Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desumidificadora qual a temperatura correta?

Avalie este tópico:

aramosp

Posts em destaque

As informações é que o ideal seja de 60 a 100gr no maximo.

Com tempos de permanência variado.

Não fiquei muito contente com um gabinete de copiadora , com duas lampadas de 100w só chegou a 70 gr em cima do apoio e 55 na placa , até fica legar mas eu não gostei muito.

Depois poste suas fotos.

A 60 gr eu pretendo fazer um teste com 8 h. de permanência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo bom dia, aqui vão algumas dicas...no primeiro dia fiquei decepcionado com duas lampadas de 100w não consegui atingir 65º, analisando conversei com um amigo e chegamos a conclusão que a madeira estava absorvendo o calor. Então ontem eu comprei isopor e papel alumínio, fiz um revestimento com o material, conseguindo chegar a 100º facilmente, não sei se ela vai alem disso pois já estava tarde e eu havia setado o termostato para esse valor. Não sei como o amigo fez mas vale revestir com um isolante térmico.

Link para o comentário

Ola amigo bom dia, aqui vão algumas dicas...no primeiro dia fiquei decepcionado com duas lampadas de 100w não consegui atingir 65º, analisando conversei com um amigo e chegamos a conclusão que a madeira estava absorvendo o calor. Então ontem eu comprei isopor e papel alumínio, fiz um revestimento com o material, conseguindo chegar a 100º facilmente, não sei se ela vai alem disso pois já estava tarde e eu havia setado o termostato para esse valor. Não sei como o amigo fez mas vale revestir com um isolante térmico.

Aqui é um gabinete para copiadoras, tipo um ármario com portas, todo em folha base de ferro.

A pintura  é amarela, talvez esteja absorvendo a luz e o calor. Também preciso dar umas vedadas nele etc...

Umas melhoradas.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Olá.

Tenho lido alguns topicos sobre "desumidificadores" caseiros no forum, o que pretendem com eles é mesmo retirar a humidade?

Se a resposta fôr sim, eu acho que estão gastando energia apenas para aquecer a humidade, que embora possa dar a sensação de está seca mas na verdade não está.

A unica coisa que retira a humidade é o frio não o calor.

Seria util pensar em criar alguma coisa fria para que condensa a humidade então aí e para não ter a sensação de frio aquecer esse ar, não sendo obrigatorio ser aquecido.

Link para o comentário

Olá.

Tenho lido alguns topicos sobre "desumidificadores" caseiros no forum, o que pretendem com eles é mesmo retirar a humidade?

Se a resposta fôr sim, eu acho que estão gastando energia apenas para aquecer a humidade, que embora possa dar a sensação de está seca mas na verdade não está.

A unica coisa que retira a humidade é o frio não o calor.

Seria util pensar em criar alguma coisa fria para que condensa a humidade então aí e para não ter a sensação de frio aquecer esse ar, não sendo obrigatorio ser aquecido.

Vc pode explicar tecnicamente como funciona essa forma de retirar a umidade usando o frio ao invés do calor?.

Link para o comentário

Ola guimarães, boa tarde, não entendi sua colocação me desculpe, mas penso que isso somente seria possível para desumidificação do ar uma vez que o frio retira a umidade do ar. Mas para placas eletrônicas creio que aconteceria o efeito inverso, isto é acumularia a agua solidificada na placa. E quando aquecida provavelmente voltaria a forma liquida na placa.

Uma solução seria colocar a placa na estufa e remover o vapor que sairá da placa através de exaustores.

Link para o comentário

Boa tarde.

@arasmop- tens  razão quando dizes que ao ser aquecida dar se-ia o efeito de condensação, mas isso provavelmente iria complicar o projecto.

Para esse projeto seria preciso, aquecer a placa  para se dar o efeito de condensação, ter uns ventiladores a fazer com que o ar passasse pela placa para fazer evapororar a agua esse ar deveria seguir por algum canal com um superfice fria para retirar a humidade de de novo voltasse pela placa passar, mas já seco.

Sei que poderá ser meio confuso isto de o calor nao retirar a humidade, mas é a verdade da fisica.

Sabendo que no brasil tem regiões onde a humidade é muito alta,  provavelmente haverá sim a necessidade de desumidificar essas placas antes do processo de reflow ou reballing para minimizar empenos e que se soltem pads, etc.

Por exemplo se colocar uma placa ao sol onde tem 40ºc com uma humidade relativa 70%, por muito tempo que esteja ao sol a torrar nunca irá ficar seca. Dará sim uma sensação de estar seca.

Link para o comentário

Ola amigo guimarães, comungo com sua colocação quanto a umidade relativa em certos estados, mas creio que a desumidificação se dê  em aparelhos que por sua vez fiquem parados por um longo período. É sabido que o fenolite demora bastante para secagem isso posso afirmar pois ha muito trabalho com eletrônica e por varias vezes já "lavei placas" por motivos vários, e em alguns casos era necessário usar secador de cabelos, bom fato é que as placas de noot são de fibra o que garante uma condição boa quanto a umidade. Mas que a desumidificação funciona isso funciona, seja pelas leis da física ou não! pois já aconteceu comigo e hoje logo que recebo uma máquina que esteja parada por muito tempo a primeira coisa que faço e coloca-la na estufa (desumidificadora), mas todos temos nosso macete! e respeito seu comentário. 

Link para o comentário

Boas.

Não devemos confundir secar com desumidificar. Por isso na minha primeira intervenção perguntava se o objectivo era realmente retirar humidade.

Uma coisa é certa se não fizer bem mal também não fará, quando muito serve de pré-aquecimento.  :)

Só queria deixar claro que se a ideia for retirar humidade esse processo não será o melhor, se for aquecer o ambiente provavelmente com uma resistencia de calor no fundo de uma caixa (já que o ar quente sobe) seria provavelmente mais rapido.

Ainda estive por aqui hã procura de uns trabalhos que tenho de a alguns anos ter frequentado um curso de ar-condicionado que provavelmente daria para explicar melhor esse processo. Mas nao estou a encontrar, prometo que se encontrar voltarei para colocar isso aí.

De qualquer forma deixo o link da wikipedia sobre o funcionamento do desumidificador.

hxxp://pt.wikipedia.org/wiki/Desumidificador

trocar os XX por tt já nao sei se estarei a infringir alguma regra pelo link.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...