Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire E5-574G DA0ZRWMB6G0 REV G Não liga

Avalie este tópico:

Mateus Kempin

Posts em destaque

Bom dia, pessoal! Estou com esse notebook que não liga e não é o primeiro que eu pego com esse tipo de comportamento e que não consigo achar a causa do defeito. Coincidentemente, os três últimos usam o CI charger BQ24780s. Certamente, está faltando alguma coisa na minha análise, que não estou sabendo fazer.

Estou seguindo esse manual: 

Nas minhas medições, não tenho 19V após o PQ22 e a tensão no gate fica oscilando em torno de 3,4~3,7V. O PU5 (BQ24780s) está recebendo alimentação no pino 28, tem 2,7V no pino 6 (ACDET) e libera 6v no pino 24 (REGN6V), que forma divisor resistivo para gerar o sinal ACIN/ACOK no pino 5, porém, este, continua zerado. 
Injetando tensão no source do PQ22, não há consumo. Após o PR213 também não.

E, aproveitando, uma dúvida teórica que tenho, na hora de gerar a tensão/sinal no gate, qual a função dos capacitores PC133 e PC136 que ficam "antes" e "depois" do PQ22, conectados entre o gate e  dreno e gate e source, respectivamente.

Desde já, agradeço a quem dispor um pouco do tempo e do conhecimento para me auxiliar.

Editado: por Mateus Kempin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2020 às 10:21, Mateus Kempin disse:

sinal ACIN/ACOK no pino 5, porém, este, continua zerado.

@Mateus Kempin veja se o PR1 está aberto? Outra, levanta a PR213 verifique se a tensão vai passar pelo PQ22? 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 2
Link para o comentário

Bom dia, @Leonildo ! Obrigado pelo retorno.

PR1 e PR4 em boas condições, cravados em 100kOhms (medido fora da placa).

Sem o PR213, de fato, libera VA2 (depois do PQ22).

Sem o PR213, tenho 18.8V no seu pino 1 e 4,37V no seu pino 2. De onde será que "volta" essa tensão? Do charger ou de algum outro canto da VIN?

Detalhe: Sem o PR213, com 19V no DCJACK, a tensão de ACIN/ACOK é de 1,2V, e não 3V como era de se esperar. Injetando 19V no pino 2 de PR213 não apresenta consumo, mas ACIN vai a 2.8V. Não tentei ligar dessa forma, só medindo, por enquanto.

Link para o comentário

@Mateus Kempin , essa Placa costuma ocorrer curto na linha de vcore, ( processador Skylake)  , curto nessa linha pode bloquear total ou parcialmente a linha de +B, confundindo a analise levando o reparador a focar a analise na linha de +B sendo que o defeito esta na linha de VCORE, pode ser que esteja ocorrendo isso na sua Placa. seria interessante analisar essa linha.

• Joinha 2
Link para o comentário

Bom dia, @Marcelo Galtarossa ! Obrigado pelo retorno. De fato, injetando 1V na bobina do +VCCCORE, apresenta consumo em torno de 1,2A do lado do processador, já com a bobina levantada.Nas outras linhas próximas à bobina do VCCCORE temos o +VCCSA com 0,5Ae e +VCCGT 120mAh. Estou no meio de outros reparos, então ainda não cheguei a testar os capacitores entre a bobina e o processador nessa linha, mas, baseado na sua experiência, é mais comum de ser defeito no processador mesmo, nesses Skylake? Não trabalho com reballing então, se partir pra esse lado, nem vou investir muito o nosso (meu e seu) tempo de análise.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...