Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo G40-70 80GA - ACLU1&ACLU2 UMA NM-A272 Rev 1.0 - Liga, mas não dá imagem

Avalie este tópico:

Gajeel

Posts em destaque

Placa liga e depois de um tempinho desliga e alguns segundos depois liga novamente sozinha e fica nesse loop. Já foi feito teste com 3 memórias diferentes, regravei a Bios e resetei a Bios. Placa apresenta um consumo normal de 0.29 a 0.30A, ao ligar não passa disso. Processador esquenta e juntamente com ele uma bobina próxima a ele também (PL9), já fiz substituição da mesma, mas permanece o mesmo sintoma.

OBS: de um lado da Pl9 há uma tensão de 1.7/1.8 e do outro lado, não sei como raios, há uma tensão muito alta de 86V, bem como nos PQ40 e PQ39.

segue em anexo registros da fonte com 17V sem consumo, 18V com consumo, 19V com consumo até seu desligamento e tentativa de inicialização.

17.00.jpg

18.29.jpg

19.01.jpg

19.29.jpg

MAPA.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FLAVIOTECH Certo, mas quanto exatamente teria que ter de resistência entre eles?

fiz a medição usando a escala de 200k, pois as demais não me davam leitura. botando a ponteira preta no Source e vermelha no Dreno a princípio aparece aberto, mas se inverter as ponteiras começa a contar do -39 e vai até 1900 e dá open line aí fica nesse joguinho de subir e descer resistência. Já fiz a substituição do pq40 e 39 para desencargo, a diferença é que a tensão do dreno do PQ39 sai 57~59, não mais 92, e na PL9 a tensão baixou respectivamente com os do PQs, mas do outro lado continua com 1.8V. Estou suspeitando do PU908, mas não tenho certeza.

pqs.png

• Joinha 1
Link para o comentário

@Gajeel esse comportamento estranho nas tensões pode ser sintoma de bateria fraca do multímetro, tem como usar uma bateria nova e refazer as medições por favor? Apenas pra descartar essa possibilidade e verificarmos as tensões corretamente. Outra coisa, esse consumo baixo é sinal que o processador não está funcionando, com o funcionamento normal o consumo vai de 600mA acima. Pode ser problema na tensão de alimentação do processador. Grato.

@pedrorosasb para não confundir o tópico e para que você possa conseguir ajuda com seu problema, por favor, abra um novo tópico na área "Notebooks". Assim conseguirá ajuda com mais facilidade. Grato.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 27/08/2021 às 12:05, Carlos Porto disse:

@Gajeel esse comportamento estranho nas tensões pode ser sintoma de bateria fraca do multímetro, tem como usar uma bateria nova e refazer as medições por favor? Apenas pra descartar essa possibilidade e verificarmos as tensões corretamente. Outra coisa, esse consumo baixo é sinal que o processador não está funcionando, com o funcionamento normal o consumo vai de 600mA acima. Pode ser problema na tensão de alimentação do processador. Grato.

@pedrorosasb para não confundir o tópico e para que você possa conseguir ajuda com seu problema, por favor, abra um novo tópico na área "Notebooks". Assim conseguirá ajuda com mais facilidade. Grato.

Expandir  

Na verdade eu estava tentando ajudar o amigo em questão porque estou com algumas placas dessa na bancada e me parece que as dele apresentam um comportamento parecido com as que tenho aqui.

Aqui percebi que o problema está na superIO, pois ela começa a esquentar (não chega a fritar mas esquenta bem) quandoaplico 19 ou 20v. Logo, eu estava tentando ver se o caso dele não poderia ser o mesmo que o meu para facilitar a solução.

• Joinha 1
Link para o comentário

@pedrorosasb infelizmente ou felizmente o super I/O não esquenta, mas sim ao plugar a fonte ele apresenta esse consumo de 0.29 a 0.30mA como nas fotos. A placa já liga direto, pois tirei a bateria da BIOS. Vi também que essa placa apresenta muito esse problema, mas na maioria das vezes uma regravação de Bios, troca de um capacitor ou mosfet resolve. Mas no meu caso estou um pouco perdido, pois já fiz trocas de alguns componentes (PL9, PQ39 e 40 e o PC621) próximos ao processador, que fazem parte de sua alimentação e o sintoma permanece.

Link para o comentário

@Carlos Porto a bateria é nova, está com pouquíssimos dias comprada. A menos que meu multímetro já tenha ido pro brejo. É um amarelinho ainda kk, juntando grana pra comprar um melhor. Mas ele está medindo certinho as tensões que sai da fonte de alimentação, até nas bobinas de 3 e 5, as tensões da Bios nos fusistores e até dos pinos do DCjack, mas quando chega nos PQ39 e 40 e na bobina PL9 a leitura que ele me dá é essa de altíssima tensão. Sendo que alimento com 19V nem chego nos 20V como o modelo dele exige.

Link para o comentário

Em 27/08/2021 às 15:34, Gajeel disse:

@pedrorosasb infelizmente ou felizmente o super I/O não esquenta, mas sim ao plugar a fonte ele apresenta esse consumo de 0.29 a 0.30mA como nas fotos. A placa já liga direto, pois tirei a bateria da BIOS. Vi também que essa placa apresenta muito esse problema, mas na maioria das vezes uma regravação de Bios, troca de um capacitor ou mosfet resolve. Mas no meu caso estou um pouco perdido, pois já fiz trocas de alguns componentes (PL9, PQ39 e 40 e o PC621) próximos ao processador, que fazem parte de sua alimentação e o sintoma permanece.

Expandir  

Menos mal que o problema não é a IO porque ela é gravável e custa uma nota comprar uma já gravada.

Vou tentar estudar o caso e ver se consigo te ajudar de alguma outra forma.

Abraço.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...