Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Teste em Tomada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia!

Quando vou em uma empresa\casa, instalar um Desktop, notebook ou similar, existe algum teste na tomada que se possa ser feito, para saber se está tudo certo?

Claro fora o multímetro, para medir 127v ou 220v na tomada. Para dar uma boa garantia no serviço.

Abraços

Postado

Dependendo do equipamento, é bom ver também se a tomada tem aterramento. Se o pino do meio da tomada estiver desligado, tem equipamentos que ficam dando choque na carcaça. Na falta de um terra, eu jumpeio com o neutro.

Postado
8 minutos atrás, zazulak disse:

Dependendo do equipamento, é bom ver também se a tomada tem aterramento. Se o pino do meio da tomada estiver desligado, tem equipamentos que ficam dando choque na carcaça. Na falta de um terra, eu jumpeio com o neutro.

Não conhecia esta...o Ai no caso de descarga elétrica, ou estática, iria tudo para o Neutro? Sem dar nenhuma interferência no equipamento?

Postado

Nao estou aqui para contrariar ngm , deixo apenas minha opiniao. 

Nao recomendo ninguem colocar o fio terra junto com o neutro, nunca! Imaginemos uma situação que temos um defeito no neutro da rede externa vindo até sua residencia. Ao inves de aterrar o equipamento em questao vc iria levar um belo choque eletrico na carcaça do equipamento (supondo que temos defeito no neutro vindo da concessionária). Existe o fio terra justamente para levar os eletrons que escapam para o terra entao nada melhor que uma haste devidamente instalado no solo... 

repito nao estou para contariar ngm nao me julguem mal apenas a minha opiniao 

• Joinha 2
  • Legal 1
Postado
11 horas atrás, RafaelG97 disse:

Não conhecia esta...o Ai no caso de descarga elétrica, ou estática, iria tudo para o Neutro? Sem dar nenhuma interferência no equipamento?

Não  é  o ideal, mas ainda dá  menos dor de cabeça que deixar o terra solto. Como o neutro é  aterrado na entrada de energia, dá alguma segurança contra descargas, mas não  tanto como um aterramento real, e de preferência com a haste enterrada bem longe da haste de aterramento do neutro. Agora, se for uma tomada 220 com duas fases, aí não  tem muito o que fazer..

• 2 semanas depois...
Postado

Na minha casa toda a instalação elétrica foi refeita, usado fio nº6 flexível e em todas as emendas foram soldados para não enferrujar e sofrer perdas, instalei haste de 2m de cobre do lado do banheiro e fio verde para indicar o neutro, caixa de dijuntores para separar chuveiro, lavanderia e etc. Isso é uma instalação padrão. No caso da CPU no mínimo um estabilizador devidamente aterrado.

Postado (editado)
Em 19/06/2018 às 11:23, zazulak disse:

No neutro circula corrente e essa corrente desenvolve na resistência do fio uma tensão  que varia de tomada para tomada dentro de uma empresa. O ideal é não fazer essa ligação e informar ao responsável a falta do terra e os riscos incorridos. Se houver interligação de dois equipamentos por, por exemplo, uma ligação serial tipo rs232, fluirá uma corrente indesejada  entre os equipamentos pelo terra.

Editado: por mariomendes77
Postado

Você poderá utilizar um testador de fases para garantir qual voltagem está passando apesar de que os carregadores geralmente são bivolts. No entanto muitas fontes de CPUs nem sempre são e possuem a chave seletora de voltagem atrás.

testador de fase.jpg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...