Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer e1-421 DAOZQZMB6C1 Não liga, curto no componente PD7

Avalie este tópico:


OlivaFer

Posts em destaque

Bom dia amigos, 

Esse aparelho entrou não-ligando. Conectava o carregador e apagava a luz da fonte do carregador (é aqueles carregadores universais). Logo supus que poderia ser algum curto na jack do carregador. Verifique na fonte de bancada e de fato estava em curto. 

Abri o aparelho, tirei a pcb.

Resumindo, estava realmente em curto. O componente PD7 é quem estava causando o curto. Retirei o mesmo e o notebook está ligando.

Observando  esquema, percebi que se tratava de um diodo

Feito o teste fora da pcb com o teste de continuidade, ele bipa dos dois lados. Não tenho vasto conhecimento, mas pelo que sei o diodo bipa somente de um lado, correto?

 

Esse diodo está em paralelo na linha 19v para proteger contra um eventual curto circuito? 

Não achei outro componente igual ainda para substituir. Há algum outro equivalente?

E se eu deixar sem? poderá causar algum dano? 

Será que a causadora desse defeito foi essa fonte universal que o cliente usava?

Fui certo na minha analise? Estou começando e não sei muita coisa. (por favor me deem esse feedback para saber se estou no caminho certo kk)

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo @OlivaFer , como o @Leonildo falou é um diodo zenner que atua como proteção do circuito de entrada, então para manter a proteção é preciso colocar outro igual. Sobre a fonte o ideal é usar a fonte original dele, essas universais acabam dando mais problema do que vantagem, provavelmente por isso que o diodo entrou em curto. Considere passar outra fonte pro cliente, será um bom investimento nesse caso.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OlivaFer Ok

19 minutos atrás, OlivaFer disse:

Apos a retirada do componente o curto sumiu!