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dúvida Fonte Corsair CX430 capacitor explodiu

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11 horas atrás, zazulak disse:

Sim. Mas no caso do 2SK3568, tem que cuidar muito com os falsificados.. veja uns exemplos:

 

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Bonitinho, né? Mas é falso

 

Esse é um original

 

Esse é uma exceção.. não é original (o 2SK3568 é fabricado pela Toshiba, e esse é fabricado pela Unisonic), mas tem as mesmas características do original. 

 

Se o cara ligar a fonte em 380V, por exemplo, sim. Mas, nessas Corsair, e todas a outras que usam a mesma plataforma, ele não estoura por sobretensão.. estoura porque é ruim mesmo, e é usado próximo do limite de tensão. 

 

fui em uma eletronica agora pela manha e eles tinham o mosfet, mas o diodo ele disse que tinha um similar, como era bartinho peguei tambem.

 

pelo que vi o mosfet não é original mas ia servir pra eu fazer o teste caso funcione. e o diodo nao sei se pode substituir o original. o craa disse que tme mesmas caracteristicas, só a corrente que é maior parece.

 

WhatsApp Image 2020-06-12 at 11.46.06.jpeg

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10 horas atrás, Jhones disse:

Amigo, o capacitor pode ter estourado pela qualidade do componente mesmo, sabemos que a cada dia que passa a qualidade dos produtos caem para baratear o valor da produção. Sobre o que acontece se usar transistor falsificado, é que ele não vai aguentar a corrente de trabalho e vai estragar, novamente pela baixa qualidade no material utilizado na sua produção. Como eu tinha dito, dificilmente quando esse capacitor estoura não leva algum transistor desse dissipador perto dele.

 

verdade Jhones, deve ter stragado pelo tempo de uso mesmo, quase 7 anos e o pc fica ligado praticamente o dia todo, mesmo que ocioso.

 

quanto as peças falsas no comercio local aqui não tem muitas opcoes, qundo tem é dificl achar coisa de qualidade, so pela internet mesmo.

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hoje montei a fonte com essas peças que comprei só pra ver se a fonte ia continuar em curto. liguei com uma lampada serie e a lampada acendeu bem forte. fui medir os componentes que o zazulak mencionou e verifiquei que existe um transistor e um resistor em curto conforme a foto. o transistor esta dando curto do pino do meio para o pino da esquerda em ambos os sentidos. os outros componentes proximos não estao em curto. so achei estranho dois ressitores ali em cima que estão com resistencia muito alta, 10k e 20k.

 

 

 

 

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É uma forma inteligente de testar a fonte, utilizando uma lâmpada em série!

 

Os componeres que vc apontou na placa com positivável curto, o valor do resistor se eu não estou enganado é: 4R7! Verifique novamente a medição do (resistor), pois é bem provável que não esteja em curto! Uma dica: vai eliminando defeito, comece pela parte primaria do circuito, próximo a corrente alternada, nos retificadores. Se o primário estiver tudo OK, ai sim vc parte para a secundaria. Espero ter ajudado. 

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13 horas atrás, Dangelo Ramalho disse:

É uma forma inteligente de testar a fonte, utilizando uma lâmpada em série!

 

Os componeres que vc apontou na placa com positivável curto, o valor do resistor se eu não estou enganado é: 4R7! Verifique novamente a medição do (resistor), pois é bem provável que não esteja em curto! Uma dica: vai eliminando defeito, comece pela parte primaria do circuito, próximo a corrente alternada, nos retificadores. Se o primário estiver tudo OK, ai sim vc parte para a secundaria. Espero ter ajudado. 

 

boa tarde Dangelo, muito obrigado pela dica! vc deve estar certo, salvo engano o valor do resistor era exatamente 4,7 ohm.  então o curto deve estar apenas no transistor. vou fazer a medição novamente e informo aqui.

 

fiz  medição e relemnte esta dando valor proximo de 4,7 ohm mesmo.. meu multimetro nao esta preciso esta dando em torno de 5,1 ohm então é isso mesmo.

 

porem eu achei mais 2 resistores com valores bem baixo, praticamente um curto, eles tem um 0 escrito em cima, esta ali proximo da letra C de curto que escrevi na foto anterior.. esta normal?

 

 

 

8 horas atrás, ohm disse:

@Hyperlink  esse doido que colocou possui o encapsulamento metálico. É necessário isolar ele com mica de isolação e uma arruela própria de isolação usada no parafuso.

 

 

eita, fui olhar agora e vi que eu coloquei ele direto no dissipador! sera que isso que esta causando o curto?

 

estava olhando no dissipador tem uma marca que tinha um capa isolando ele do dissipador mesmo, acredito que era um pad termico e eu vi que um dos mosfets tem tm um pad desse tambem. acho que caiu quando eu tirei e eu nao achei mais. a arruela de isolação ainda esta no parafuso, posso usar qualqur outro isolante pra colocar entre ele e o dissipador?

 

fui olhar a foto da pagina anterior e vi que o pad térmico era justamente do diodo, vou tirar e colocar nele novamente.

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14 minutos atrás, Hyperlink disse:

vi que eu coloquei ele direto no dissipador! sera que isso que esta causando o curto?

Sim. Nessa fonte o dissipador é aterrado, e serve como um reforço para a trilha do negativo. Até dá pra pôr o diodo direto e dispensar o pad. Olhe aí:

image.png

Para não precisar isolar o diodo, é só cortar a trilha dos pontos circulados em vermelho. A continuidade do negativo não será interrompida, porque ainda tem o caminho feito pelas trilhas (marcadas em azul) e os jumpers do outro lado da placa (em amarelo). Só não esqueça que, se fizer isso, o dissipador ficará com o mesmo potencial da tensão de PFC. Algumas fontes - tipo a Cooler Master RS-850 - são assim de fábrica, e eu descobri da pior forma possível..

 

Sobre os resistores de 4R7, aí tem dois. O que está medindo como um curto está ok. E o outro, você mediu? 

 

Quando os FETs do PFC queimam, as vezes altera ou abre um par de resistores no lado de cima da placa (circulados em verde). Verifique eles antes de trocar o CM6800, ou pode queimar o CM6800 novo na hora que ligar. E, na plaquinha onde fica o CM6800, tem um resistor ligado ao pino 3 dele, que vem do primeiro (ou último) pino da plaquinha (veja o jumper marcado em lilás). É com esse resistor alterar ou mesmo abrir quando os fets do pfc entram em curto. 

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13 minutos atrás, zazulak disse:

Sim. Nessa fonte o dissipador é aterrado, e serve como um reforço para a trilha do negativo. Até dá pra pôr o diodo direto e dispensar o pad. Olhe aí:

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Para não precisar isolar o diodo, é só cortar a trilha dos pontos circulados em vermelho. A continuidade do negativo não será interrompida, porque ainda tem o caminho feito pelas trilhas (marcadas em azul) e os jumpers do outro lado da placa (em amarelo). Só não esqueça que, se fizer isso, o dissipador ficará com o mesmo potencial da tensão de PFC. Algumas fontes - tipo a Cooler Master RS-850 - são assim de fábrica, e eu descobri da pior forma possível..

 

Sobre os resistores de 4R7, aí tem dois. O que está medindo como um curto está ok. E o outro, você mediu? 

 

Quando os FETs do PFC queimam, as vezes altera ou abre um par de resistores no lado de cima da placa (circulados em verde). Verifique eles antes de trocar o CM6800, ou pode queimar o CM6800 novo na hora que ligar. E, na plaquinha onde fica o CM6800, tem um resistor ligado ao pino 3 dele, que vem do primeiro (ou último) pino da plaquinha (veja o jumper marcado em lilás). É com esse resistor alterar ou mesmo abrir quando os fets do pfc entram em curto. 

 

ok zazulak, como tem o pad vou tirar e colocar corretamente.

 

então pelo que vi aqui so aquele transistor em curto que esta suspeito. ele é facil de achar em eletronicas? vi que te muitos deles em qualquer placa de eletronico principalmente em placa de compuador, sera que é facil eu achar um compativel em alguma placa?

 

Sobre os resistores de 4R7, aí tem dois. O que está medindo como um curto está ok. E o outro, você mediu? 

 

qual?

 

os outros ali de cima estão com resistencia muito alta, tipo 10k e 20k

 

depois ou verificar esse resistor da placa do cm6800 e informo aqui.

 

vou esperar as pontas do meu ferro de solda chegar porque ta oxidada e ta dificil pra soldar.

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16 minutos atrás, zazulak disse:

Sim. Nessa fonte o dissipador é aterrado, e serve como um reforço para a trilha do negativo. Até dá pra pôr o diodo direto e dispensar o pad. Olhe aí:

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Para não precisar isolar o diodo, é só cortar a trilha dos pontos circulados em vermelho. A continuidade do negativo não será interrompida, porque ainda tem o caminho feito pelas trilhas (marcadas em azul) e os jumpers do outro lado da placa (em amarelo). Só não esqueça que, se fizer isso, o dissipador ficará com o mesmo potencial da tensão de PFC. Algumas fontes - tipo a Cooler Master RS-850 - são assim de fábrica, e eu descobri da pior forma possível..

 

Sobre os resistores de 4R7, aí tem dois. O que está medindo como um curto está ok. E o outro, você mediu? 

 

Quando os FETs do PFC queimam, as vezes altera ou abre um par de resistores no lado de cima da placa (circulados em verde). Verifique eles antes de trocar o CM6800, ou pode queimar o CM6800 novo na hora que ligar. E, na plaquinha onde fica o CM6800, tem um resistor ligado ao pino 3 dele, que vem do primeiro (ou último) pino da plaquinha (veja o jumper marcado em lilás). É com esse resistor alterar ou mesmo abrir quando os fets do pfc entram em curto. 

 

eu tava pensando justamente  nesse circuito da placa do pfc onde eu causei um curto. deu um estouro bem forte tipo capacitor estourando,  sera que danificou o cm6800?

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Esses transistores smd, o NPN é bem fácil de achar em placas: Basicamente qualquer transistor que tiver a marcação '1A' ou '1P' serve, só meça ele fora da placa para confirmar que é um npn mesmo. O da direita, que é PNP, não é tão comum em sucatas, mas é relativamente fácil de achar nas lojas. Você, assim como eu, mora numa capital, e consigo encontrar eles por aqui, então deve ser fácil de achar nas lojas aí também. 

 

Sobre os resistores, tem outro de 4R7 aí sim.. siga a trilha do ponto onde se juntam os emissores dos dois transistores smd até o gate do fet que fica no meio do dissipador e vai encontrar o outro. Se ele estiver aberto, o fet ligado nele não vai chavear, e vai acabar sobrecarregando o outro. 

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6 horas atrás, zazulak disse:

Esses transistores smd, o NPN é bem fácil de achar em placas: Basicamente qualquer transistor que tiver a marcação '1A' ou '1P' serve, só meça ele fora da placa para confirmar que é um npn mesmo. O da direita, que é PNP, não é tão comum em sucatas, mas é relativamente fácil de achar nas lojas. Você, assim como eu, mora numa capital, e consigo encontrar eles por aqui, então deve ser fácil de achar nas lojas aí também. 

 

Sobre os resistores, tem outro de 4R7 aí sim.. siga a trilha do ponto onde se juntam os emissores dos dois transistores smd até o gate do fet que fica no meio do dissipador e vai encontrar o outro. Se ele estiver aberto, o fet ligado nele não vai chavear, e vai acabar sobrecarregando o outro. 

 

Ok, aquele transistor que eu acredito estar em curto tem escrito em cima dele K1P ZN.

 

E achei outro resistor 4R7 conforme marquei na foto. e ele esta com resistencia muito alta tipo uns 20k. ta até com um pedaço quebrado onde seria a letra R.

o outro do lado dele tava com uns 10k

 

eu estava vendo que tem 2 resistores 4R7 no secundario e parece que vi um transistor igual ao que está em curto. seria possivel eu tirar eles do secundario e colocar no primario, so pra ver se por acaso conseguia fazer chegar os 300v no capacitor, constatando que o problema no primario estaria resolvido e só depois providenciar esses componentes para repor no secundario e fazer a fonte voltar a funcionar?

 

 

 

WhatsApp Image 2020-06-12 at 23.33.13.jpeg

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pessoal hoje procurando aqui achei a placa da fonte seasonic que eu tinha, o problema dela provavelmente era só uma bobina dos 12V que estava dando curto e a fonte ficava desligando, ela funcionava por um tempo com as tensoes tudo ok, ficava dando uns estalos bem baixo, e em determinado momento desligava. depois vi que tinha uma parte da bobina que estava escurecida e com um pedaço do esmalte que provavelmente queimou e provavelmente causava o curto.

 

Muito provavelmente se eu colocar outra bobina compativel ela ira funcionar. como essa corsair tem varias coisas pra analisar eu pensei em tentar colocar a bobina dela na seasonic pra ver se funciona. pois ambas as fontes são de 430W e acredito que são projetos iguais ou muito parecidos, pois esse modelo cx430 era fabricado pela propria seasonic.

 

Posso fazer esse teste e colocar a bobina da corsair na seasonic pra ver se ela vai funcionar ou corro algum risco?

 

A seasonic esta sem os capacitores mas eu ainda tenho eles guardado aqui.

 

caso não de certo eu volto a mexer na corsair.  o diodo dessa seasonic é igual ao da corsair que estava em curto. e deve ter outras peças que posso colocar na corsair, talvez os transistors tambem.

 

Cópia de WhatsApp Image 2020-06-14 at 11.52.58.jpeg

WhatsApp Image 2020-06-14 at 11.52.36.jpeg

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14 minutos atrás, Celso Lúcio Rodrigues disse:

Vamos por Parte.
vc trocou o capacitor ele não chega aos 300V?

 

Ola Celso, sim troquei o capacitor, esta chegando por volta de 170v, mas conforme postei aqui deu um curto quando fu medir as tesoes do circuito do pfc ci cm6800. estava chegando 15v na alimentação do cm6800 quando eu fazia a ligacao direta no fio verde e preto, mas depois do curto nao chegou mais os 15v no cm6800, e os transistores e diodo do primero dissipador estavam danificados.

ela tinha os 5v stand by e agora nao tem mais

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Ah sim!
Primeiro vamos ao primário... Uma das possíveis causas da baixa tensão no capacitor pode ser o auto switch com defeito. Não sei qual é a tensão da sua região, mas se for 110V pode ser que o auto switch se danificou e travou para uso em 220V. Se for isso geralmente o diodo de entrada (1n4007) está com fuga ou até mesmo os zeners de 12v junto com o capacitor. Segunda possibilidade, o capacitor de filtragem com baixo ESR. Tente verificar a sua plaquinha de auto switch e ver se acha algo estranho nela. caso não ache, tenta fazer a troca do capacitor mais uma vez.
Tente isolar o primario e o secundário por enquanto. Resolvendo essa parte do primário vamos descobrir o que houve com o resto

 

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32 minutos atrás, Celso Lúcio Rodrigues disse:

Ah sim!
Primeiro vamos ao primário... Uma das possíveis causas da baixa tensão no capacitor pode ser o auto switch com defeito. Não sei qual é a tensão da sua região, mas se for 110V pode ser que o auto switch se danificou e travou para uso em 220V. Se for isso geralmente o diodo de entrada (1n4007) está com fuga ou até mesmo os zeners de 12v junto com o capacitor. Segunda possibilidade, o capacitor de filtragem com baixo ESR. Tente verificar a sua plaquinha de auto switch e ver se acha algo estranho nela. caso não ache, tenta fazer a troca do capacitor mais uma vez.
Tente isolar o primario e o secundário por enquanto. Resolvendo essa parte do primário vamos descobrir o que houve com o resto

 

 

aqui é 110v,  fonte e pfc ativo aí ela faz a alteraçao automaticamente. acho que o motivo que nao tava chegando 300v no capcitor era o diodo em curto, e parece que ele tinha relacao com o pfc. infelizmente  dei curto na placa do pfc e agora esta sem stand by e sem alimentaçao do circuito pfc. até achei essa fonte seasonic que tinha aqui e ela tem um diodo igual. era so eu trocar pra ver se resolvia.vo ver se recoloco o diodo que eu coloquei sem o isolante do dissipador agora

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Entendi!
Tudo bem!!!
Sobre a Alimentação de 15v existem dois capacitores que estão nas linhas de alimentação, um no pino 6 e outro no pino 13, de uma olhada neles quem sabe se na hora do curto eles não alteraram ou até mesmo entraram em fuga e por esse motivo vc está sem os 15v na alimentação. Verifica tudo que for polarizado nas linhas de alimentação do CM6800 tipo, diodos, capacitores e transistores

Editado: por Celso Lúcio Rodrigues
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WhatsApp Image 2020-06-14 at 15.49.11.jpeg

 

o pfc da seasonic usa outro chip, e a placa do pfc fica localizada em outro local da fonte, ao lado do capacitor. acho que são diferentes.

 

tenho novidade,  depois do curto eu troquei os dois transistores e o diodo do dissipador que estavam em curto porque  eu nao coloquei o isolador do dissipador no diodo, quando liguei a fonte em uma lampada serie ela acendeu forte acusando um curto, agora tirei o dissipador com os componentes e coloquei o isolante no diodo. liguei a fonte e pra minha surpresa 5v do Stand by voltou! e o Pson continua por volta dos 3,1v.. o stand by fica oscilando um pouco entre 4,99 e 5,13v mas quando faço a ponte do fio verde com o preto ela estabiliza em 4,95v.

 

não consegui medir a tensão da alimentação do cm6800, tentei mas tava muito dificil e fiquei com medo de dar curto novamente, vou ver se consigo um jeito de colocar um fio nos pinos pra medir de forma mais segura.

 

praticamente a fonte voltou ao que estava antes do curto que eu dei. então provavelmente o problema nao estava nos transistores e diodo do primeiro dissipador. o diodo que coloquei estava com as medidas normais no multimetro. deu 0,500v em um sentido e no sentido contrario não conduziu.

 

então pode ser que o problema agora esteja no circuito pfc ou em outro componente.

 

uma duvida. eu fiz o teste agora com ela ligada na lampada serie, aparentemente a fonte nao apresentou curto pois a lampada nao acendeu forte, ela so deu uma piscada bem rapido e depois apagou.

 

posso ligar a fonte direto na tomada pra ver se ela ta ligand, logicamente o fato de eu ter ligado ela na lampada serie impediu dela ligar e consequentemente apresentar as tensoes se estiverem normal.

Editado: por Hyperlink
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testei sem a lampada serie, realmente  o curto acabou mas continua sem ligar e sem as tensoes 12, 5 3,3. depois vou ver se continua chegando os 15v n alimentaçao do cm6800, se essa tensão vem do stand by e não tiver nada danificado na placa do cm6800 deve continuar os 15v la correto?

 

achei estranho nao apresentar curto porque tem um transistor smd atras da placa que apresenta curto entre dois pinos.

Editado: por Hyperlink
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@Hyperlink  não indicaria ligar sem a lâmpada série por enquanto, só apos finalizar a manutenção. É uma forma de evitar mais danos. Qual potência da lâmpada?  Se ela estiver acendendo o filamento bem fraquinho você pode colocar uma com potência maior.

 

Soldar um fio para verificar se tem a alimentação no cm6800 seria uma forma segura. Cuidado para não encostar ele no chassi. 

 

Confira esse resistor de 2r2 e doido que estão circulados em vermelho:

 

Conseguiu trocar o transistor npn que estava em curto e o resistor de 4r7?

 

Não é indicado retirar peças do secundário para testar o primário, respondendo sua pergunta.

 

Enfim, se tiver a alimentação e o pfc não subir a tensão para próximo dos 400v seguiremos a análise.

 

Ah, os dois mosfet's e o doido que queimaram são sim do pfc.

Cx430_.png

Editado: por ohm
  • Joinha 2
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19 minutos atrás, Hyperlink disse:

testei sem a lampada serie, realmente  o curto acabou mas continua sem ligar e sem as tensoes 12, 5 3,3. depois vou ver se continua chegando os 15v n alimentaçao do cm6800, se essa tensão vem do stand by e não tiver nada danificado na placa do cm6800 deve continuar os 15v la correto?

 

achei estranho nao apresentar curto porque tem um transistor smd atras da placa que apresenta curto entre dois pinos.

Correto, a alimentação do cm6800 vem da fonte stand_by. Sem ela a fonte não liga.

 

Qual transistor está em curto? Tira uma foto. 

  • Joinha 1
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@ohm Realmente, esses transistores e o diodo são do PFC. Agora @Hyperlink , você tem que verificar os transistores chaveadores. São dois, eles fazem a configuração de chaveamento direto. eles são os MOSFET AOTF10N60. De uma olhada neles. Eu não conheço bem essa fonte, não sei se ela tem algum outro transistor menor que faça o driver no gate de um dos dois MOSFET AOTF10N60. Procure ver também se existe esse outro transistor ou se é um CI que recebe o feedback do standby pra chavear um dos mosfets. Talvez eu esteja equivocado pois não conheço bem a configuração dessa fonte mas vai olhando com calma ai.

Editado: por Celso Lúcio Rodrigues
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