Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida É possível montar um osciloscópio caseiro de computador para medir sinais acima de 45 kHz?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, pretendo utilizar um osciloscópio caseiro para fazer reparos. No momento, não tenho condições financeiras para comprar um osciloscópio comum e nem mesmo um portátil.


É possível fazer um osciloscópio caseiro, utilizando o software Soundcard Scope no computador.

A entrada de sinal será a placa de som do computador. Conforme o vídeo abaixo, o osciloscópio irá medir no máximo 500V e geralmente ondas de até 44.1 kHZ
 



Existe alguma modificação que possa ser feita na placa de som do computador para que ela meça sinais acima de 44.1kHz? Ou será que existe alguma placa de som à venda no mercado para uso exclusivo do Soundcard Scope?

Preciso medir um sinal de aproximadamente 330 kHz em uma TV de plasma, que estou fazendo reparo

Editado: por Eletrônica John
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O osciloscópio com menor custo, que existe no mercado, seria o virtual com conexão usb, para se utilizar com o computador desktop ou notebook.

Faz medições de sinal até 20 Mhz, com dois canais, e pontas de medição adequadas para escala x1 e x10.

Osciloscópio Digital Instrustar Mdso Isds205a 2ch 20mhz, voce encontra com valor muito bom em sites da China como aliexpress e ebay, e por ser um pacote pequeno, dificilmente será taxado no Brasil.

Editado: por regisfatef
inserir texto.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef  Não conhecia esse tipo de osciloscópio USB.  Esse que você indicou mede no máximo 60 volts na escala de X10, pelo que pesquisei no Ebay. Isso é bem pouco para os sinais que preciso medir. Mas é claro que devem existir outras marcas e modelos de osciloscópios USB pra pesquisar. Obrigado pela informação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef  Enviei uma mensagem para o criador do programa Soundcard Scope perguntando se é possivel medir sinais acima de 45 kHz usando somente a placa de som do computador mesmo. Ele me respondeu que sim, mas é preciso utilizar um dispositivo externo que irá permitir medir altas frequências usando a Soundcard Scope. Não é um projeto dele, mas existe
 

Irei mostrar a mensagem dele, traduzindo pelo Google Tradutor:


"Oi,
placas de som são limitadas por sua taxa de amostragem. A maioria das placas modernas funciona com até 96kHz (verifique as configurações de som). Você pode facilmente comprar placas de som com taxas de amostragem de até 192kHz / 24bit (basta pesquisar "som usb 192kHz"), mas isso não ajudará a medir o seu sinal de 330kHz.
 
Se o sinal for periódico, você poderá criar um dispositivo externo:

Para fazer isso, consulte

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

espero que ajude
   Christian"


Esse link é um arquivo em PDF de um projeto de Doug Mercer. Pelo que eu entendi, esse dispositivo externo é capaz de medir até 50 Mhz.

No arquivo tem os esquemas elétricos e a descrição dos componentes para montar esse dispositivo. Só não tem os layouts do circuito impresso, mas aí já é pedir demais né kkkk
 

Vou ler melhor esse projeto e se alguém quiser tentar montar ele também é só falar que a gente vai trocando informações sobre isso
 

Outra coisa que achei interessante é que lendo também o percebi que é possível aumentar a frequência de medição para até 96 kHz, como Christian disse. Esse valor é o que geralmente as placas on-board de computador suportam

Por padrão, o aplicativo irá medir até 44.1kHz no máximo. Mas, é possível mudar a configuração para 100kHz
 

Para fazer isso, é preciso modificar o arquivo "settings.ini", como é explicado na imagem abaixo em inglês

Soundcard Scope - Mudar a configuração para 100kHz.png

 

Vou estudar o projeto que o Christian me passou. Se não conseguir, volto a pesquisar outros dispositivos ou circuitos que me ajudem a medir o meu sinal de 330 kHz por 600 V pico a pico, usando um computador como osciloscópio

Editado: por Eletrônica John
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef Sim, vou publicando os resultados por aqui. Não sei se vou conseguir concluir o projeto, mas, enquanto estiver trabalhando nele irei mostrando o andamento do projeto, caso alguém se interesse também e queira me ajudar

Pelo que entendi, o sinal de entrada é medido com uma ponta de prova comum de osciloscópio. Nela, tem um circuito atenuador para diminuir a tensão de entrada. O autor do projeto indica algumas pontas de provas que podem ser compradas para o projeto
 

depositphotos_68884815-stock-illustration-red-cross-red-x-icon.jpg

Infelizmente,  o sinal máximo que poderá ser medido é de 30V. É bem pouco para o sinal que eu preciso medir. 

Talvez criando um outro circuito atenuador seja possível medir tensões maiores. Mas, não seria utilizando essas pontas de prova e para isso, seria necessário saber qual é a tensão máxima que pode entrar pelo canal 1 e 2. Mas, isso não está no projeto, é somente uma sugestão minha.

Depois disso, o sinal vai para um circuito amplificador de amostragem e retenção (em inglês, chamado de sample-and-hold amplifier - SHA). Esse circuito serve pra converter o sinal analógico em digital

soundcard-Fig-01.jpg

Esse circuito possui:

2 IC AD783
2 Capacitores de 22nF
2 Resistores de 1M
2 Resistores de 1K
4 Resistores de 4,7 K
2 Capacitores de 1 nF
2 Capacitores de 3,3 nF

Tem dois capacitores nesse circuito que, como dá pra notar, estão sem identificação. Não sei se são capacitores de acoplamento ou pra que servem

Em um dos "caminhos" do circuito ele recebe o circuito de "clock" responsável por converter a frequência real em uma frequência compatível com a placa de som


soundcard-Fig-04.jpg

Os componentes que eu consegui identificar nesse circuito e lendo o projeto são:
 

1 IC 74HC04
2 IC 74HC191N
1 IC 74ALS00N
1 Resistor de 250 ohms
1 Capacitor 68pF
1 Resistor 2,7k
1 Capacitor 68pF
1 Chave (switch) 19450-1 (não encontrei datasheet desse componente)

Tem vários resistores e outros switches que também não consegui identificar quais são

Depois do circuito de clock "ajudar" o circuito principal a converter o sinal, ele passa para a ultima etapa que é enviar o sinal para o filtro de onda

Ele serve pra suavizar e evitar qualquer distorção que possa ter acontecido na forma de onda

E somente um IC é responsável por isso. É o AD8042, que pode ser substituído pelo AD822 também

Mas, para o circuito todo funcionar, é claro que é preciso alimentar os CIs. Para isso, o autor do projeto dá três sugestões:

- Usar 6 pilhas AA, para gerar 4,5V
- Usar 1 pilha de 9V e um resistor
- Usar uma entrada USB do computador, que eu achei mais prático

Para as partes do circuito que precisam de -5V ele sugere usar um CI inversor de tensão, que pode ser o ADM8829 ou o ICL7660, mas tomando cuidado para evitar interferências de ruídos gerados pela inversão de corrente contínua

Estas são as informações que consegui ler nesse projeto. Se eu tiver interpretado algo errado, peço que por favor me avise.

Ainda faltam alguns componentes do circuito para identificar. É possível entrar em contato com o criador do projeto pelo e-mail dele. Quem sabe, ele possa esclarecer algumas dúvidas

Mas, antes disso, gostaria de saber. Eu interpretei corretamente o projeto dele?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por Eletrônica John
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 26/11/2019 às 09:44, Eletrônica John disse:

Olá, pretendo utilizar um osciloscópio caseiro para fazer reparos. No momento, não tenho condições financeiras para comprar um osciloscópio comum e nem mesmo um portátil.


É possível fazer um osciloscópio caseiro, utilizando o software Soundcard Scope no computador.

A entrada de sinal será a placa de som do computador. Conforme o vídeo abaixo, o osciloscópio irá medir no máximo 500V e geralmente ondas de até 44.1 kHZ
 



Existe alguma modificação que possa ser feita na placa de som do computador para que ela meça sinais acima de 44.1kHz? Ou será que existe alguma placa de som à venda no mercado para uso exclusivo do Soundcard Scope?

Preciso medir um sinal de aproximadamente 330 kHz em uma TV de plasma, que estou fazendo reparo

Aproveitando o topico do colega, alguem sabe algum site ou livro que  fale  sobre como funciona a eletronica por dentro de um osciloscopio analogico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...