Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HP Pavillion 14-N040Br / DA0U83MB6E0 REV. E / não liga

Avalie este tópico:

diegosgarcia

Posts em destaque

Pessoal boa tarde, só tenho as tensões vreg 3 e 5 sendo geradas no rt8223p, e a partir delas 3VPCU e 5VPCU mas as tensões always +3VS5 e +5VS5 ausentes, pelo esquema percebi que sem o S5_ON nada vai acontecer, poderia o kb9010qf estar corrompido e causando a ausência desse sinal ? já verifiquei o terminal 101 do I/O e está zerado, antes de comprar outro gravado queria tirar o máximo de duvidas possível.

Capturar.JPG

Capturar1.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, SDTech disse:

Comece pelo o método mais simples, de todas que peguei desse modelo apenas uma mudou em detalhes o defeito. Era bios e havia sido mexida em outra assistência, removeram a bios e juntamente um resistor minúsculo. Regravea bios, efetue o backup da original.

Então não tem tensão na bios, e pelo que entendi do esquema a tensão da bios 3v deep sus vem da PCH, mas como a PCH não é alimentada devido a ausência do s5 on, se  eu estiver errado me corrijam por favor.

Link para o comentário

Verifique se a bateria interna de 3 V está boa, e tem tensão após os diodos.

No conector CN 4 na placa, do cabo flat, que dá o start, foi verificado. Verifique se chega 3 V, Teste o start, tambem, com um pulso entre os pinos 5 e 6 do conector.

Uma observação, voce descreve a falta do sinal de saída do sio, sinal S5_ON, que seria a ativação das fontes alw de 3 V e 5 V.

Mas veja ,  se faz necessário, verificar as condições iniciais de funcionamento do sio.

Existem circuitos, que a tensão de alimentação do chip da bios, ocorre somente após o start. Estou analisando este circuito, pelo esquema, para ver se este seria um caso.

image.png

Editado: por regisfatef
corrigir texto.
  • Joinha 1
Link para o comentário

@diegosgarcia Buenas. 

A sequencia é por ai mesmo. Ao plugar carregador vc deve ter as 3VPCU e 5VPCU. Para ter +3VS5 e +5VS5 o SIO precisa enviar S5_ON para o PU9.

Vc pode estar conferindo se o IO ta alimentado com +3VPCU_EC, pino 67 e se ta alimentado com +3VPCU tb, pode ser o caso da regravação desse sio. 

A bios vai ser alimentada pela tensao +3VS5 que passa pelo U18, e quem habilita esse CI é o IO. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Para testar o circuito do rt8223, voce pode simular injetando 3 V, no sinal s5_on. 

E verifique se surgem as tensões 3 V e 5 V alw.

Voce tem de verificar tambem, se chega o sinal de carregador conectado, no sio, tipo ac_in. Vou verificar no esquema, o nome dado a este circuito, nesta placa.

Uma duvida :  o led fica aceso, de carregador conectado na placa ?

O sinal acin, vem do pino 5, do PU2. E vai para o pino 76 do sio.

image.png

Editado: por regisfatef
inserir imagem
Link para o comentário

4 minutos atrás, diegosgarcia disse:

o r164 estou penando pra identificar ele...

pode ser la no SIO, pino 90, é o sinal DNBSWON#, ele tem que estar 0v para informar o pch que é para começar iniciar os sinais. reforço que eu desconfio do sio pois ele precisa ter o s5 on. 

@Neo o que vc acha que o colega pode estar testando da uma força ai 

Link para o comentário

Então, pode ser sim problema no arquivo ou no próprio kb9010.
Seria muito interessante gravar ele novamente, já verificaram se temos disponível bkp dele no fórum?

O KB9010 ainda não consta no flashrom, mas posso adicionar caso você me passe o ID: 

Esse gravador ch341A custa menos que um mac donalds e pode gravar perfeitamente a linha de KBCs da ENE, atualmente só temos suporte para o 9012 e 9022, porque ninguém forneceu o ID do 9010 ainda, se quiseres matar dois coelhos com um paulada só, este seria o caminho. ;D
Além de gravar o kbc por um preço insignificante, ajudarias a comunidade disponibilizando o ID do 9010, e com certeza serias o primeiro a gravar o kb9010 com flashrom e ch341A.

• Joinha 2
Link para o comentário

14 minutos atrás, R2-D2 disse:

pode ser la no SIO, pino 90, é o sinal DNBSWON#, ele tem que estar 0v para informar o pch que é para começar iniciar os sinais. reforço que eu desconfio do sio pois ele precisa ter o s5 on. 

@Neo o que vc acha que o colega pode estar testando da uma força ai 

@R2-D2 no terminal 90 fica em 3.3v quando pressionado o power zera e retorna a 3.3v mas nada acontece. 

Link para o comentário

1 minuto atrás, Neo disse:

Outra coisa que poderias fazer só pra desencargo de consciência é ligar com uma fonte original HP se é que não estas usando uma, e também fazer um clear ME na bios antes de gravar.

@Neo estou usando a fonte original e a bios não tem alimentação...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...