Postado 8 de Outubro de 2020 5 anos Estou com esse nobreak com a placa pciv014843 com a trilha rompida na região do q25 entre d37 e d45. Ali nessa parte ela é ligada junto com a da direita? Editado: 1 de Dezembro de 2020 5 anos por Rhuan atualização de informações
Postado 8 de Outubro de 2020 5 anos @Rhuan Boa tarde, pela imagem e pela sombra que ficou parece que é ligado no pino do lado direito sim. Pode ligar os dois pinos com solda mesmo.
Postado 9 de Outubro de 2020 5 anos Pra mim tá parecendo que não. você teria como tirar fotos dos dois lados da placa, de forma que mostre a placa inteira e ao mesmo tempo, fique nítida o suficiente pra conseguir ler?
Postado 9 de Outubro de 2020 5 anos Autor @paivafrota será que ajuda? Já estava preparando para ligar as trilhas Editado: 9 de Outubro de 2020 5 anos por Rhuan
Postado 9 de Outubro de 2020 5 anos Olá, @Rhuan primeiro ponto: realmente tinha vestígios da fusão do cobre da trilha? Normalmente cinza e o cobre derretido. Se sim, sem dúvida que é ligado ao terminal da direita. A marca mais clara em relação ao resto do vernix da placa indica que existia trilha sim. Agora, caso nao houvessem vestígios, pode ter sido cortada/modificada na fábrica. Por fim, se realmente foi rompida, existe possibilidade de ter componentes avariados nessa malha. Boa sorte! Editado: 9 de Outubro de 2020 5 anos por ohm
Postado 9 de Outubro de 2020 5 anos Autor @ohm Foi um acidente, quando fui ressoldar a trilha saiu junto . Não prestei atenção se ela estava ligada a da direita. Editado: 9 de Outubro de 2020 5 anos por Rhuan
Postado 9 de Outubro de 2020 5 anos Pelo que entendi, se vc fizer essa ligação, estará colocando os diodos d37 e d45 em paralelo e no esquema eles estão em série. veja!
Postado 9 de Outubro de 2020 5 anos Se você ligar ficará assim: . Editado: 9 de Outubro de 2020 5 anos por paivafrota
Postado 9 de Outubro de 2020 5 anos Autor @paivafrota Blz, amanhã vou refazer e deixar elas separadas ali nesse ponto. Assim que concluir posto o resultado.
Postado 9 de Outubro de 2020 5 anos mais um detalhe... observe que nesse caso (juntando as trilhas), os dois diodos ficariam sem função alguma no circuito.😁 Editado: 9 de Outubro de 2020 5 anos por paivafrota
Postado 10 de Outubro de 2020 5 anos Autor Fiz o reparo da trilha, e o nobreak está em teste. Não sei vocês, mas percebi que as trilhas desta placa da sms são bem fracas, qualquer aquecida ela rompe. Fora que elas são muito próximas entre as soldas (espaço quase menor que uma agulha). Assim que concluir os testes e estiver tudo ok, eu aviso aqui. Editado: 10 de Outubro de 2020 5 anos por Rhuan
Postado 13 de Outubro de 2020 5 anos Em 10/10/2020 às 19:55, Rhuan disse: Fiz o reparo da trilha, e o nobreak está em teste. Não esqueça de postar uma foto de como ficou para podermos ver amigo. Em 10/10/2020 às 19:55, Rhuan disse: Assim que concluir os testes e estiver tudo ok, eu aviso aqui. Vamos aguardar...
Postado 25 de Outubro de 2020 5 anos Autor @elias.girardi Não sei se ficou bom... Durante o período de testes, os reles começaram a bater de forma aleatória. Já efetuei a troca deles junto com os bcs 337, porém o defeito continua.. Alguma dica?
Postado 26 de Outubro de 2020 5 anos @Rhuan Pro meu gosto a solda ficou boa sim. Já trocou a bateria?
Postado 26 de Outubro de 2020 5 anos Autor @elias.girardi Sim, são novas e com carga. Ele começa a metralhar os reles de forma constante quando acionado pelo botão e a energia oscila (não tenho variador de tensão). Fica exatamente como esse vídeo que não é de minha autoria: Medi as fontes dele quando conectado na energia: Tip 41 15,3 14,7 24,5 LE50 4,91 14,7 Não teria que ter mais de 5v no LE50? Já troquei o lm358 por garantia, mas continua a mesma... Na bateria funciona normal. Editado: 28 de Outubro de 2020 5 anos por Rhuan atualização de informações
Postado 28 de Outubro de 2020 5 anos @Rhuan Isso demonstra ser defeito de feedback de estabilização de tensão de entrada (quase todos os nobreaks possuem estabilizadores incluídos). É normal de ser utilizado optoacopladores nestes circuitos. Você terá de analisar o circuito de exemplo que estou utilizando. Como você citou que com bateria ele funciona normal, não é problema de inversor e sim de estabilizador. Boa sorte amigo.
Postado 28 de Outubro de 2020 5 anos Uma vez peguei um SMS de 1400va assim e troquei todos os reles e resolveu. Tenta derrepente
Postado 31 de Outubro de 2020 5 anos Autor Atualizando: Reles, e transistores de acionamento foram trocados por novos. Trilhas e soldas conferidas. Troquei os 2 lms 324 smd, mas continua a mesma coisa. Hoje resolvi trocar os 2 capacitores de 0,1µF de 250v na entrada de rede, por 2 capacitores 0,1µF 275v x2 para fazer um teste. LM19 não encontro por aqui, nem o LM50 (os vendedores nunca ouviram falar neles). Não sei mais o que fazer, alguma dica? Editado: 31 de Outubro de 2020 5 anos por Rhuan atualização de informações
Postado 1 de Novembro de 2020 5 anos Faz muito sentido dica do amigo @LuisStegel, porem , acredito que o esquema seja este. é preciso verificar toda esta etapa, e também os resistores r43 e r45, se for possível, verifique com osciloscópio se a tensão VIN se altera junto com as batidas dos reles, tente verificar também se não existe condutividade na placa na parte isolante, causada por pontos de umidade, liquido que possa ter evaporado das baterias ou até mesmo algum produto utilizado na limpeza da placa. vou tomar a liberdade de usar o caso do amigo @leandro santos magrine como exemplo, onde ele trocou os reles e resolveu, e com muito respeito digo que acho que esteja enganado, pois o fato do rele estar batendo dificilmente vai ser culpa do rele e sim do circuito que esta mandando ele comutar. o que eu penso que aconteceu foi: na troca dos reles, o calor da soldagem fez evaporar alguma humidade que havia na placa. peço que o amigo não me leve a mal!😅 Editado: 1 de Novembro de 2020 5 anos por paivafrota
Postado 1 de Novembro de 2020 5 anos Autor @paivafrota Fiz as medições no lm358, e apresentaram os seguintes resultados: Pino 1 - 6,6v 2 - 1,3v 3 - 5,1v 4 - 0v 5 - 2,0v 6 - 2,0v 7 - 2,2v 8 - 14,6v Alguma coisa fora do normal? Obs: Ele reconhece o 110v e 220v. Editado: 1 de Novembro de 2020 5 anos por Rhuan
Postado 2 de Novembro de 2020 5 anos A metade do lm358 que faz o sincronismo (sinc), podemos ignorar pois a etapa de sincronismo só é usada quando o nobreak vai comutar do modo inversor para o modo rede, já a outra metade faz o circuito de amostragem de tensão de entrada (vin), o fato de os pinos 5 e 6 estarem com a mesma tensão mostra que o circuito integrado lm358 está bom, pois em configuração de realimentação negativa sempre a entrada inversora copia a não inversora, porém, eu acredito que variação que está ocorrendo na saída (pino 7) não pode ser capturada pelo multímetro, seria necessário osciloscópio pois alem de ser uma variação muito rápida se trata de uma tensão ac retificada em onda completa e nao uma tensao dc filtrada. Seria ótimo ver esse pulso no momento que ocorre o defeito. Desculpe a falta de formatação do texto, estou no celular.
Postado 2 de Novembro de 2020 5 anos Autor @paivafrota Agora ficou complicado, não tenho osciloscópio. No caso desta variação estar acontecendo, seria fuga nos diodos 4007?
Postado 2 de Novembro de 2020 5 anos Não está descartada essa possibilidade, mas verifique também os resistores, eu lembro de em um modelo mais antigo (net 3, se nao me engano), ter problemas de amostragem de rede nesses resistores, porém, na ocasião eles trabalhavam muito quentes, aqueciam tanto que mudavam de cor.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.