Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

ASUS P8H67-M EVO Fonte desarmando e VRM sobrecarregando uma fase

Featured Replies

Postado

Pessoal, bom dia!!

 

A placa mãe é uma asus P8H67-M EVO que desarma a fonte quando a CPU é mais requisitada. Já testei com outras fontes e o problema continua.

Esta placa possui um VRM com 8 fases para a CPU, 2 fases para vídeo integrado e 2 fases para o controlador de memória.

Na figura marquei os MOSFETS correspondentes às fases da seguinte forma:

 

1 - MOSFETS correspondentes a 2 fases que alimentam o vídeo integrado.

2, 3, 4 e 5 - MOSFETS que alimentam a CPU.

6 - MOSFETS correspondentes a 2 fases que alimentam o controlador de memória.

 

Os MOSFETS do bloco 3 esquentam muito (entre 80º e 90º medidos com um termopar tipo sonda)  enquanto os dos blocos 2, 4 e 5, que também alimentam a CPU,  praticamente não esquentam (< 40º).

A tensão medida após os indutores destes blocos é 1,29V e a tensão medida antes dos indutores é 1,29V (blocos2, 4 e 5) e 1,36V (bloco 3). A conclusão é de que apenas os MOSFETS do bloco 3 estão conduzindo corrente. Isso justificaria a alta temperatura no bloco 3. Gostaria da ajuda dos colegas para as seguintes questões:

 

1) Existe algum sinal do VRM para proteção que esteja desligando a fonte?  (não vi nenhum sensor de temperatura ou coisa parecida)

2) Como o VRM faz o equilíbrio das fases? (Não vi nenhum controle para balanço da corrente nas fases da CPU)

3) É possível que os MOSFETS do bloco 3 esteja fora das características padrões (tipo o Ron mais alto ou mais baixo) e provocando o desbalanceamento entre as correntes de fases?

4) Estou pensando em remover os indutores do bloco 3 e deixar todo o trabalho com os blocos 2, 4 e 5. Isto é seguro?

 

Agradeço se puderem me ajudar.

Josemar

p8h67-m_evo.jpg

Editado: por Josemar Simão
Atualização de status

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.