Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ressolda bga com soprador termico

Avalie este tópico:

carlos

Posts em destaque

Primeiramente gostaria de pedir aos companheiros carlos e tiburfi (Logullo), que deixassem de lado o ponto comercial do assunto, aqui não importa quanto dinheiro nem que tipo de clientes cada um tem, apenas estamos reunidos debatendo sobre uma forma de trabalho.

carlos, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela grande dedicação que demonstrou ao conseguir realizar este tipo de trabalho munido apenas de um soprador térmico e muita perseverança. Tenha em vista que da mesma forma que você abre o seu tópico com a boa intenção de compartilhar a sua experiência com os colegas, estes também desejam compartilhar a experiência deles com você através dos comentários e foi com esta boa intenção que o companheiro tiburfi deixou o seu primeiro comentário. Lamentavelmente devemos concordar que trabalhar com a placa apoiada encima da tela do notebook não é correto, sem importar quanto tempo você demora para fazer o serviço ou quantos reballings você faz ou quem é o seu cliente. Eu tenho certeza de que aquilo foi um descuido que pode acontecer com qualquer um e conto com a sua compreensão no assunto para não acabar passando um exemplo errado para os demais colegas da comunidade.

Quanto ao equipamento, acredito que é possível sim realizar este tipo de trabalho com um equipamento mais rustico e que o mais importante é a técnica e a experiência, mas devemos admitir que um técnico capacitado operando um equipamento de precisão vai ter um índice de sucesso maior do que o mesmo técnico trabalhando com ferramentas improvisadas. Com base nisto eu acredito que seria muito proveitoso para você que já domina "a técnica" pensar em adquirir um equipamento de melhor qualidade que certamente vai lhe ajudar a aumentar o índice de consertos bem sucedidos e sem retornos.

Um ultimo conselho seria você começar a fazer uso de ferramentas de medição como um termômetro e até mesmo um cronometro para poder ter sempre as informações de tempo do processo e temperatura da placa. Mesmo tendo deixado claro que você já tem um grande domínio nestes parâmetros lembremos que sempre aparece algum aparelho novo que pode dissipar mais ou menos calor do habitual e sempre é bom tomar cuidado com a temperatura aplicada como também com a velocidade de subida da mesma.

Obviamente estes são comentários construtivos com o único intuito de lhe ajudar a tentar aprimorar cada vez mais o seu trabalho, afinal, todos os dias abrimos os olhos para algo novo não é mesmo    8)

Uma curiosidade.....pelo que eu entendi uma pessoa desmonta o aparelho, te passa a placa, você conserta em uns 20 minutos e depois a pessoa monta novamente e entrega para o cliente.........aonde entra a desumidificação nessa historia ?

Um abraço e conto desde já com a sua colaboração para manter este tópico no nível mais técnico possível para que possa servir como uma referência para aqueles que querem dar seus primeiros passos no ramo  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente terceirizo os trabalhos de reballing, mas tem ocasiões que necessito fazê-los. A mais de 10 anos comecei a utilizar o soprador térmico para trocar os micons dos monitores samsung e adquiri uma boa prática no manuseio. Hoje quando faço reballing utilizo uma ya xun 862D++, mas depois de treinar bastante em sucatas, passei a não utilizar a lâmpada infra-vermelho. Uso a própria estação de ar quente da ya xun e/ou outras duas que tenho (Dadi 850A e instrutherm ES810, que são quase idênticas), sempre com controle de temperatura através de sensores e sempre com pré-aquecimento na mesa. A PRATICA é fundamental, mas sem habilidades mínimais o sucesso torna-se difícil. O nosso colega demonstrou ter habilidades e quero deixar meu aplauso.

Treino, treino, e mais treino, aumentam sobremaneira as possibilidades de êxito.

Link para o comentário

parabéns pelo trabalho, eu mesmo trabalhei um bom tempo apenas com soprador e foi usando ele que comecei tudo, e pelas fotos o seu trabalho fica bem feito mesmo, e na minha humilde opinião a habilidade com a ferramenta somado técnica bem feita vale muito mais que equipamentos de ultima geração, mas é claro que quanto mais cuidados melhor corre-se menos riscos.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  Em 04/02/2014 às 01:21, carlos disse:

e possível sim ressoldar um chipset usando apenas um soprador térmico fiz um video mostrando como pode ser esse processo de forma rapida, limpa e sem danos a placa mãe ou chipset.

assistam o vídeo abaixo

reball de um hp dv5 2112br que ligava sem vídeo

farei outro video melhor e postarei em breve.

Cade o link do video,nao consegui ver...

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...