Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E5-573G-74Q5 - DA0ZRTMB6D0 - Não liga

Avalie este tópico:

Rods

Posts em destaque

7 horas atrás, Rods disse:

Pino 3 EN = 2,6V

@Leonildo ele disse que o pino 3 (S5_ON) do PU1 está com tensão antes e depois do power. Pelo esquema, essa tensão deve subir apenas depois do pwr ser pressionado.

image.png.f048dc625a1978acb1d5c58bc6a5f06a.png

@Rods verifica aí pra mim qual a tensão do pino 72 do SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2020 às 10:07, Rods disse:

A tensão no pino 100 do SIO vai a 2,5V quando pressiono o botão e depois vai a 0V.

Isso aqui que ainda não entendi. 

"A tensão no pino 100 do SIO vai a 2.5v quando pressiono o botão e depois vai a 0V" Isso está certo, tanto que a tensão de +3V_S5 = +3V_PCH_ME vai subir no pino 8 do bios. Essa tensão presente antes do power já teria as tensões de +3V_S5  correto?

Leia os primeiros post! A tensão está subindo de acordo com botão é pressionado! Ao meu ver teria que aferir outros sinais e a fonte das memorias correto! Tem que refazer as aferições antes de regravar bios ou S/IO. Isso no meu atendimento, mas posso está errado! 

Link para o comentário

Amigos, estou regravando a BIOS agora. É um procedimento que na vdd ja era pra ter sido feito para eliminarmos esse hipótese. Fico lisonjeado com a ajuda de vcs. Tenho dificuldade imensa em estudar sozinho, desde pequeno, mas pego muito rápido quando tenho a duvida e vou sanando com a pratica. Depois de fazer, posto o resultado.

• Legal 1
Link para o comentário

Sábado, regravei a BIOS. Coloquei de volta e o cenário mudou bastante. No Pq 8, Dreno com 3,4V, gate com 0V e source com 0V. Depois que pressiono o power, aparecem 12,4 V no gate e os 3,4V é liberado no source. Os 3,4V tbm aparecem no pino 8 da Bios depois que pressiono o power. Porem a maquina não ligou. O Pq 2 não liberou a tensão de 3,3V no pino out. E aconteceu uma coisa muito estranha. Tentei verificar qual PL estava ou não subindo quando pressionava o botão. E de repente, a placa voltou ao estado inicial. O Pq8 voltou com as tensões como estava, a os 0,68V apareciam na BIOS e no source do Pq 8 depois que ligava a placa. Exatamente como estava quando fiz as primeiras medições. Pensei na possibilidade de a BIOS ter sido novamente corrompida por algum motivo. Hj eu cheguei aqui, e fiz a gravaçãoda BIOS novamente com o mesmo arquivo, e agora novamente, a placa esta liberando os 3,4 V no source do PQ8, Bios esta sendo alimentada no pino pelos 3,4V e a maquina não liga. Decidi relatar isso, antes de tentar outra coisa. Receio de acontecer de novo. A BIOS pode estar sendo corrompida por algum problema na placa?@master7 @Leonildo@Marcelo Galtarossa . Desculpe marca-los aqui, essa ajuda de vcs é impagável.

Link para o comentário

@Rods imagino que vc voltou todas as bobinas ao seu lugar antes de tentar ligar a placa. Segue a sequencia da 41 do esquema e veja em qual ponto a placa está parando. Observa se o sinal SUSON está chegando no pino 16 do PU5 para termos uma ideia até aonde a sequencia está indo, vc pode medir no PR155 que é um jumper raspando um pouco para poder medir.

Link para o comentário

@master7 Voltei sim.  E, fazendo as medições, passou uns 5 minutos ligando e desligando ela, para medir, aconteceu novamente. Não sobe mais tensão no pino 8 da BIOS e no source do pq8 tbm não sobe. Ambos ficam com 0,68V depois que pressiono o power. Seria interessante testar com outro Chip de BIOS? Um problema nela poderia estar corrompendo o arquivo? Ou seria na placa? A pagina 41 que vc citou, aqueles numeros 1,2,3,4,5 seria a sequência de start? Nunca vi alguém fazendo, estudando e aplicando, nem presencialmente e nem em video. Desculpe minha ignorância! Outra duvida. Sempre removo o CI de BIOS da placa para grava-la. Isolo os adjacentes ao lado com material anti térmico e saco ela da placa. vc usa aquela pinça? Como vc faz esse procedimento?

Link para o comentário

19 horas atrás, Rods disse:

Seria interessante testar com outro Chip de BIOS?

sim

vc usa aquela pinça? Como vc faz esse procedimento?

Não costumo usar, mas já usei. Nas vezes que usei gravou de boa, só tem que casar o pino 1 da pinça com o pino 1 do chip e verificar se todos os pinos estão bem alinhados. Normalmente eu tiro o chip da bios com o ferro de solda mesmo com a ajuda de um bastão de solda de baixa fusão, então não tenho que isolar nada.

A pagina 41 que vc citou, aqueles numeros 1,2,3,4,5 seria a sequência de start?

sim, através dela vc pode seguir a sequencia de sinais que estão subindo e quais não estão. Assim vc tem um norte a seguir para encontrar o circuito defeituoso.

Como já foi dito antes pelo @Marcelo Galtarossa, vc deve dar uma atenção ao SIO caso não a substituição do chip da bios não surta efeito.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...