Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido asus x556u placa x556u desativar memoria on-board

Avalie este tópico:

cristi

Posts em destaque

boa tarde caros colegas do EBR, preciso desativar os chips de memoria desta placa, porem sem esquema fica complicado, encontrei em um forum russo a solução mas não tenho acesso ao mesmo, e mesmo com cadastro ainda preciso de um numero X de utilização da plataforma e o tempo está escaço ! alguém aqui do fórum ja tem acesso a este fórum para acessar o link ?

creio ser um ótimo tópico para conter aqui no EBR

vou deixar o link do fórum aqui, sei as regras sobre link's externos mas sei de algumas exceções e creio ser está uma delas, abraço a  todos fico no aguardo !

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por cristi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, master7 disse:

Ainda não tive necessidade, mas com a boardview da placa voce deve manipular os PCB_ID0, PCB_ID1, PCB_ID2 e PCB_ID3 para habilitar ou desabilitar os bancos de memória que sabemos é de praxe da ASUS. Segue a Boardview de sua placa: 

removo os chips de memória ? 

Link para o comentário

1 hora atrás, cristi disse:

@master7 amigo, troquei de posição os 4 resistores a placa ligou normal mas reconheceu 12gb na bios sendo que o pente off é de 4gb então temos 8 on-board

seria uma edição de bios para desativar a on ? 

oque me diz !

@cristi creio que não é através da bios que desativa não, é mesmo por esses resistores. Eles formam como que uma tabela que de acordo com suas posições corresponde a uma determinada quantidade de memoria. Experimenta colocar como na imagem abaixo:

image.png

Essa posição corresponde a 4gb onboard e retorna com o resultado. Veja a etiqueta do notebook, entra no site de suporte da asus para saber com quanto de memória esse modelo sai de fábrica, para sabermos quantos gigas corresponde aquela posição inicial. 

Editado: por master7
  • Joinha 2
Link para o comentário

1 hora atrás, cristi disse:

@master7 esse é o caminho amigo, ele tinha 4gb on original e alterando os resistores ficou com 8 

amanha farei a alteração e lhe comunico, até aqui muito obrigado, ótima dica 

De nada, meu amigo! O objetivo do fórum é compartilharmos conhecimento e dessa forma ajudarmos um ao outro.

Link para o comentário

2 minutos atrás, master7 disse:

De nada, meu amigo! O objetivo do fórum é compartilharmos conhecimento e dessa forma ajudarmos um ao outro.

@master7 concordo... deixa eu te perguntar, agora é ir trocando a posição dos resistores até desativar ! Isso ?

posso modificar sem risco?

Link para o comentário

34 minutos atrás, cristi disse:

@master7 concordo... deixa eu te perguntar, agora é ir trocando a posição dos resistores até desativar ! Isso ?

posso modificar sem risco?

Nessa última combinação que pedi pra você fazer, analisando aqui seria, em teoria, para desabilitar tudo da ram onboard. Quanto a se pode modificar sem risco, pode sim pois essa modificação é só, como já disse uma sinalização que diz ao processador quanto de memória está instalada dependendo da posição dos resistores.

Link para o comentário

@master7 amigo bom dia, fiz algumas combinações e nenhuma delas desativa ou sobe pra 8gb ou fica em 4gb, claro que não fiz todas pois são muitas, mas começo a pensar  que neste caso sem o esquema ou sem retirar os chips não desativa por completo, pesquisando achei um video gringo não deste note mas de outro modelo da asus onde ele faz o shift nos resistores e remove os chips de memoria e da certo, tem alguma ideia ? 

Link para o comentário

@cristi creio que é apenas encontrar a combinação certa para desativar sem precisar remover nenhum dos chips. Leia isto: 

.

Link para o comentário

51 minutos atrás, master7 disse:

@cristi creio que é apenas encontrar a combinação certa para desativar sem precisar remover nenhum dos chips. Leia isto: 

.

@master7 certo amigo dei uma lida, e vou dar mais uma estudada nessa placa referente a isso, mas vou deixar em standby ou agora porque ta me travando o resto do trabalho, mas logo ja vou dar um olhada nela de novo entre hoje e segunda, até aqui mais uma vez muito grato pela participação !

ja me fez entender o funcionamento deste circuito, negócio não é só ganhar os pilas é aprender tbm a grana é consequência 

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

@master7 amigo boa noite, desculpe a demora do retorno... correndo muito aqui, mas vamos lá... veja que no link que me enviou, no post mostra os chips removidos, eu ja tinha visto algo sobre isso em alguns modelos de asus então creio que este seja um deles, vou tentar e ver oque consigo e retorno com o resultado

Editado: por cristi
erro digitação
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...