Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

temperatura, tao critico assim ???

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Hoje me deparei com um caso de bga gd6150, todos dizem que o dv4 bga ati eh critico, ou fazer dv5 eh complicado, mas no meu caso os bga de 0,6 gd6150 eh que estao sendo mais problematicos por incrivel que pareça.

Rebalei e recoloquei um gd 6150 numa dv2000 e o mesmo da video e quando da video desliga, (todo corretamente montado) ai parti para fundir os balls novamente, mesma temperatura tempo etc.

apos inspeçao teste e montagem agora eh que nao da video mesmo.

sera tao critica assim a banda de temperatura entre  entre bem soldar e o ponto de destruir o chip.

Obvio que sim, mas pergunto eh realmente TAAAANNNNTO assim a ponto de por quase nada destruir o bga

tive casos de recolocar gd 6150 que voce olha e pensa ah esse nao tem mais jeito de tanta bolha etc e mesmo assim ta funcionando ok.

Postado

primeiro

chip deu bolha joga fora troca

mesmo se funcionar vai da retorno e pode ficar sequelas.

reveja seu metodo de reball e remoção, se n esta forçando demais a temp.

é bom vc ver algumas curvas de temperatura pra vc ir pegando noção para q assim pare de aparecer essas bolhas

aqui vai um link de um post meu q acho q pode te ajudar.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Postado

especificamente o 6150 é um chip bastante resistente, ele resiste facilmente a temperaturas um pouco mais alta que o necessário, Eu mesmo numa epóca fiz vários deles com um soprador térmico e em geral funcionavam muito bem..

possivelmente você matou o CI não por excesso de temperatura mas sim pelo esquenta esfria repetido..

Postado

POiseh amigos

Bom , bem no caso estou efetuando testes justamente com os raros casos de placas que na boa epoca do reflow nao chegaram a funcionar.

Sabe aquelas placas que vc declara que um dia ao comprar a maquina vc jura que vai ver ?

Na epoca era muito raro perder alguma , tudo belez saudavel limpinha, ( rs) .

gOSTEI MUITO DA DICA DO AMIGO DE ASSENTAR OS BALLS NO FORNO, de fato assim nunca tive algum com bolha vou começar os teste

O meu grande problema no momento esta em comprar os bga´s nao sei como adicionar dolares em meu pay pal    :`(

• 2 semanas depois...
Postado

fico feliz de ter ajudado

desejo sucesso

se precisar so pedir

Amigo, so nao entendi sobre os 130 graus de seu excelente post,  regulo o plate inferior para media 260 a 300 graus, porem ando achando muito, uma vez que medindo com um termometro na parte inferior da placa ele chega a dar 180 graus ou mais no fim do processo.

Eh desta forma que diz a medir os 130 graus ? na parte inferior da placa ?

Grato e sempre sucesso

Postado

sim

pode diminuir eu faria isso.

tente manter uma temperatura de 130 a 140 no pre, o resto é com o top.

pra colocar o chip eu faço a mesma coisa, so q diminuo o top de forma q a placa chegue a 190 graus maximo 194,

essa é uma temperatura bem encima o necessário pra ressoldar. mas n mecho n pre.

tem gente q usa o mesmo processo de remoçao pra soldar, ai vai de gosto.

se vc observar bem da pra ver as esferas assentar quando chega a 190 +-

o maior inimigo de quem tem IR 6000 é a circulação de ar. a temperatura n pode ficar oscilando para menos durante o processo, tipo bate um vento e a temperatura na placa baixa e sobe 5, 10 graus.

Postado

sim

pode diminuir eu faria isso.

tente manter uma temperatura de 130 a 140 no pre, o resto é com o top.

pra colocar o chip eu faço a mesma coisa, so q diminuo o top de forma q a placa chegue a 190 graus maximo 194,

essa é uma temperatura bem encima o necessário pra ressoldar. mas n mecho n pre.

tem gente q usa o mesmo processo de remoçao pra soldar, ai vai de gosto.

se vc observar bem da pra ver as esferas assentar quando chega a 190 +-

o maior inimigo de quem tem IR 6000 é a circulação de ar. a temperatura n pode ficar oscilando para menos durante o processo, tipo bate um vento e a temperatura na placa baixa e sobe 5, 10 graus.

OK.

Pretendo medir com o termometro externo nao colado na placa pois por condução estaria medindo tambem o top, ficarei entre os 130 maximos na parte inferior a uns 5 cm da placa.

Considerando balls de chumbo-estanho:

deixo a 3,5cm de distancia o top da ir6000 em relacao ao chip

andei considerando colocar o medidor de temp do top no cristal do bga e nao na placa

No top eu observo minusciosamente, aos 170 os balls ja comecam a brilhar,e vou ateh os 190 ai fica minha duvida se retiro muito antes de soldar tudo ou deixo e corro o risco de queimar o chip, as vezes penso que estou sendo criterioso demais, tantos soldam com extrema facilidade e tudo que acho eh que queimo muito chip, nao eh possivel, certa vez tentei 3 placas dv2000 com 4 bga g6150 e nada, mas vou chegar na excelencia como o caro colega.

Postado

amigo como vc, estou aprendendo tbm.

mas eu n gostei de colocar o termopar em cima do cristal n, pois pode forçar de um lado e a temperatura medida n bateu com a real na placa. tonto q vc falo q esta brilhando antes de dar berando 190 graus.

eu coloco na placa mae ao lado do chip, mas  tem gente q usa ate por baixo da placa mae, eu me adaptei em usar ao lado mesmo.

dessa forma a temperatura no meu caso aqui bate certim

chegando nos 188 a 190 graus as esferas descem e bate certinho com a temperatura de fusao.

uma coisa q vi e atrapalha é na hora de colocar o fluxo pra ressoldar o chip, eu uso o 559, se vc n tirar o excesso da problema tbm. vc pode esta passando o 559 e depois com uma gilete ir raspando ate ficar so com o brilho do fluxo.

é assim q venho usando e tenho tido secesso, tive somente um retorno ate hj *_* 

Postado

Realmente.

Fluxo em excesso, concordo, eh algo ruim.

Quanto ao termopar, so andei pensando em colocar no cristal, nao tentei mais que uma ou duas vezes, normalmente eh ao lado mesmo, e nessas vezes eh que vejo brilhar os balls a partir de 170 graus, o que me causa estranheza pois temp de fusao do chumbo nao eh mesmo 180.

Uma dica tambem a ser considerada na ir6000 sao os lados menores da placa-mae, a tendencia a perder calor eh maior e algumas vezes desloco um pouco a placa de lado, para que o calor fique uniforme, nao sei se fui claro.

Postado

Amigos, hp já é uma bomba ainda mais qdo é AMD. Mexer com bga é fácil mas tem seus riscos e cada caso é um caso. Boa as dicas dos colegas acima. Aui em belém é quente e costumamos trocar os chips qdo volta bastante só trocando as esferas.

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...