Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook STI NI 1401 Trava na tela do fabricante

Avalie este tópico:


Elton Mauricio

Posts em destaque

bom amigo o ponto de fusão das soldas varia de 180graus a 220 graus, porem as estações a ar tem variação, então normalmente coloque em 400graus que na pratica vai dar uns 220graus dependendo do tempo que ficar parado no componente.

 

então tudo depende da temperatura e tempo.

 

para calibrar sua estação, pegue o multímetro com termômetro e verifique o tempo que atinge realmente 180 ou 220.

 

na pratica vai vendo quando o estanho dos contatos fica brilhante e derreta ai levante o CI.

 

ok se gostou manda uma joinha abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha máquina ainda não chegou galera... enquanto isso, me respondam uma coisa: para tirar o chip bios da placa mãe pode ser com estação de solda de ar quente ? se sim, em qual temperatura ?

 

to perguntando isso pq n tenho mta prática com o outro tipo de solda  :-X

 

Cara não aconselho remoção de bios com estação de ar. Pois a bios é muito sensível a altas temperaturas.

Removo da seguinte forma, preencho os terminais de cada lado com solda e um pouco de salva chip (Solda de baixa fusão) com uma pinça segura a bios e com o ferro de solda toco uma vez em cada lado, em segundos ela sai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o problema fosse bios corrompida, ou mesmo o chip com defeito, a placa nem mesmo iria ligar. O que pode estar acontecendo a essa placa é algum curto nas entradas ubs, ou curto na rede, ou curto no áudio, ou mesmo capacitor. Dentre as quatro opções eu começaria trocando qualquer capacitor eletrolítico que tenha na placa, só depois eu optaria pelos demais procedimentos. Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

galera... ao tentar tirar o chip bios da placa mãe, acidentalmente veio com tudo, sim, literalmente tudo, até com a parte que vem com solda na placa do notebook...

 

e agora, o que eu faço para soldar novamente o chip da bios ?

 

Voce deve ter forçado demais para tirar, eu sempre tiro essas bios, colocando fluxo nas pernas, aplico solda em todas as pernas, até elas ficarem em curto realmente, depois aplico estação de ar quente, rapidinho sai e sem danificar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba arrancou quase todos os PADS. Nunca fiz ligação neste estado que tá, vamos ver se aparece alguém que já passou por problema semelhante ao seu.

 

E não desanima amigo, com certeza muita gente já passou por isso, é assim mesmo no começo erramos muito, mais com paciência e persistência adquirimos experiencia. 

 

Desejo boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo se vc olhar bem próximo aos PADs que sairam tem circuitos linhas que levam a algum lugar, com uma pinça bem fina retire o esmalte encima dos dessas TRILHAS ou Circuitos solde pequenos fios nelas, mas atenção !!! fios bem finos e flexíveis ou podem arrancar o circuito. Por fim solde os fios na BIOS e isole com algum tipo de fita adesiva de papel. Lembrando que a BIOS não poderá mais ficar no lugar onde estava, vai ficar flutuando rsrsr, só não sei se éla vai aquecer muito por não estar em contato com a placa mãe que pode servir como um dissipador de calor, mas isso se alguém souber responde ai. Acredito que funcionara já fiz algo parecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser com estação (soprador) ou com ferro de solda: primeiro coloque um pouco de fluxo nas perninhas do chip, depois derreta solda de baixa fusão fazendo um U e aquecendo os dois segmentos de pinos ao mesmo tempo, com uma pinça assim que soltar da placa remova o chip. Depois sugador na sobra de solda e remover o resíduo com fita para dessoldar. Lave com álcool isopropílico e assim os pads já ficam prontos e limpos para receberem o BIOS novamente. Não esqueça de limpar as perinhas do chip antes de ressolda-lo à placa mãe. Espero ter ajudado. Se foi útil manda uma joinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês tem algum vídeo ensinando o procedimento ou uma imagem mostrando como fica? pois sou novato nessa área  :(

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu disse algumas trilhas se ligam aos PADs as vezes elas vem do interior da placa, tipo um furo. as vezes são trilhas na superfície da MOBO (PLACA), talvez a questão é vc achar a conexão que se ligava ao PAD, use um ferro de solda com a ponta bem limpa, limpe bem a superfície da placa com isopropílico. Use também uma solda de boa qualidade e fluxo também. Isso ai amigo é como uma cirurgia neurológica de um cara que perdeu massa encefálica rsrsrs. boa sorte e acredito que vai dar certo. estou com uma placa aqui com o mesmo problema que o seu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, feche um curto nos polos da bateria da CMOS ( pilha da placa ), com o notebook todo desligado certo.

Deixe em curto os polos por 20 segundos. Ja resolvi alguns itautec assim.

 

Ola amigo no meu caso ja fiz de tudo, também fiz esse procedimento que vc disse. Tudo começou quando eu formatei o note e instalei tudo normal, por fim fui instalar os driver de video, no fim da instalação ele pediu pra reiniciar e travou na tele de logo do fabricante. depois de algumas reiniciadas tetando faze-lo funfar, ele começou a aparecer uma listra azul de mais ou menos meio centímetro no canto superior da tela na mesma tela do logo SEMP TOSHIBA. Por fim a listra que era azul deu lugar a uma outra do mesmo tamanho só que chuviscada como uma TV dessintonizada, tipo quando tirávamos as fitas do Super Nintendo com ele ligado, ou a fita falhava heheh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, meu gravador de bios chegou e o chip bios também... agora eu estou em dúvida em como colocar o chip no meu gravador...

 

o chip é o winbond 25Q64FVSIS 1223

 

e também gostaria de saber qual opção do programa do meu gravador eu devo escolher... to mandando em anexo a imagem para vocês me ajudarem

Duvida.jpg.c44869b14dfa3a59ae4e9b251710001d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...