Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Laserjet m1132 - Impressora 110v ligada em 220v

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá pessoal...

Estou realizando o reparo de uma impressora Laserjet m1132 que foi ligada em 220v.

Os componentes da fonte que já foram trocados são os seguintes:

Capacitor de filtro

Ponte retificadora

Fusível plástico

Falta agora apenas trocar o transistor mosfet 08n50e.

O problema é que não encontrei este componente aqui na cidade e também, nenhum dos equivalentes.

Segue abaixo uma lista de possíveis equivalentes. As informações que encontrei sobre a substituição deste componente foram encontradas na internet.

irf840, P8N50, 7N60, P11NA60,  P12NA60 e 9N50C.

Procurei aqui na minha cidade mas infelizmente não encontrei nenhum deles.

Em uma eletrônica daqui, um amigo me disse que eu poderia tentar com um 18n50.

Coloquei o 18n50 e liguei a fonte em série com uma lâmpada, que acendeu com pelo menos 50% de intensidade. Além disso, o transistor esquentou muito.

E agora, será que tem mais alguma coisa em curto ou isto aconteceu pelo fato do transistor ser muito diferente do original?

Vou tentar encontrar um equivalente amanhã, mas estou na dúvida se pode ter algo em curto além disso.

O varistor não está em curto, mas ainda tenho que testar alguns resistores SMD. Fora isso, não acho mais nada que possa estar em curto.

Sem o transistor chaveador a fonte não fica em curto e a lampada não acende.

Desde já, muito obrigado por tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Casarolli M. de Souza o código correto do transistor original é P8N50E, é um transistor canal N para 500V e 8.5A, já o 18N50 é para é 500V e 18A, então acredito que essa fonte tenha mais problemas, porque pelas características não era para ele aquecer.
Dá uma verificada no restante do circuito porque com certeza algo está errado.

• Joinha 1
Link para o comentário

44 minutos atrás, Chico Lima disse:

@Leandro Casarolli M. de Souza o código correto do transistor original é P8N50E, é um transistor canal N para 500V e 8.5A, já o 18N50 é para é 500V e 18A, então acredito que essa fonte tenha mais problemas, porque pelas características não era para ele aquecer.
Dá uma verificada no restante do circuito porque com certeza algo está errado.

Olá amigo... Sei que é complicado saber disso no chute, mas o que você acha que ainda poderia estar com defeito amigo?

Obrigado amigo.

1 hora atrás, cristi disse:

amigo estou com uma HP de outro modelo só no ML para encontrar tudo que precisa não perca tempo ( e coloque os que usam a especificação exata do componente pode danificar outros) grande abraço !

Olá amigo...

Sim, com certeza usar o mesmo modelo de componente deve ser o mais indicado, o problema é que não encontrei nenhum aqui na minha cidade e precisava entregar esta impressora o mais rápido possível, pois fui eu mesmo que a queimei.

Se não tiver outro defeito, vou comprar no Mercadolivre mesmo.

Obrigado. :)

Edit.

Pessoal. Resolvi dar uma olhada na impressora e encontrei o diodo schottky de saída em curto. Vou substituí-lo agora, mas me parece que não é um bom sinal. Quer dizer que a alta tensão passou para o transformador? Como pode ter queimado o diodo?

Edit2. 

Troquei o diodo schottky e a fonte ligou. :) Agora bora fazer alguns testes pra ver se é só isso mesmo. :)

Editado: por Leandro Casarolli M. de Souza
Link para o comentário

13 horas atrás, Leandro Casarolli M. de Souza disse:

Olá amigo... Sei que é complicado saber disso no chute, mas o que você acha que ainda poderia estar com defeito amigo?

Obrigado amigo.

Olá amigo...

Sim, com certeza usar o mesmo modelo de componente deve ser o mais indicado, o problema é que não encontrei nenhum aqui na minha cidade e precisava entregar esta impressora o mais rápido possível, pois fui eu mesmo que a queimei.

Se não tiver outro defeito, vou comprar no Mercadolivre mesmo.

Obrigado. :)

Edit.

Pessoal. Resolvi dar uma olhada na impressora e encontrei o diodo schottky de saída em curto. Vou substituí-lo agora, mas me parece que não é um bom sinal. Quer dizer que a alta tensão passou para o transformador? Como pode ter queimado o diodo?

Edit2. 

Troquei o diodo schottky e a fonte ligou. :) Agora bora fazer alguns testes pra ver se é só isso mesmo. :)

opa legal amigo espero tudo espero que fique tudo certo, não esqueça de positivar aqui os que ajudam tenha ótima semana !

• Joinha 1
Link para o comentário

2 horas atrás, Chico Lima disse:

@Leandro Casarolli M. de Souza este diodo em curto pode ser a causa do aquecimento que você havia dito. Tem que verificar se não teria um problema após esta saída para ter queimado o diodo. Seria bom verificar também, correto?

Era ele mesmo o problema amigo. Já entreguei a impressora. :) Muitíssimo obrigado por tudo.

1 hora atrás, cristi disse:

opa legal amigo espero tudo espero que fique tudo certo, não esqueça de positivar aqui os que ajudam tenha ótima semana !

Opa claro amigo, pode deixar que vou positivar. Muito obrigado. Uma ótima semana pra você também.

Vou deixar aqui a lista dos componentes que foram trocados, para caso alguém esteja passando pela mesma situação com esta impressora.

Capacitor de filtro

Ponte retificadora

Fusível plástico

Transistor Chaveador - Usei um 18N50 no lugar do original e funcionou perfeitamente.

Diodo retificador de saída

Abração pessoal. :)

Link para o comentário

20 horas atrás, Leandro Casarolli M. de Souza disse:

Era ele mesmo o problema amigo. Já entreguei a impressora. :) Muitíssimo obrigado por tudo.

Opa claro amigo, pode deixar que vou positivar. Muito obrigado. Uma ótima semana pra você também.

Vou deixar aqui a lista dos componentes que foram trocados, para caso alguém esteja passando pela mesma situação com esta impressora.

Capacitor de filtro

Ponte retificadora

Fusível plástico

Transistor Chaveador - Usei um 18N50 no lugar do original e funcionou perfeitamente.

Diodo retificador de saída

Abração pessoal. :)

@Leandro Casarolli M. de Souza Que bom que resolveu, sempre que possível, bata uma foto apontando os componentes na placa que trocou, uma vez que não possuímos o esquema dessas impressoras.

Parabéns !

gUGwVY

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...