Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Toshiba A305 - PT10-6050A2169901-MB-A02 - Não liga

Avalie este tópico:

James Walker

Posts em destaque

@James Walker não vejo relação desse furo mostrado no vídeo com o problema da tensão +VBAT, acho que deve se concentrar em normalizar essa tensão. Como alternativa, em vez de injetar tensão, vc poderia abrir alguns dos jumper, se existirem nessa placa, como por exemplo, PAD2, PAD6, PAD600, PAD601 e remover L2, colocar R606 no lugar e verificar se a tensão +VBAT normaliza. Se isso acontecer, fica fácil saber de onde vem o problema depois.

Editado: por master7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, James Walker disse:

@master7  Fiz o que solicitou e fui fechando cada jumper e a tensão foi permanecendo 19V, até que cheguei no ultimo (L2) e foi que a tensão voltou a morrer caindo para 0.40V. 

então provavelmente tenha um curto na linha do vcore, o mais comum é um curto nos mosfet de alta, jogando a linha do dreno pro source, mas como já foi isolado, pode fazer as medições em cada componente até achar quem é o causador!

• Joinha 1
Link para o comentário

@James Walker como já falado pelo amigo@Emanoel_2.0, o mais provável é que os mosfet de alta estejam com problema. O ideal é substituir tanto os de alta como os de baixa. Veja também se o processador não foi embora. Claro que vc precisa testar tudo isso antes de sair trocando.

• Joinha 1
Link para o comentário

@master7  Boa noite!

Ontem, fiz uma re-checagem dos mosfets na linha do L2 e, para minha surpresa,  havia um 7686 (Q10) em curto. jurava que tinha arrancado todos e feito o teste no primeiro dia de analise antes de encomendar os 3208. Deixei para continuar a analise hoje para procurar melhor em minhas sucatas pelo componente.

Encontrei e fiz como disse. troquei os quatro mosfets da linha os dois 8660S e os dois 7686. Ao ligar sem processador e verificar tensão no dreno do Q603, estava estável a 19V.  Como sugerido, ignorei o processador da placa um T6400 e usei um meu de testes, também T6400. Limitei a corrente da fonte de bancada a 0,5A e fui fazer o teste. Ao ligar o consumo estava zerado e alguns segundos depois subiu para a 0,11A desliguei de imediato. Limitei a corrente a 0,15A e religuei para verificar se algo aquecia. O led amarelo acende e o processador não aquece ao toque. em contrapartida o 3208 que fora trocado estava fervendo!

Comprei um lote de 10PWM. Posso Fazer novamente a substituição por via das duvidas, mas algo me diz que pode ser outra coisa nesse caso :(

Link para o comentário

25 minutos atrás, James Walker disse:

Posso Fazer novamente a substituição por via das duvidas, mas algo me diz que pode ser outra coisa nesse caso

@James Walker como o Q10 estava em curto, ele conduziu os 19v para a linha +VCC_CORE e, geralmente quando isso acontece, pode acontecer de queimar o CI que gera a tensão para o processador ou o processador. Então, minha sugestão é efetuar a troca novamente do U6. Claro que é sempre bom dá uma boa conferida nos pads dele pra verificar se tem algum curto onde não deveria. 

• Joinha 2
Link para o comentário

Pwm do vcore é complicado de se soldar, se não ficar perfeita, vai queimar ou dar defeito cedo ou tarde, e também, recomendo fortemente que retire o nectokin e faça a troca por tântalos, pois ele provavelmente é o causador de todo esse problema (inicialmente). enfim, quando for soldar outro pwm, verifique muito bem a solda antes de pensar em conectar o carregador, e também, faça o nectokin. boa sorte!

Editado: por Emanoel_2.0
  • Joinha 1
Link para o comentário

@master7 @Emanoel_2.0 Como o Nectokin estava visivelmente queimado, foi a primeira coisa que fiz foi remove-lo. Irei fazer novamente a substituição do mesmo. Tenho aqui em estoque capacitores de 330UF de tântalo novos que comprei há um tempo, poderia estar usando eles. Mas me tirem mais uma duvida. Essa placa pelo menos starta sem nectokin? Queria poder fazer o teste primeiro sem refaze-lo. 

Link para o comentário

@master7 Fiz a troca do PWM e dessa vez não aqueceu e a placa responde ao start!

Bem, como a placa respondeu devidamente ao start, fiz a instalação de 4 capacitores de tântalo de 330uf. Para evitar qualquer problema, desmontei meu notebook Dell latitude D630 e testei o T6400 de testes nele. E o processador está funcionando devidamente.

Parti enfim para testes do Toshiba. Instalei o T6400 nele e liguei na fonte assimétrica a placa já conectada a tela original e um teclado USB. Ao plugar a fonte o consumo é 0.00A Ao apertar o power o consumo vai para 0.75A permanece alguns segundos, vai para 0.19A e zera na sequência... sem apresentar vídeo :(

Vi no diagrama que o Nectokin é de 900uf, como usei quatro capacitores de tântalo de 330uf devo presumir que não é insuficiência da rede capacitiva, certo?

O que diabos está acontecendo agora com essa placa? 🤔

Link para o comentário

18 minutos atrás, James Walker disse:

@master7 Fiz a troca do PWM e dessa vez não aqueceu e a placa responde ao start!

Bem, como a placa respondeu devidamente ao start, fiz a instalação de 4 capacitores de tântalo de 330uf. Para evitar qualquer problema, desmontei meu notebook Dell latitude D630 e testei o T6400 de testes nele. E o processador está funcionando devidamente.

Parti enfim para testes do Toshiba. Instalei o T6400 nele e liguei na fonte assimétrica a placa já conectada a tela original e um teclado USB. Ao plugar a fonte o consumo é 0.00A Ao apertar o power o consumo vai para 0.75A permanece alguns segundos, vai para 0.19A e zera na sequência... sem apresentar vídeo :(

Vi no diagrama que o Nectokin é de 900uf, como usei quatro capacitores de tântalo de 330uf devo presumir que não é insuficiência da rede capacitiva, certo?

O que diabos está acontecendo agora com essa placa? 🤔

verificou se os tântalos estão soldados corretamente? veja se a placa tem a tensão do Vcore!

Link para o comentário

1 minuto atrás, James Walker disse:

@Emanoel_2.0 Sim, estão soldados corretamente. Fiz uma aferição aqui. Assim que starta, no consumo inicial de 0,75A, aparece no C98 1,40V, quando o consumo cai para 0,19 a tensão zera.

Você tem osciloscópio? seria interessante verificar os pulsos nos mosfet, para ver como está o estado dessa fase!

• Joinha 1
Link para o comentário

@master7 Fiz as medições solicitadas.

Realmente as bobinas do processador estão sem tensão. Mas nesse meio tempo que desliguei a placa e comentei no post e fui ligar novamente para fazer as  medições que que ficou assim. A placa ainda responde ao start e agora a placa apresenta somente 0.18A de consumo.

Esse é o resultado agora:

Antes do Start
L602-0.18V
L607-0.00V
L622-0.00V
L617-0.00V
L22-5.13V
L16-3.39V

Depois do Start
L602-0.18V
L607-1.09V
L622-0.00V
L617-0.00V
L22-5.13V
L16-3.39V

Link para o comentário

@master7 Recomecei testes agora de manhã. A placa voltou a responder consumindo mais ao start. As tensoes nas bobinas L622 e L617 foram para 0.25V. A mesma da rede capacitiva, que antes estava a 1.40V. Estou pensando aqui. Como já revisei as soldas dos mosfets e PWM, existe a possibilidade de ter colocado algum mosfet deficiente nessa placa? Mosfets com algum tipo de avaria poderiam ocasionar esse comportamento?

Link para o comentário

1 hora atrás, James Walker disse:

existe a possibilidade de ter colocado algum mosfet deficiente nessa placa? Mosfets com algum tipo de avaria poderiam ocasionar esse comportamento?

sim, pode acontecer isso. Outra coisa, revise os pad da placa que pedi que vc abrisse para ter certeza de que fechou todos eles.

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário

@master7  Boa noite!

Estou comentando somente agora devido a somente hoje ter retomado a placa 😛

Bem, fiz o que sugeriu. Revisei os pads. Aproveitei e revisei as soldas do PWM e dos mosfets. E infelizmente o resultado é o mesmo :(

O que será que está acontecendo. Ora ele dá um consumo como se tivesse video, mas nunca reagindo ao teclado ou tela e ora dá um consumo baixíssimo.  Já testei três processadores comprovadamente bons aqui para desencargo de consciência e nada.

Link para o comentário

@master7  Boa noite!

Como fiquei sem mais ideias do que pode estar ocasionando esse quadro de intermitência na placa, parti para mais analise visual no microscópio. Sei que disse que não tem nada a ver, mas está cheio desses pontos de solda com buraco na placa. Pode ser algum erro de fabricação? Bem... Pode até ser, mas nunca tinha visto isso antes. 

Essa intermitência na alimentação do processador dificilmente seria a rede capacitiva, certo? Partindo do pressuposto dos mosfets estarem bons poderia ser o PWM? O que faria em meu lugar? Tentaria mais uma troca do mesmo ou algum outro tipo de teste? Queria poder chegar ao menos a alguma conclusão sobre essa placa, dando reparo ou não.

Link para o comentário

2 minutos atrás, James Walker disse:

@master7  Boa noite!

Como fiquei sem mais ideias do que pode estar ocasionando esse quadro de intermitência na placa, parti para mais analise visual no microscópio. Sei que disse que não tem nada a ver, mas está cheio desses pontos de solda com buraco na placa. Pode ser algum erro de fabricação? Bem... Pode até ser, mas nunca tinha visto isso antes. 

Essa intermitência na alimentação do processador dificilmente seria a rede capacitiva, certo? Partindo do pressuposto dos mosfets estarem bons poderia ser o PWM? O que faria em meu lugar? Tentaria mais uma troca do mesmo ou algum outro tipo de teste? Queria poder chegar ao menos a alguma conclusão sobre essa placa, dando reparo ou não.

se está intermitente, pode ser problema na solda do pwm, como já foi feito a troca já, é bem capaz! componentes do encapsulamento qfn, são chatos de se soldar

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...