Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de netbook hp não tem os 19v (Devolvido)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

óla pessoal

chegou aqui ta com uns dois dias a fonte de um net hp que não carregava o net

fiz os teste e contastei que de fato era a fonte

seguinte ligo na energia e ta passando normal os 120v em seguido logo no fuzivel de 250v na medindo 0v

ta tirei ele e testei fora da placa fonte e constatei que o mesmo esta bom. em seguida passa pela bobina

ov tambem prosseguindo vem a ponte retificadora o lado positivo dar -2.5v o negativo dar 4.4v e dai por diante.  em toda fonte se encontra ate 5v mais não os 19v

alguem ja viu isso?

tem um dica? 

Postado

Cara, em geral que não passa tensão pelo fusível, ou o mesmo esta aberto, ou vc tem algum problema antes dele. Se vc disse que mediu o fusível fora da placa e ele não esta aberto, então verifique se não tem nenhuma trilha arrebentata na placa de circuito impresso. É um defeito bem comum nas fontes de notebook.

Postado

Vamos lá Marzo.

Primeira coisa a medir.

Tem tensão de saida? Os +19V? Não? - ja retirou o cabo que alimenta o net? pois as vezes ele pode estar em curto e matar a fonte (dessolda o cabo do circuito).

Meça no capacitor de entrada (aquele maior) para ver se esta chegando tensão (se a fonte estiver ligada em 110V vai aparecer 150V no capacitor. se estiver em 220V vai apresentar 250V.

Se chegou tensão até ai, todo o circuito de entrada esta ok.

Depois verifique o transistor fet.

Cheque solda de um c.i. regulador (pwm de 8 terminais).

Procure por curtos ou soldas no circuito.

Cheque capacitores de saida.

Veja se da uma ajuda

Postado

me ajudou sim vaqueti valeu mesmo

achei um diodo em curto, tava medindo 9v quando toquei no outro terminal deu um curto. retirei e contastei deu pau.

mais isso so consegui ver depois que tirei o cabo que alimenta o net. depois disso ele se acusou.

me diz uma coisa vaqueti como vou chegar aos 150 volt tem que medir no terminal do capacitor principal tipo ponta vermelha no positivo e preta no negativo com  a fonte conectada em 110v é isso?

porque fiz isso e deu 370v pois o capacitor é de 400v.

referência do diodo  RT1007 / LT0532 nao achei o datasheet dele.

não encontrei nenhum aqui na assistência

qual os equivalentes sabe me dizer?

abraço

Postado

achei um diodo em curto, tava medindo 9v quando toquei no outro terminal deu um curto. retirei e contastei deu pau.

mais isso so consegui ver depois que tirei o cabo que alimenta o net. depois disso ele se acusou.

me diz uma coisa vaqueti como vou chegar aos 150 volt tem que medir no terminal do capacitor principal tipo ponta vermelha no positivo e preta no negativo com  a fonte conectada em 110v é isso?

Não sabe medir o primário de uma fonte?

Postado

Não sabe medir o primário de uma fonte?

Sugiro dar uma passada no setor de treinamentos do fórum e baixar algumas das várias apostilas de eletrônica que temos disponíveis e estudar e praticar um pouco mais.

Postado

Esse circuito usa transistor FET e regulador (c.i. de 8 terminais). Se vc medir o fet e estiver bom. É bem provavel que este c.i. esteja com defeito.

Pois as medições são as seguintes:

150V no capacitor (166 ok)

150V no dreno de fet

e haverá uma tensão pequena no gate do fet...se não estiver chegando...quem envia esse pulso é um c.i. pwm (8 terminais)...troca ele.

Postado

óla pessoal

resultados positivo

fui resoldando capacitores o ci pwm troquei um diodo q tava  aberto

ai blz a fonte ta com 16v

so que tem um ci que não tem nada no corpo pra ver o que é

de um lado tem 16 volt circuito ok

mais no outro 0v ja testei  o capacitor de saida ta ok

alguem sabe que ci é esse? ver ai na foto que tirei.

alguma dica ai vaqueti

fonte hp.jpg

Postado

Marzo.. A foto ta sem foco, mas parece ser um opto acoplador (foto acoplador)..aquele q faz a realimentacao do circuito . Se nao me engano e um pc221, pode pegar outro de um ckt de fonte.

Uma pergunta tu, ta medindo a tensão de saida sem o cabo, pq se o cabo tiver em curto vai matar a saida. Arranca o cabo e medi a saida.

Postado

Só uma ressalva.....a tensão a ser medida na saida nao e mais em relação ao negativo do capacitor de entrada. E sim em relação ao terra.

Pega o datasheet do pwm e verifica a tensão que vai para o gate do fet.

• curtolo desbloqueou este tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...