Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus X512FJ-EJ228T MBX512FF não carrega a bateria

Avalie este tópico:

Sergio Penido

Posts em destaque

8 minutos atrás, R2-D2 disse:

Confesso que nunca fiz reativação desse modelo amigo.

Na bateria tem a marcação de polaridade? Acredito que é melhor injetar na saida onde deve ser o positivo e negativo sim. Limite a corrente da fonte para uns 500mA

Cuidado para nao injetar tensao nas linhas de dados.

Na bateria marca (+) no vermelho e  ( - ) no preto. Quando ela estava carregada, nesses fios havia 7.5v. Vou fazer dessa forma injetar 7.6v com corrente de 0,5a e ver se consigo carrega ela pelo menos até uns 3v ou 4v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sergio Penido disse:

Na bateria marca (+) no vermelho e  ( - ) no preto. Quando ela estava carregada, nesses fios havia 7.5v. Vou fazer dessa forma injetar 7.6v com corrente de 0,5a e ver se consigo carrega ela pelo menos até uns 3v ou 4v.

A carga da bateria deu certo. Deixei ela com 7,2v. Porém o charge ainda não está carregando ela.  Estou postando as novas medições do charge. Ressaltando o ACDET que está baixo (2,61), o BATPRESS que agora está zero devido a bateria ter carga. E o ACOK segundo o colega R2-D2 deveria tem 3v mas tem 5,98. Mas o que estou suspeitando de problema é o pino 4 do charge que tem 24,9V. Essa tensão está na mesma linha do gate do segundo mosfet da entrada.  Mesmo colocando mosfets bons, só passa 4v para frente e não é devido a curto. Qual seria a tensão correta no gate desse mosfet?. No source dele vem a linha de 19V. No dreno deveria sair 19v. Mas só sai 4V. Poderia ser devido ao valor alto no gate? 

Fiz o teste aqui, quando alimento a placa depois do segundo mosfet ele consome da fonte. Quando alimento a placa no jack jumpeando o segundo mosfet ele ignora a tensão da fonte e consome a bateria. 

image.png.c214a850792aee035249b5c3dc0e5600.png

Link para o comentário

3 horas atrás, Sergio Penido disse:

A carga da bateria deu certo. Deixei ela com 7,2v. Porém o charge ainda não está carregando ela.  Estou postando as novas medições do charge. Ressaltando o ACDET que está baixo (2,61), o BATPRESS que agora está zero devido a bateria ter carga. E o ACOK segundo o colega R2-D2 deveria tem 3v mas tem 5,98.

Todas tensoes corretas amigo, só acho um pouco alta a tensao de 5,98 em ACOK. Essa linha vai para o SIO, e geralmente trabalha com 3v. Mas não seria ela o defeito.

3 horas atrás, Sergio Penido disse:

Mas o que estou suspeitando de problema é o pino 4 do charge que tem 24,9V.

Esta corretíssima essa tensão para o mosfet de entrada saturar. É normal ter 25v no gate com o carregador plugado

________________________________________________________________________________________________________________________

O pino 18 BATDRV não esta correto ao meu ver. Aí deve ter algo proximo a 0v com o carregador plugado, e em todas suas medições, vc tem a mesma tensao da bateria nesse pino 18, isso não ta certo. Pode ser que o mosfet comutador da bateria esteja em curto entre source e gate, confira ele. Até para teste pode retirar ele da placa, para ver se a batera carrega.

Outro ponto é a linha BATSRC pino 17. Aí deve ter alguma tensao. O pino 17 é ligado ao source do mosfet comutador através de um resistor de 10 Ohms, veja no esquema abaixo.

Alem disso, verifique os dois mosfets: O de alta e o de baixa do circuito do charger.

Vou deixar parte de um esquema que utiliza esse mesmo charger, para vc conseguir se basear, veja:

24780.png.4dd9e1b4f76b7d19948b7d99711d0489.png

Link para o comentário

O mosfet comutador não tem curto source-gate e não nem conduz dreno->source / source->dreno. Com a bateria ele tem 13,08v no gate. Com o plug conectado ele tem 7v no gate (tensão da bateria). Eu conferi o pino 17 do charge (BATSRC) e tem a tensão da bateria nele.  Acho que foi erro de digitação na medição anterior. O pino 18 do charge tem o mesmo comportamento do gate do mosfet comutador: 13,08v com a bateria plugada apenas e passa a ter a tensão da bateria quando conecta a fonte. Os mosfets do charge não tem curto, mas estão conduzindo source-dreno, na escala de continuidade. Devo suspeitar / trocar eles deles?

Link para o comentário

11 horas atrás, Sergio Penido disse:

Com a bateria ele tem 13,08v no gate. Com o plug conectado ele tem 7v no gate (tensão da bateria). 

Ah, ta certinho amigo, olhei no datasheet do componente é isso mesmo.

11 horas atrás, Sergio Penido disse:

mas estão conduzindo source-dreno, na escala de continuidade. Devo suspeitar / trocar eles deles?

ponta vermelha no source e preta no dreno vai dar um valor +/-500 , é normal mesmo. Ja ao contrario não da medição nenhuma, isso no multimetro digital.

Complicado esse defeito, Asus sempre é complicado. Seria interessante verificar as linhas de comunicação utilizando um osciloscópio.

As tensoes dessa ultima tabela me parecem OK, tem tudo para carregar. 

Sugiro a troca dos mosfets, mesmo que pareçam OK.

Vc ja deixou o carregador plugado por uns 5 min e mesmo assim nao começou carregar? Esta utilizando a fonte de bancada? ela mostra alteração de consumo de corrente ao plugar na placa em standby?

Link para o comentário

12 horas atrás, R2-D2 disse:

Ah, ta certinho amigo, olhei no datasheet do componente é isso mesmo.

ponta vermelha no source e preta no dreno vai dar um valor +/-500 , é normal mesmo. Ja ao contrario não da medição nenhuma, isso no multimetro digital.

Complicado esse defeito, Asus sempre é complicado. Seria interessante verificar as linhas de comunicação utilizando um osciloscópio.

As tensoes dessa ultima tabela me parecem OK, tem tudo para carregar. 

Sugiro a troca dos mosfets, mesmo que pareçam OK.

Vc ja deixou o carregador plugado por uns 5 min e mesmo assim nao começou carregar? Esta utilizando a fonte de bancada? ela mostra alteração de consumo de corrente ao plugar na placa em standby?

Troquei os mosfets do charge, mas as medições são as mesmas. O note consegue ligar e se manter com a tensão da fonte, mas ele não consegue carregar a bateria. O consumo da fonte com a placa ligada vai de 0,30  a 0,60. Ele não manda corrente pra bateria. Na bateria funciona normal também até ela esgotar. Eu ainda não entendi o motivo do segundo mosfet da entrada só chavear de 3,8 a 4,2v. Ele recebe 19V, recebe 24v no gate e no dreno só sai de 3,9 a 4,2. Já coloquei 3 mosfets, todos com com valor semelhante e não muda esse valor da saída. Se isso for um curto ele é muito discreto, porque jumpeando o mosfet a placa liga normalmente sem aquecer nada de anormal.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...