Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E5-573G-74Q5 - DA0ZRTMB6D0 - Não liga

Avalie este tópico:

Rods

Posts em destaque

A placa desse note não esta em curto. Tenho os 3,3V e os 5V primários. Quando conecto a fonte o led da bateria acende. Pino do botão power tem os 3,3 e vai a zero quando acionado. Essas placas são bem famosas em apresentar curto na linha de 19V mas não é o meu problema.Tbm notei a tensão de 0,6V nos pinos da Bios, quase todos tem essa tensão e estranho que quando pressiono o botão power, todos que tem essa tensão vão a 3,3V por um segundo e depois vão a zero V se continuar com o botão pressionado ficam em 0V. Quando solto voltam a ter 0,6V. Qualquer ajuda será muito bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2020 às 11:55, Rods disse:

Quando pressiono power vai a 3,3

@Rods Ok! Quando o power é pressionado essa tensão no pino 8 tem que subir e se manter em nível alto com a placa ligada. Ela sob depois do power, isso está correto. 

Veja se a tensão da pl2 sob quando você aciona o power!

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário

@Rods com a placa em perfeito funcionamento (ligada) essa tensão no pino 8 do bios vai se manter em nível alto alimentando o bios! O power é um curto rápido. Tem que pressionar manter pressionado por alguns segundos e soltar e a placa deveria ligar!

Em 16/05/2020 às 12:34, Rods disse:

ja soltar, a tensão sobe para 3,3 e em menos de 1 segundo vai a zero.

A tensão zera pelo fato da placa não ligar! A sequencia de start não estar prosseguindo. Veja que a tensão +3V_S5 que é a mesma do pino 8 do bios ta subindo. Verifica se +1.05V_S5 ta subindo também!

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Bom varias medições feitas, acredito que quem esta com o problema é o video dedicado. Removendo a bobina e injetando tensão de 1V x 1A surge um curto e ele esquenta bem rápido. @Well7487desculpe lhe citar aqui e perguntar sobre esse video, que acredito que é de vossa autoria, fiz esse procedimento e tenho exatamente o mesmo sintoma, não liga. Primarias de 3,3V e 5V normais. Tensão nos pinos da bios em 0,6V e não sai disso mesmo acionando o botão power, que tem a sua tensão normal e esta indo a 0V quando acionado. Essa placa é um i7, estou morrendo de vontade de arruma-la! Esse procedimento de conversão para usar o video discreto não precisa de atualização da BIOS?

.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Estou com essa placa ainda. Cliente viajou por um tempo, disse que nao tinha pressa. Ando vasculhando o arquivo da BIOS mas não encontrei. A rev da placa é a D. Proc I7 com video dedicado. Placa Cara 😮. Tentei essa conversão do dedicado para o video onboard, mas sem sucesso, e voltei os resistores no lugar.@Jakers Binder confesso que tive dificuldade para encontrar os locais corretos para fazer essa medição. E ele deve ser feita qd aperto o botão power? NO site da Acer, tem exatamente a BIOS que quero, mas não vi nenhum arquivo que possa ser convertido para .bin ou .rom ao extrai-lo.

Link para o comentário

Obrigado @master7 🙏. Pl4 205R. Tensão não sobe depois de pressionar power. Cenário é esse: Led aceso quando a bateria esta conectada. Se deixar, ela se carrega e led fica azul. Tensão na Bios zerada, e depois que aperto o power, fica com 0,6V em todos os pinos exceto no 4 gnd e no pino 7. A tensão na PL4 sempre zerada. Ha os 19V no dreno em um dos mosfet ao lado da PL4. Acredito ser o de alta.

Link para o comentário

@master7 Obrigado, eu estou me matando um pouco aqui para trabalhar com aquele arquivo *.brd que vc mesmo postou. Instalei alguns programas, dei um pesquisada, vc pode me dizer qual programa vc usa para abrir .brd? Abri normalmente no Allegro, mas não consigo (tenho duvidas) de como usa-lo. Estou em duvida em relação as posições dos componentes. Essa pl4 eu identifiquei por uma foto aqui no fórum mesmo. Desculpe minha ignorância. Queria ter ctza desse pq8.

Link para o comentário

@Rods você pode passar as tensões de todas as bobinas quando você pressiona o botão power por gentileza. Eu diria pra você deixar de lado o bios no memento. Como falei acima, essa tensão só vai subir depois do power isso está correto. O colega disse pra você seguir a sequencia de start da placa por alguma motivo ela não está prosseguindo.

O buck que gera a tensão da PL4 tem que ser alimentada e habilitada para que o mesmo gere a tensão de +1.05V_S5. O sinal que habilita esse integrado é S5_ON que vai chegar primeiro quando o power é a terrado. Sendo que o sinal S5_ON sobe primeiro e depois SUSON  que vai habilitar o integrado que gera a tensão das memorias.

• Joinha 1
Link para o comentário

Estou com dificuldade de encontrar a localização dos componentes nela. Essa é a minha dificuldade agora. Esse arquivo .brd que o amigo @master7 disponibilizou, esta aberto no allegro, vi que realmente ele é o melhor programa para trabalhar, porem não consigo mostrar os componente e seus respectivos nomes. Sei que não é facil ensinar um leigo a mexer em um programa tão complexo. Consegui através do menu display/colorvisibilty melhorar um pouco, mas ela sobrepõe a bottom e a top, fica um pouco confuso pra quem nunca mexeu nesse programa. Queria achar esse pq8 e realmente confirmar se a pl4 que medi foi a correta. Segui essa foto. Eu entendi o seu raciocinio @Leonildo , agradeço a ajuda. A BIOS realmente eu nem tentei atualizar pois sei que com esse sintoma dificilmente seria ela. Relatei as tensões para tentar deixar o cenario o mais claro possível. Consegue me confirmar se as bobinas estão certas como na foto.

ZRT.jpg

Link para o comentário

Seguindo essa foto, apenas as primarias tem as tensões, PL1 e PL3. Depois que aperto o power, nenhuma bobina sobe tensão. @Leonildo A medição tem que ser feita na hr que pressiono o powerbutton ou após pressiona-lo? A unica tensão que realmente muda é da BIOS depois que pressiono o botão.@master7 eu errei na PL. Quem esta com aproximadamente 250R é a PL2. A PL 4 tem 480R em relação ao GND. Notei que a região da PL6 e PL7 esta com a resistência perto de 0R em quase todos os componentes ali perto, inclusive aquele cap eletrolítico. Não seria por aqui o melhor lugar para injetar a tensão? As duas bobinas, PL7 e PL6 medem curto em relação ao GND.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...