Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ferro de Solda versos Estação de Solda Controlada

Avalie este tópico:

DobloClick

Posts em destaque

Companheiros, eu uso um ferro de solda normal e o ferro de solda da estação conjugada porem quero comprar uma Estação de Solda com temperatura regulada independente e fiquei na dúvida se realmente é melhor que um ferro de solda já que a diferença de preço é até boa. Analisando as estações de solda achei estação de R$ 80 reais a R$ 1.500,00 e pergunto aos amigos que usam só a estação de solda:

Vale a pena ter uma estação de solda em vez de um ferro de solda ?

Gostaria da opinião dos veteranos !

No ebay tem uns ferros de solda que podem ser trocados a ponteira e é ajustável porem, estou precisando para ontem dessa ferramenta e não dá para esperar, no Brasil achei no ML para vender mas na tensão 220v e aqui é 110v !

Na telecelula tem essa YaXun 951D que está a R$ 164,68

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

No ML tem essa Hikari a R$ 156,90

No ML tem a Ya Xun a  R$ 89,90

No ML tem a Toyo Analogica a  R$ 145,02

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para trabalho com componentes SMD, com certeza a estação de solda com resistência de cerâmica é muito mais indicado.

Tenho duas Hikari HK-933 ja faz alguns anos e estão funcionando 100% até hoje (uma delas com ponta de faca).

Utilizo tanto para manutenção de notebooks como para tv, som, tablet, dentre outros.

Além dessas duas estações, utilizo muito o ferro da YAXUN 702, com ponta de agulha, para desbloqueio de games.

Se eu fosse escolher entre as postadas, compraria a hikari 936 ou a Toyo.

Link para o comentário

Só uma observação que não fiz,  no meu caso também uso a da Ya Xun 702 ela me da uma resposta mais rápida que o ferro de solda, ou seja, ela atinge o nível de temperatura mais rápida que o ferro, pelo menos neste quesito a estação é melhor, a minha dúvida é na marca por que ultimamente estou com o dedo "podre" para comprar equipamentos que duram pouco tempo devido a baixa qualidade ! E tem esses ferros de solda com temperatura controlada que se pode trocar a ponteira, como nunca trabalhei com esse não sei se realmente é bom !

Link para o comentário

Para trabalho com componentes SMD, com certeza a estação de solda com resistência de cerâmica é muito mais indicado.

Tenho duas Hikari HK-933 ja faz alguns anos e estão funcionando 100% até hoje (uma delas com ponta de faca).

Utilizo tanto para manutenção de notebooks como para tv, som, tablet, dentre outros.

Além dessas duas estações, utilizo muito o ferro da YAXUN 702, com ponta de agulha, para desbloqueio de games.

Se eu fosse escolher entre as postadas, compraria a hikari 936 ou a Toyo.

Pensei na Hikari CJ, ela é de 60W e a Toyo é 48W se bem que na solda Led Free não vai precisar de 60W !

Link para o comentário

Doblo não sei se seu orçamento permite, mas se vc puder pegar uma Hakko FX-888 eu te recomendo fortemente, tenho uma de uso no meu laboratório pessoal, comprada pelo ebay nos EUA, é um equipamento pra vida toda, daqui 10 anos vc vai tá com ela na sua bancada operando como se fosse nova.

Em 1999 compramos uma estação de retrabalho Hakko 850 e uma estação de solda Hakko 936 e estão ate hoje operando normalmente na assistência da nossa outra loja, nunca precisou trocar um parafuso, são ferramentas excelentes.

Link para o comentário

Uns 3 Anos atras, comprei uma estação de solda da Ersa:

NA epoca nao achei tao caro quase mil,  nunca deu pau, so tive que trocar as ponteiras mesmo, reposta quase instantanea. Ela tem uma pinça que para tirar componentes é excelente.

Sem exageros ela você pega o soldador ela chega na temperatura desejada em uns 20s.

Link para o comentário

Doblo não sei se seu orçamento permite, mas se vc puder pegar uma Hakko FX-888 eu te recomendo fortemente, tenho uma de uso no meu laboratório pessoal, comprada pelo ebay nos EUA, é um equipamento pra vida toda, daqui 10 anos vc vai tá com ela na sua bancada operando como se fosse nova.

Em 1999 compramos uma estação de retrabalho Hakko 850 e uma estação de solda Hakko 936 e estão ate hoje operando normalmente na assistência da nossa outra loja, nunca precisou trocar um parafuso, são ferramentas excelentes.

Cesert, realmente essa hakko é o sonho e não está tão cara mas estou economizando para comprar uma Honton e por enquanto vou numa mais em conta mas vou comprar sim.

Link para o comentário

Dobloclick, uso esse

e do tanto que é bom e barato, comprei mais um só para deixar de reserva caso o primeiro queime algum dia

não tem a base adicional e mesmo assim ainda é leve para trabalhar.

Link para o comentário

Dobloclick, uso esse

e do tanto que é bom e barato, comprei mais um só para deixar de reserva caso o primeiro queime algum dia

não tem a base adicional e mesmo assim ainda é leve para trabalhar.

Pois é Cassio, você tinha me falado desse, inclusive procurei aqui no Brasil dele mas só achei em 220v mas vou comprar um pelo Ebay e detalhe é que estou precisando para ontem, a minha estação que tinha o ferro conjugado pifou, comprei outra estação mas sem ferro de solda e estou só no ferro manual ! Como é este ferro de solda, atinge a temperatura rápido ou é igual a um ferro de solda normal ?

Link para o comentário

Basicamente é o mesmo ferro da estação de solda com resistência cerâmica porém ele tem a base embutida no cabo do ferro em uma plaquinha eletrônica.

Ele aquece bem rápido e permite que você controle a temperatura pelo potenciômetro amarelo giratório, também pode usar as pontas tipo hakko tranquilamente.

Faz o seguinte, pede um ou dois desse e quebra o galho por enquanto com o que tem ou com o que consegue para agora.

Tive uma estação semelhante com controle de temperatura digital que era espetacular e aquecia muito rápido mas tinha o porém de ter a base para o controle de temperatura, esse vai direto na tomada.

Digo por mim, não quero usar outro na vida.

Link para o comentário

Tem umas coisas que não dá para entender, parece que tudo é fabricado na mesma fábrica depois os vendedores só entram com a marca deles. Olhem esse estação de solda, idêntica a Hikari que tem nome porem a diferença de preço é bem grande !

estaco-de-solda-hk-936b-hikari-60w-127v-ou-220v-hikari-6245-MLB5041944096_092013-O.jpg

709622207_822.jpg

Link para o comentário

colega dobloclick,

eu aconselho a compra de um modelo cuja resistência tenha 4 terminais, porque as resistências com apenas dois aquecem muito mais devagar, duram 3 vezes menos e são difíceis de encontrar à venda.

Nasix, nem todo vendedor tem essa informação, você conhece alguma marca e modelo ?

Link para o comentário

tipicamente elas são todas iguais, feitas no mesmo ENORME complexo industrial em shenzhen. não posso falar ao certo de marcas porque as minhas estações vêm directamente da fábrica sem rótulos, mas sei que lá fabricam as atten, entre outras.

eu uso há alguns anos estações de origem chinesa, desde que trabalho por minha conta, e atendem bem. 

os vendedores devem ter resistências de reposição. pergunte se elas têm 4 ou 2 terminais (fios).

Link para o comentário

colega dobloclick,

hoje tive de substituir a resistência de uma estação semelhante. aproveitei para tirar uma foto.

a maior parte das estações hoje em dia usa este tipo de resistência. mas há alguns modelos que têm resistências apenas com os dois terminais do centro. essas estações têm fontes de alimentação de menor qualidade, as resistências são um pouco mais finas, demoram bastante mais tempo a aquecer e duram muito menos tempo também.

100120141369.jpg.1e95f2d13beb95f410d727f2d36a1fd4.jpg

Link para o comentário

utilizo os dois , mas depois que adquiri a estação , tenho uma hakko 936 , passei a usar mais a estação devido as vantagens em relação ao ferro: rapidez para aquecer , controle da temperatura e opção de troca das pontas sem contar a vantagem de liga-la somente no momento de soldar o componente, feito a solda você desliga enquanto realiza os testes. já o ferro é necessário mantê-lo ligado durante todo o serviço já que o mesmo demora um pouco pra atingir a temperatura ideal .

Link para o comentário

DobloClick, geralmente estas estações são realmente a mesma coisa.

Isso se chama "rebranding", um fabricante lança, sabe que vai ser clonado de qualquer forma, então ganha dinheiro vendendo o projeto para outros fabricantes colocarem sua própria marca. Muitas vezes são eles mesmos que fabricam e colocam a logomarca de quem encomendou o projeto.

Uma coisa que acontece muito é que as "fábricas" (na realidade montadoras) costumam utilizar componentes compatíveis mas de menor qualidade, barateando assim o custo de produção e, em consequência disso, ficam com o preço mais em conta.

Infelizmente não dá para saber antes de comprar. Teria que desmontar para dar uma olhada dentro. Mas estas Hikary 936 são muito boas.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Essa Soldering Station Ersa ICON2 é boa mesmo?

O que me dizem dela?

Não conheço mas pelas reviews e especificações é o bicho. O problema é o preço, ela é mais cara que uma estação boa para retrabalho BGA, ela completa chega a custar mais de 3 vezes o valor de uma Honton R490 (lá fora).

Complementando, não sei se para o serviço que fazemos é necessário "tanta estação", acho que é jogar dinheiro fora só com marca, uma boa estação na faixa de uns 200 dólares é mais que suficiente para trabalhar por anos.

Link para o comentário

Não vale a pena falar em marcas quando se trata de marcas brancas,falo como vendedor, por dentro é tudo igual só muda a marca.

Vocês podem seguir-se pelo modelo 936,978a, 978a+,  etc....

No ultimo ano tenho usado uma com sistema de indução tipo JBC, mas de marca branca, não quero outra coisa, e o preço é o mesmo que uma normal

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...