Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ASRock / G965M-S Rev G-A 1.01 / Não dá vídeo (liga mas, não faz o POST, não faz "bip")

Avalie este tópico:

Posts em destaque

9fRZbL&key=03616ea05b16e64bf33cbbaf2656b

Inicialmente esta placa funcionava e apresentava o problema descrito nesta primeira postagem (capacitores ruins que precisavam ser substituídos). Após troca dos capacitores, a placa foi montada novamente no gabinete e devolvida ao cliente. Ela acabou voltando, como descrito abaixo, pois parou de funcionar. Estou atualizando esta primeira postagem a fim de incluir este novo problema. O título da postagem foi mudado.

Quem puder, por favor me ajude a resolver este caso. Não tenho muita experiência com manutenção de placas (não sou técnico em eletrônica) e mesmo sendo técnico em informática com alguns anos de experiência, somente nos últimos tempos que estou tentando manutenção de placas com defeito.

---fim da edição---

Estou com uma placa-mãe ASRock G965M-S Rev G/A 1.01 com alguns capacitores ruins. Segue foto dos capacitores ruins apontados com as setas.

Gostaria de confirmar se estes capacitores são de 680uf 4v...?

A pergunta pode parecer boba para alguém mais experiente, mas estou com esta dúvida, pois, não tenho o esquema desta placa-mãe e também não tenho muita experiência com eletrônica, em especial com estes capacitores sólidos. Há também um número ( 93 ) sobre eles. O que significa este número?

Sem mais, agradeço a ajuda.

Capacitores com defeito-2.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Placa reparada voltou para manutenção. Incluindo novas informações do problema.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Moderador Global

@Raniere T.I. , veja:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Se tiver dificuldade em encontrar de 4V, pode utilizar de 6.3V tb.

• Joinha 1
Link para o comentário

2 horas atrás, curtolo disse:

@Raniere T.I. , veja:

Se tiver dificuldade em encontrar de 4V, pode utilizar de 6.3V tb.

Obrigado @curtolo. Eu já vi este anúncio no mercado livre. Mas ainda assim achei prudente perguntar se este capacitor é mesmo um de 680uf, para garantir, entende?

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Boa tarde amigo. A sua pergunta, está respondida acima. Mas você pode contornar e seguir conserto, ou ver se resolveu, pegando um grande, comum nas placas antigas de 3300 x 6,3v e soldar em paralelo com esses dai. Eles estão todos em paralelo, então, qualquer lugar que soldar não faz diferença. Quando eles estufam, eles perdem a função, ou seja ficam fracos. Então para teste, não tem nada de mais soldar o grande em paralelo para ver. Normalmente um só de 3300 (solde por baixo mesmo) já serve para o teste. A voltagem não tem problema ser maior, NUNCA pode ser é menor de onde vai ser usado. Espero ter gostado dica. boards

• Joinha 1
Link para o comentário

Agradeço a todos que participaram deste tópico respondendo a pergunta sobre capacitores.
Eu comprei os capacitores, troquei, funcionou bem. Devolvi ao cliente, mas, a placa parou de funcionar; segundo o cliente um dia depois. Agora ela liga, mas não dá vídeo (não faz o POST, não faz "bip" algum e fica nisso.

Desliga se eu mantiver o botão power pressionado por 5 segundos. Visualmente, parece normal não notei nem um componente esquentando a não ser o CI da rede. Este aí na foto.
Ele esquenta um pouco. Posso manter o dedo sobre ele quando a placa está ligada sem me queimar, mas eu diria que ele pode estar chegando perto, ou passando, de uns 50º. Estou me sentindo impelido a retirar este CI para ver se a placa funciona...

Eu queria ver o esquemático da placa. Alguém teria uma dica de onde o encontro?

CI suspeito de defeito.jpg

Link para o comentário

18 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

@Raniere T.I. Se esta se referindo ao ALC662 ele é o chip de audio, se tem duvida pode retirar ele com estação da ar. Esquema dessa placa nao se encontra amigo...

Opa! Valeu pela correção @Shrimp_Green, De fato, o cliente havia relatado problema com o som antes da placa parar de vez. 🤔

Link para o comentário

2 minutos atrás, Raniere T.I. disse:

Opa! Valeu pela correção @Shrimp_Green, De fato, o cliente havia relatado problema com o som antes da placa parar de vez. 🤔

Hum, isso torna esse CI mais suspeito ainda. 🤔

Nao é comum ele esquentar ao ligar a placa. Mas pode nao ser ele mas sim algum capacitor desse circuito com defeito causando esse aquecimento..

Sugiro para teste retirar ele.

Link para o comentário

Em 23/11/2018 às 17:41, Shrimp_Green disse:

Hum, isso torna esse CI mais suspeito ainda. 🤔

Nao é comum ele esquentar ao ligar a placa. Mas pode nao ser ele mas sim algum capacitor desse circuito com defeito causando esse aquecimento..

Sugiro para teste retirar ele.

Retirei o CI mas a placa ainda está apresentando o mesmo problema: ela liga, mas não dá vídeo (não faz o POST, não faz "bip" algum e fica nisso.

Você teria alguma ideia do que poderia causar isso nesta placa?

Link para o comentário

Comecei a medir as tensões da placa, e, para que fique mais claro onde encontrei cada valor, estou postando esta imagem com as medidas que encontrei. Eu usei a imagem envida pelo igorbrbsem sua postagem aqui no fórum(

) sobre esta mesma placa. Eu substituí os valores da imagem dele pelos valores que encontro nesta placa que está comigo (claro). Estou enviando uma foto da minha placa também. Notem que retirei o CI ALC662 que estava apresentando aquecimento.

As medições foram feitas com a placa ligada.

Durante as medições, pude notar que há dissipação de calor pelo dissipador de alumínio do CI ponte norte (não me parece excessivo), o CI ponte sul não pareceu gerar calor.

O processador gera pouco calor (me parece o esperado para um processador intel).

Medi também os terminais do CI L6713A que fica acima do processador (segue foto dele em anexo). As medida encontradas nele com a placa ligada foram:

Pino    Voltagem
1          0,05
2         12,03
3         0
4         0,04
5         0,04
6        12,02
7         0
8        0,04
9        0,04
10     12,02
11     0
12     0
13     0
14     0
15    10,36
16    0
17    5,23
18    0
19    0
20    0,07
21    0,13
22    0,13
23    0,02
24    0
25    0
26    0,01
27    0,01
28    0,01
29    0,01
30    0,01
31    0,01
32    1,25
33    2,25
34    1,15
35    0,12
36    0
37    2,74
38    1,01
39    1,02
40    1,02
41    0,21
42    1,02
43    0,21
44    1,02
45    0,17
46    0,05
47    0
48    0
49    0
50    0
51    0
52    0
53    0
54    0
55    0,01
56    10,25
57    10,25
58    0,01
59    0
60    0
61    0,01
62    10,25
63    0,04
64    0

* Eu não sei quais seriam os valores de voltagem esperados para esta placa. Alguém poderia me indicar onde encontro esta informação?

* Com base nos valores de tensão que tenho aqui, alguém poderia me ajudar a descobrir por que esta placa não dá vídeo (não faz o POST)?

minha medição.png

Minha placa.jpg

L6713A.png

Link para o comentário

• Raniere T.I. alterou o título para ASRock / G965M-S Rev G-A 1.01 / Não dá vídeo (liga mas, não faz o POST, não faz "bip")
1 hora atrás, Rud Tadeu disse:

@Raniere T.I., vc trocou quantos capacitores? se trocou só os que estavam estufados aconselho a trocar os outros tbm.

Faltou trocar um destes da foto da primeira postagem. Não o troquei porque aparenta estar bom. Aliás, a placa funcionava mesmo com os capacitores estufados e depois de trocados os ruins também funcionava. Estou testando os capacitores e todos os eletrolíticos aparentam estarem bons (teste na placa). Mas admito que o teste pode não ter demonstrado o estado real de cada um.

Pelo visto vc está sem vcore

Quais valores de voltagem eu deveria ter para que tivesse vcore?

veja se o processador esquenta.

O processador apresenta algum aquecimento sim (fato mencionado acima) quando a placa está ligada.

1 hora atrás, lex.le disse:

Testou com outro processador?

Sim, já testei com outro processador que sei estar bom. Deu no mesmo sintoma: liga, sem vídeo, sem POST.

Como descrito acima, o processador apresenta alguma temperatura quando a placa está ligada, presumo que isso indique eu esteja bom (?).

1 hora atrás, lex.le disse:

nenhum desses mosfets próximos ao processador apresentam curto?

Isso eu não sei dizer ainda. Teria de fazer o teste (não sei bem como fazer mas posso ver isso amanhã).

O CI ALC662 estava esquentado (agora está fora da placa) e eu suspeito que o aquecimento dele pode ter origem em algum componente ruim ou em curto (suspeito em especial dos capacitores). Então eu estou tentando verificar como estão os capacitores. Já testei os eletrolíticos e a princípio aparentam estarem bons. Destes, 3 chamaram minha atenção, por não apresentarem valor algum quando tentei testá-los na placa (marcados com os círculos amarelos na foto). Eu os retirei, e, os testando fora da placa, parecem bons.

Segui com os testes nos capacitores cerâmicos, e os que estão nesta região marcada com o retângulo amarelo estão apresentando os mesmos sintomas que esses 3 que retirei da placa: ao medi-los obtenho infinito no multímetro. Aparentam estarem "abertos", presumo(?).

Este marcado com o retângulo vermelho parece estar em curto. Ao medi-lo obtenho 0(zero).

O componente indicado com a seta eu não sei o que é. Suspeito ser uma bobina. Seria isso mesmo?

Sem o esquemático, está difícil para mim identificar estes componentes.

Componentes suspeitos a serem retirados para reste-.jpg

Capacitores suspeitos.jpg

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário

@Raniere T.I., O marcado com o retângulo vermelho é um capacitor e pela sua informação ele está em curto. troque tbm o capacitor do vcore que vc não trocou. sempre que pego placas com capacitor estourado no vcore eu troco todos pq já troquei apenas os visivelmente ruim e depois o cliente retornou com o capacitor do lado que não apresentava está ruim queimado.

a voltagem do vcore depende do processador pode variar, mas fica entorno de 1v.

Link para o comentário

Eu gostaria de saber quais componentes são estes onde estão os retângulos verdes. Tem deles por toda a placa. Seriam resistores? Ou isso são diodos? Eu estive medindo alguns e parecem estar abertos. Outros (caso sejam diodos) parece em curto(?).

Alguém poderia me dizer o que ele são?

Quais componentes são estes.jpg

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário

3 horas atrás, Raniere T.I. disse:

Eu gostaria de saber quais componentes são estes onde estão os retângulos verdes. Tem deles por toda a placa. Seriam resistores? Ou isso são diodos? Eu estive medindo alguns e parecem estar abertos. Outros (caso sejam diodos) parece em curto(?).

Alguém poderia me dizer o que ele são?

Quais componentes são estes.jpg

Oi.. esse pequenos da cor preta são os resistores smd. Quando são desse tamanho, não tem indicação do valor deles. Quando são maiores, como tem na propria foto, daí está escrito, igual resistor 102 = 1k . Jã os que estão do lado do escrito 24AU1 são os capacitores. Estes, depende da cor para indicar capacitancia. Aqueles que estão embaixo etiqueta barras, são diodos, o risco é o catodo. Note que os resistores marcados são individuais. Existem o resistor pak, igual lado direito foto de 0 ohms servem como pequenos fuziveis, mas tem de todos valores. Um apanhado geral ok ...boards

Editado: por boards
erro digitação
Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...