Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer e1-421 DAOZQZMB6C1 Não liga, curto no componente PD7

Avalie este tópico:


OlivaFer

Posts em destaque

Bom dia amigos, 

Esse aparelho entrou não-ligando. Conectava o carregador e apagava a luz da fonte do carregador (é aqueles carregadores universais). Logo supus que poderia ser algum curto na jack do carregador. Verifique na fonte de bancada e de fato estava em curto. 

Abri o aparelho, tirei a pcb.

Resumindo, estava realmente em curto. O componente PD7 é quem estava causando o curto. Retirei o mesmo e o notebook está ligando.

Observando  esquema, percebi que se tratava de um diodo

Feito o teste fora da pcb com o teste de continuidade, ele bipa dos dois lados. Não tenho vasto conhecimento, mas pelo que sei o diodo bipa somente de um lado, correto?

 

Esse diodo está em paralelo na linha 19v para proteger contra um eventual curto circuito? 

Não achei outro componente igual ainda para substituir. Há algum outro equivalente?

E se eu deixar sem? poderá causar algum dano? 

Será que a causadora desse defeito foi essa fonte universal que o cliente usava?

Fui certo na minha analise? Estou começando e não sei muita coisa. (por favor me deem esse feedback para saber se estou no caminho certo kk)

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo @OlivaFer , como o @Leonildo falou é um diodo zenner que atua como proteção do circuito de entrada, então para manter a proteção é preciso colocar outro igual. Sobre a fonte o ideal é usar a fonte original dele, essas universais acabam dando mais problema do que vantagem, provavelmente por isso que o diodo entrou em curto. Considere passar outra fonte pro cliente, será um bom investimento nesse caso.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OlivaFer Ok

19 minutos atrás, OlivaFer disse:

Apos a retirada do componente o curto sumiu!

Aconselho não usar essas fontes! Faz um orçamento ja incluindo um carregado especifico para esse note e que seja original! Explica para seu cliente. Tenho certeza que ele vai ficar fiel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uma placa que tem o componente SX34. Diodo zenner tambem, mas trabalha até 40v. Será que posso coloca-lo?

visualizando a placa, a simbologia apresentado abaixo de onde fica o componente representa um diodo retificador. Mas no esquema diz que é um diodo schottky e como o @Leonildo disse. Fiquei confuso. O zenner e  schottky cumprem a mesma função? 

1 hour ago, Leonildo said:

diodo schottky (diodo zenner)

 

WhatsApp Image 2019-12-04 at 16.19.04.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, OlivaFer disse:

mas trabalha até 40v. Será que posso coloca-lo?

@OlivaFer  você baixa o datasheet dos dois, compare o substituto com o original! O diodo schottky faz a mesma função do zenner polarizado revesa . Com caraterista um pouco diferente!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tens que ver qual é a tensão de polarização reversa 

ele esta no circuito para fazer exatamente o que ele fez nessa placa

abrir caso passe da tensão que ele esta indicado para não causar danos na placa no circuito além dele

universal jamais amigo pois elas causam danos aos notebooks 

já peguei muita placa aqui que era fonte universal e teve até umas condenadas pois queimou o processador que é soldado na placa

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutes ago, Marcelo Galtarossa said:

Toda vez que entrar Note na sua assistencia com essas malditas fontes universais  ja inclui no orçamento a substituição da fonte por uma original ou semelhante a qualidade e caracteristicas da original. 

 Boa! kkk farei isso nas proximas vezes. 

23 minutes ago, Leonildo said:

@OlivaFer  você baixa o datasheet dos dois, compare o substituto com o original! O diodo schottky faz a mesma função do zenner polarizado revesa . Com caraterista um pouco diferente!

Beleza. Mas precisa ser necessariamente idêntico? No caso, esse não serviria então?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, OlivaFer disse:

visualizando a placa, a simbologia apresentado abaixo de onde fica o componente representa um diodo retificador.

@OlivaFer coloca um zenner ou schottky! Esse simbolo é para identificar qual o componente estava aí. Coloca o mesmo do esquema da placa que você ta reparando! Esse aí na é o mais indicado pra essa linha de alta.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retirei o componente, montei o aparelho e devolvi para o cliente. Porem, expliquei para ele todos os riscos envolvidos. ele utiliza o notebook numa pizzaria e disse que sem o notebook a pizzaria não funcionaria, pois nele tem todos os sistemas.

Ele adquiriu uma fonte original comigo e aconselhei para utilizar junto a um estilizador para que não haja variações de energia.

Assim que eu conseguir um componente igual ele trará para que eu conclua o reparo. Acredito que entre sexta ou sab ja consigo. 

 

Será muito arriscado ele utilizar o note assim? mesmo com a fonte original em um estabilizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @OlivaFer com equipamentos eletrônicos nunca temos 100% de certeza né (Lei de Murphy rsrsrs) então nessas condições que você impôs não deve dar problema não, mas nunca podemos confiar no usuário, vai que outra pessoa pega o note por um momento e conecta numa tomada com defeito, ou conecta outra fonte mesmo que seja por pouco tempo... Saiu da loja a responsabilidade tem que ser totalmente do usuário, mesmo que posteriormente você finalize o reparo adequadamente nesse meio tempo pode acontecer qualquer coisa com o note e o prejuízo acaba caindo em cima do técnico, não tem jeito. Nesses casos eu tenho um termo de responsabilidade pro cliente assinar, qualquer coisa que acontecer até a volta vai ser problema dele. Vai deixar o tópico em aberto então? Até a troca definitiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, Carlos Porto said:

mas nunca podemos confiar no usuário, vai que outra pessoa pega o note por um momento e conecta numa tomada com defeito, ou conecta outra fonte mesmo que seja por pouco tempo... Saiu da loja a responsabilidade tem que ser totalmente do usuário, mesmo que posteriormente você finalize o reparo adequadamente nesse meio tempo pode acontecer qualquer coisa com o note e o prejuízo acaba caindo em cima do técnico, não tem jeito.

Tem razão. Mas nesses casos eu também faço o cliente assinar um termo bem explicado que poderá ocorrer danos caso as recomendações não sejam seguidas e será total responsabilidade do cliente caso aconteça algo.

 

4 minutes ago, Carlos Porto said:

Vai deixar o tópico em aberto então? Até a troca definitiva?

Tudo bem se deixar? assim, caso tenha algum problema eu retorno aqui. Assim que finalizar o trampo eu finalizo o topico.

 

Obrigado a todos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...