Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Apple A1502 EMC 2678 820-3476-A sem vídeo

Avalie este tópico:


imasov

Posts em destaque

 

Estou com um equipamento na bancada que chegou sem dar vídeo,

 

Equipamento: MacBook Pro Retina A1502 | 820-3476-A | EMC 2678 | 2.4 HY 8G SI (i5 2.4/8GB/256GB), com carregador original.

   SSD: Samsung MZ-JPU256T/0A6

   AirPort: Broadcom BCM94360CSax

 

Relato da cliente: Após desligar pra ir dormir ele nunca mais ligou novamente, tentei conectar à TV pelo cabo HDMI pra ver se a tela tinha pifado mas também não funcionou, ao apertar o botão de ligar, ele esquenta depois de um tempo como se estivesse ligado, se eu deixar na bateria fica assim até acabar, no carregador também fica assim e não aparece nada na tela, não faz barulho nem nada. Também não derramei nada nele nem caiu no chão. Está guardado a uns 3 ou 4 anos desde quando deu defeito e não pude acionar a garantia pois comprei fora do Brasil.

 

Considerações iniciais: Primeiramente tentei procedimentos básicos de combinações de teclas sem sucesso, então abri - realmente, constatei nunca ter sido aberto. o único problema aparente é uma célula da bateria estufada e uma outra começando a estufar (também, devido ao tempo que esta parado....)

desconectei a bateria e tentei ligar: nada, tentei algumas sequencias de conectar e desconectar a bateria: nada também, troquei a SSD e nada, tirei a SSD e tentei com HD Externo: nada, desconectei todos os componentes e nada - ops, placa!, será? 

Foi aí que removi a placa e procurei sinais de oxidação: nada, marcas de liquido: nada (todos detectores branquíssimos), resolvi lavar a placa com isopropanol, sequei, montei e NADA!

 

SINTOMA INICIAL

 

"LOOP": ao conectar o carregador, LED Magsafe fica VERDE por 2 segundos, em seguida fica VERMELHO e aciona o FAN por aproximadamente 10 segundos, durante 6 segundos ela desacelera até parar (desliga) e começa girar novamente durante uns 10 segundos, reinicia por uns 6 segundos, e fica nesse loop eterno pra sempre....... - não dá vídeo (nem no HDMI), componentes esquentam (temperatura normal, que indica que estão ligados)

 

RESUMO DO COMPORTAMENTO:

putz.png

 

Consegui o esquema e boardview (upei aqui nos downloads pra que saibam qual documentação vou usar)

Nota: Baixei como sendo da 820-3476-A, mas o part da placa referencia no arquivo é 820-3536, ao "olhar meio por cima", a placa é bem parecida a não ser pelo setor da memória (onde é notável a diferença), o esquema é de uma placa com 4GB de RAM, essa aqui na bancada tem 8GB, (sei que quando se alteram as memorias também mudam alguns capacitores e resistores, mas não vem ao caso, se tem mais diferenças vou acabar descobrindo na marra.

 

Gostaria de pedir que os colegas compartilhem comigo caso já tenham pego algo assim

Caso alguém tenha o esquema e o boardview exato dessa placa, poderia compartilhar comigo?

Toda ajuda e informação é bem-vinda!

 

Abaixo, inicialmente vou postar um detalhamento do que já tentei ontem e o como a maquina se comporta, vou iniciar as medições pros principais componentes e linhas e postar adiante.

30/12/2019

 

image.png

 

 

31/12/2019

 

Reset SMC e NVRAM/PRAM

 

image.png

 

16:45 Retirei a placa para iniciar as medições, ao conectar o carregador o FAN começou a girar acelerado.

17:01 Mesmo desligando e ligando novamente o Magsafe, o cooler sempre liga em velocidade alta agora.

 

J7000 (Magsafe)

Nota: Tensão nominal da fonte: 16.5v (OK)

 

image.png

 

 

image.png

Editado: por imasov
Atualização
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

1) a placa soa algum beep?

2) Chegou a fazer testes com outra memória RAM?

3) O sinal magsafe está presente no conector e ao carregar a bateria ele fica laranja?

4) ao ligar a placa quais tensões estão sendo despertadas ?

Veja em quais bobinas chegam tensão e se por acaso todas tiverem, sugiro que regrave a BIOS em um ci novo e, deixe a do seu cliente intacta!

Boa sorte!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao Juliano.julio:

 

Citar

Boa tarde,

1) a placa soa algum beep?

2) Chegou a fazer testes com outra memória RAM?

3) O sinal magsafe está presente no conector e ao carregar a bateria ele fica laranja?

4) ao ligar a placa quais tensões estão sendo despertadas ?

Veja em quais bobinas chegam tensão e se por acaso todas tiverem, sugiro que regrave a BIOS em um ci novo e, deixe a do seu cliente intacta!

Boa sorte!

 

1. nenhum beep

2. as memorias nessa placa são soldadas, CPU também

3. sim, fica verde por 2 segundos e muda pra vermelho (laranja), permanece assim todo tempo.

4. Vou começar a medir agora...

 

Citar

O problema pode estar realmente na bateria!

Ele ficou muito tempo parado!

Você chegou a resetar também o SMC?

Ou somente a nvram?

 

Pelo que relatou a cliente (em muitos detalhes, parece até uma detetive falando rs), os sintomas não mudaram desde quando aconteceu o defeito, um amigo dela tentou combinações de teclas, boot com pendrive e HDMI na tv mas sequer abriram a maquina, eu "deslacrei " o bicho. creio que ter ficado parado zuou a bateria, mas não creio que ela tenha sido a causadora do defeito, vou medir tudo aqui posto as tensões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, fabiano.julio disse:

esse é o esquema que você esta seguindo?

sim, baixei esses 2 e estou comparando, estou medindo as tensões na entrada do J7000 (MAGSAFE) agora.

 

Notei que depois dos Resets que fiz novamente, depois de tirar a placa, ela sempre liga com fan acelerado na bancada:

 

Medições:

 

16:45 Retirei a placa para iniciar as medições, ao conectar o carregador o FAN começou a girar acelerado.

17:01 Mesmo desligando e ligando novamente o Magsafe, o cooler sempre liga em velocidade alta agora.

 

J7000 (Magsafe)

Nota: Tensão nominal da fonte: 16.5v

image.png

 

Tensão de entrada OK, estranho o Fan ficar assim...

 

Medição das principais bobinas:

 

image.png

 

image.png

 

Atualizando: na direção do pino 2 (Q7710 vai pro display, então a tensão tem de vir do Q7700

 

image.png

Marcado em amarelo onde deveria ter 12,9v

 

image.png

Marcado em vermelho onde deveria ter 12,9v

 

Diagrama na página 58, não estou conseguindo entender onde direito, alguém poderia me explicar como isso funciona? Imagino que deveria vir um sinal de algum lugar para acionar o backlight, quem envia este sinal? Fiquei meio perdido aqui...

 

Editado: por imasov
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@imasov 

bom dia! Ja verificou se tem esse tensão PP5V_S0 nos pinos 5 e 18 do u7700 ? Assim junto com sinal EDP_BKLT_PSR_EN no pino 12! No gate pino 3 do Q7700 tem que existir uma tensão menor que o pino 4, dependendo da tensão no pino 4, o pino 3 é pra existir 6v para saturar o mesmo e assim deixar passar a tensão até o dreno do Q7701e pino 21 do u7700! O pino 11 do u 7700 junto com divisor de tensão, formado pelos r7701 e r7702 é quem contro o gate do Q7700.  

 

Editado: por Leonildo
Correção na explicação do texto!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estas placas dão muito problema nas memorias de vídeo, geralmente elas ficam bipando, mas também acontece de ligar, não dar vídeo e nem parti, sem bipar e ter todas as tensões corretas.

 

O negocio é aquecer um pouco os chips de memoria e se conseguir êxito reballing neles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...