solocitado
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos 2 minutos atrás, Israel Lorandi disse: @brunoinforec medi na memória os 3v3 amigo. Já vou postar o solocitado Onde ta medindo essa tensão, direto no slot da memória? em que pino?
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor @brunoinforec medi diretamente no capacitor da memória, mas as DDR2 funcionam em 1.8v, não tenho grande conhecimento mas se ela trabalha em 1.8v não ter porque estar com 3v3.
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor @brunoinforec PL6 - 1.8v Q27 - Dreno -> 1.8v Source->1.8v Gate -> 19.5v
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Certo, A tensão do vcore está aparentemente normal. Você ja fez os outros testes? BIOS, RESET, MONITOR EXTERNO... 23 minutos atrás, Israel Lorandi disse: @brunoinforec medi diretamente no capacitor da memória, mas as DDR2 funcionam em 1.8v, não tenho grande conhecimento mas se ela trabalha em 1.8v não ter porque estar com 3v3. Me diz qual o capacitor. Estou com um notebook idêntico aqui.
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor @brunoinforec Peço desculpa caso esteja certo, eu desconheço as tensões que a memória tem, eu achei estranho ela estar aquecendo.
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor 22 minutos atrás, brunoinforec disse: Certo, A tensão do vcore está aparentemente normal. Você ja fez os outros testes? BIOS, RESET, MONITOR EXTERNO... Me diz qual o capacitor. Estou com um notebook idêntico aqui. @brunoinforec medi nos capacitores abaixo do processador, como tu tens a placa ai igual, os que medi foram os 3 centrais, pequeno /medio / pequeno novamente bem no meio, apresenta 0.8v /1.052v/0.8v
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor Bios esta assim -> 1->0.212v 5-> 0.212v 2-> 1.5v 6->1.5v 3-> 3.3v 7-> 3.3v 4->0v 8-> 3.3v
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos @Israel Lorandi Se esta gerando 0,80 no VCORE provavelmente ele está funcionando. Esses processadores trabalham com várias tensões para economizar energia. Sei que pode ser até meio "cliche" ,mas não vi voce informando sobre ter regravado a bios. Na maioria das vezes esses Aspire One corrompe e apresenta esse defeito. No próprio manual de serviço desse modelo tem as instruções para regravar usando um pendrive. Faça esse teste antes de mexer com o hardware. Ela pode ser regravada usando apenas um pendrive e ativando o recovery usando as teclas FN + ESC. - Renomeia o arquivo de Bios que pode ser baixada direto do site ( PAV70D2.fd para DDR2 ou PAV70D3.FD para DDR3) e coloque na raiz do pendrive - Plugue o pendrive , segure pressionado as teclas Fn + ESC e plugue o carregador o Led power vai piscar e aguarde.(uns 5 min)
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor @willianlopes eu já regravei a bios, creio que esta função ainda funciona, então tentarei com a bios do fabricante, não custa tentar. Tentarei fazer, regravei ela aqui novamente e veremos o que acontece. Grato
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos @Israel Lorandi Ah mas se regravou usando gravador e arquivo aqui do fórum o problema deve ser outro. Mas tente ai.
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Autor @willianlopes Isso gravei com arquivo do fórum só não dizia se era ddr2 ou ddr3 a bios que tinha. Mas vou dar uma olhada la e vou testar agora que tentei regravar.
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos As memórias recebem 3 tensões pra funcionar, uma delas é 3.3v mesmo, as outras variam de acordo com o tipo: ddr2 1.8v e 0.9v vtt ddr3 1.5v e 0.75v vtt Podes conferir no final da página 7 do esquema.
Postado 28 de Agosto de 2017 8 anos Sobre o problema da máquina eu trocaria o kb926qf d3 (página 24) antes de mais nada para teste, esse KBC é muito problemático, já perdi as contas, das vezes em que após analisar a placa toda e não achar o erro o problema estava nele.
Postado 29 de Agosto de 2017 8 anos Bom dia, como nossa amigo comentou, com relação as tensões, aparentam está ok. Nesses casos é sempre bom fazer um boa análise visual na placa, já que é uma placa bem antiga. Oxidação e solda fria são bem comuns. Uma limpeza e deixar um tempo na estufa pode ajudar. Desconecta o máximo de cabos que puder, ( tela, usb, touch,....) Troca do CI da bios também pode resolver o problema.
Postado 5 de Setembro de 2017 8 anos Autor Pessoal, esta máquina tive que deixar de lado e devolve-la por falta de tempo para ficar analisando ela, troquei o IO dela que na verdade não era o esquema exato dela pois não achei o IO era diferente era um E0 e não D3, mas tentei a substituição e depois fui verificando a placa e o chipset estava mais quente que o processador, bem mais, creio que ele estava com algum problema ou algo fazendo ele aquecer mas como não tinha mais tempo devolvi sem conserto este aparelho. Grato a ajuda de todos. Editado: 5 de Setembro de 2017 8 anos por Israel Lorandi
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.