Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 14 - 3421 / MB DNE40-CR - PWB:5J8Y4 / Não liga

Avalie este tópico:

charlesmontteiro

Posts em destaque

Olá amigos de bancadas. Estou com um problema e ainda não consegui solucionar.

Recebi esse notebook para reparo, e o mesmo apresenta o seguinte sintoma:

Ao plugar a fonte, a placa liga sozinha, tem consumo de quase 50mA, não apresenta imagem, não tem sinal com um teclado externo, e após uns 10 segundos desliga.

Observações que fiz:

1. Percebi que logo que a placa liga sozinha, a PCH aquece muito rapidamente, mas o processador não aquece nada.
  2. As seguintes tensões estão presentes:
    1. 3D3V_AUX_S5
    2. S5_ENABLE
    3. 5V_S5
    4. 3D3V_S5
    5. +5VA_PCH_VCC5REFSUS
    6. PM_RSMRST#
  3. Verifiquei que tenho todas as tensões primárias: 3V, 5V e 15V
  4. Já regravei a BIOS
  5. A tensão do KBC_PWRBTN# no SIO cai a 0v quando o botão POWER é pressionado.
  6. Quando eu aterro o RSMRST# no SIO a placa liga da mesma forma que citei no inicio. Sem vídeo, Sem processador aquecendo, consumo não passa de 50mA e PCH esquenta, e após uns 10 segundos desliga.
  7. Cheguei a seguinte dúvida:
    1. Ao aferir a tensão em PCH_SUSCLK_KBC, tenho 1,7v a 32kHz, mas ao medi-lo quando a placa liga sozinha, tenho os 3.3v.

Minha dúvida é: O que mais posso verificar para constatar onde tá o problema ? Essa tensão em PCH_SUSCLK_KBC está correta ?

Editado: por charlesmontteiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, crazyfrog1809 disse:

O sinal "PCH_SUSCLK_KBC" está relacionado ao sinal "CLKOUT_PCI2" que está relacionado ao resistor: "R1806" meça a voltagem dos dois lados desse resistor e também seu clock:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Não encontrei esse resistor. Mas consegui fazer o teste no pino 2 do SIO.

Nada de tensão nesse pino, nem frequência.

Como falei no inicio. O PCH_SUSCLK_KBC quando a placa liga sozinha tem, 3,3v. Mas quando ela desliga, essa tensão cai para 1,7v e aparece uma frequência de 32kHz.

Qual seria outra abordagem que eu poderia tentar ? Pois analisando a sequencia de start AC da placa, eu consigo achar todos sinais ate chegar nesse PCH_SUSCLK_KBC, que cai para 1,7v quando a placa desliga.

E tb acho tensão no AC_PRESENT, que é o ultimo estagio até pressionar o botão power.

Só para acrescentar. Quando a placa liga sozinha, e depois desliga, ao pressionar o botão power nada acontece.

Link para o comentário

17 minutos atrás, Leonildo disse:

@charlesmontteiro checou a bateria do CMOS? Pode ser ela causando o ligamento automático da maquina.

Amigo não sabia que a bateria poderia causar esse sintoma de ligar sozinha. Irei verificar a mesma.

Continuando a analise aqui, verifiquei uma continuidade após a PL4601, mas já testei os capacitores da linha e não encontrei nenhum em curto. Essa continuidade é normal nesta linha ?306532704_Capturadetela2021-02-09212904.jpg.047c95dc0b2aef246006497d2b6d8046.jpg

Link para o comentário

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@charlesmontteiro Corrente alta e tensão baixa fará com que a resistência também seja baixa, mas isso não quer dizer que haja curto. A PCH esquenta muito?

pelo tempo que a placa fica ligada, ou seja uns 10 segundos, sim, esquenta que queima o dedo.

Link para o comentário

Olá amigos. Como estou com outras demandas. E já tentei de tudo nesta placa (pelo menos com o conhecimento que tenho). Andei lendo alguns tópicos aqui no fórum relacionado a essa placa, e cheguei a conclusão que seria PCH em curto mesmo. Já que a mesma esquenta muito em apenas 10 segundos, aponto de queimar o dedo.

Então já alterei o tópico para devolvido. No mais, agradeço bastante a todos que que tiraram um tempinho pra me ajudar. Muito obrigado !

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...