Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer E5-573 - ZRT DA0ZRTMB6D0 rev D - Bobina apitando e componente queimado

Avalie este tópico:

Carlos Alberto Klafke Filho

Posts em destaque

Bom dia pessoal!

Estou com uma placa dessas DA0ZRTMB6D0 rev D na bancada para tentar consertar. Estou começando e todas as placas que tenho aqui são para fins educacionais kkkkkk. Bom, essa me chamou atenção, pois quando liguei ela na fonte de bancada, quando chegou nos 6v, algo começou a apitar, o processador esquentou bastante e acusou um consumo de 1.2 na fonte. Acabei deixando por tempo de mais, e acabou queimando um componente ao lado dos slots de memória, parece um transistor, mas não tenho certeza. Em cima dele está escrito L433 ou algo parecido. Tentei dessoldar mas não tive sucesso, acabou perdendo uma perna.

magnifier_20201206_061215.thumb.jpg.fdceadaaf02911499222454ed4e2d444.jpg

Esse componente ficava ali, entre os slots de memória e a bateria.

magnifier_20201206_061308.thumb.jpg.8e1e1a41185784853ab04e23d9f69f92.jpg

Continuando, a bobina que esta apitando é:

magnifier_20201206_061717.thumb.jpg.67e740b3c5f055ff9ea2285efdcab25b.jpg

Quando ligo a fonte, ela faz um zunido, se eu pressionar a mesma ela apita.

Peguei a esquema da placa mas estou com dificuldades em encontrar os componentes pois não tem nada escrito na placa.

Obrigado a todos e um bom final de semana

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Alberto Klafke Filho para analisar essa placa detalhadamente, vai precisar só não do esquema, mas também do arquivo boardview que é fundamental para essas placas que não tem a serigrafias para identificando os componentes.

Link:  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

@Carlos Alberto Klafke Filho o processador aquecendo dessa forma é um mau sinal! Essa bobina que você postou no imagem é a PL8 que fica na linha de alimentação do processador (VCCIN) isso se o arquivo boardview é fiel a sua placa. 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário

Obrigado pela resposta Leonildo,

Não consigo fazer download desse arquivo, não tenho créditos, mas vou procurar no google não deve ser dificil de achar.

Sim, aquela bobina que está apitando é do processador sim, por isso que está aquecendo, acredito eu.

Se tratando da bobina apitando, pode ser causado por outro componente ou está com problema? Para troca-la, estive olhando aqui na sucata, não tenho nenhuma igual, posso fazer como faço com os mosfets, comparar datasheet e substituir por uma com caracteristicas maiores?

Quanto aquele L433, alguma dica do que pode ser?

Obrigado

Link para o comentário

Buenas amigo,

até pensei em comprar créditos para o site, mas até hoje todos os esquemas que procurei encontrei no google. Resolvi me cadastrar aqui e participar do forum pra ver se vale a pena me tornar usuário pago, mas até agora tive pouco retorno das minhas dúvidas.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...