Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Dell N4050 - MB 48. 4IU15 - Só liga sem bateria CMOS.

Featured Replies

Postado

Amigos, estou com esse notebook na bancada da dell que só liga sem a bateria CMOS.

Se eu conectar o carregador sem a bateria CMOS ele funciona normalmente.

Agora se eu ligar com a bateria CMOS conectada ele não liga, fica morto.

Intrigante que o botão de power simplesmente não acontece nada quando pressiono, maquina ligada ou não. E ele tem 3v e vai a zero.

Alguém que puder ajudar, retribuirei todos.

Esquema:

Editado: por FLAVIOTECH

• Respostas 65
  • Visualizações 7,1k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• Não tem 3V pois não tem ACOK# não sei se você entendeu o que diz o datasheet, mais lá diz que ACOK vai a GND através de um mosfet interno quando: ACDET pin é maior que 2,4V; VCC é maior qu

• @jone melo fazendo uma verificação sobre o que vc falou, veja se o meu racioicínio está correto : 3D3V_S5 chega ao R2224, RTC_SENSE# é zero mas o PCH_GPIO15 deveria ter os 3v ? Medindo o R2224 encon

• @ribeirodanilo93 deveria ligar pois quem trabalha RTC sense é a própria bateria e sem ela tem que fica 3V mesmo, a não ser pelo fato dos 3 V estarem no RTC sem esse Sense zerado. Só Com carregado

Imagens Postadas

Postado

É problema no circuito do cmos 

Pois muitas placas dell quando dá problema nesse circuito elas não ligam, pois o reset do cmos fica em alta que no caso é 0v e esse reset está na sequência de start dessas placas de notebook 

Passe as tensões que o amigo acima pediu para sabermos como vamos poder te ajudar 

Postado
  • Autor
21 horas atrás, adrianopluz disse:

@ribeirodanilo93 Com a bateria CMOS conectada, verifique a tensão nos seguintes pontos, pino 1 do Q6001 e dreno do Q6002.

Pino 1 do Q6001 tenho os 3v da pilha.
Dreno do Q6002 0v

19 horas atrás, Well7487 disse:

É problema no circuito do cmos 

Pois muitas placas dell quando dá problema nesse circuito elas não ligam, pois o reset do cmos fica em alta que no caso é 0v e esse reset está na sequência de start dessas placas de notebook 

Passe as tensões que o amigo acima pediu para sabermos como vamos poder te ajudar 

Certo amigo. Vamo nessa ! 👍

Postado

@ribeirodanilo93 Pra mim a única maneira da cmos estar impedindo o funcionamento da placa é se por algum motivo ela esteja matando a linha 3D3V_S5 através do Q6002, sei que tem um resistor pull-up porém pode ser que fechou curto entre uma linha e outra, assim quando Q6002 satura, leva além da RTC_SENSE# alguma outra linha ao terra.

5101295F-0A2F-4715-BDC1-B210B9991725.jpeg

Postado

Does the board connected to the charger without a cmos battery it to be turned on and off with the power button?

Postado
  • Autor

@adrianopluz Com a bateria CMOS conectada e com o carregador plugado :
tenho RTC_AUX_S5 = 3,13v e RTC_SENSE# = 0v
Pelo que verifiquei esse circuito tá funcionando o Q6002 recebendo a tensão no gate e levando RTC_SENSE# ao terra.

Postado
  • Autor

@warsztat  No friend, without the rtc battery the board does not respond to power switch commands. Without the RTC battery the board turns on straight and stays that way.

Postado
  • Autor

@jone melo fazendo uma verificação sobre o que vc falou, veja se o meu racioicínio está correto : 3D3V_S5 chega ao R2224, RTC_SENSE# é zero mas o PCH_GPIO15 deveria ter os 3v ?
Medindo o R2224 encontrei isso :

WhatsApp Image 2021-09-23 at 11.57.45.jpeg

Postado
34 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

@adrianopluz Com a bateria CMOS conectada e com o carregador plugado :
tenho RTC_AUX_S5 = 3,13v e RTC_SENSE# = 0v
Pelo que verifiquei esse circuito tá funcionando o Q6002 recebendo a tensão no gate e levando RTC_SENSE# ao terra.

Sim, está funcionando corretamente, a princípio essa é a única diferença da placa com e sem bateria cmos, tente retirar o Q6002 da placa e testar sem ele para ver se gera algum erro ou a placa funciona normalmente. 

Postado
1 hora atrás, ribeirodanilo93 disse:

@jone melo fazendo uma verificação sobre o que vc falou, veja se o meu racioicínio está correto : 3D3V_S5 chega ao R2224, RTC_SENSE# é zero mas o PCH_GPIO15 deveria ter os 3v ?
Medindo o R2224 encontrei isso :

WhatsApp Image 2021-09-23 at 11.57.45.jpeg

Olha a função da gpio15 eu não verifiquei, mais a questão é que realmente a RTC_Sense# parece estar matando a 3D3_S5.

Meça a resistência entre os dois lados do R2224 e se der um valor baixo, retire o resistor, se continuar um valor baixo vai ter que procurar por algum lugar onde essas duas linhas possam estar em curto.

Postado

@adrianopluz Se ele tirar o Q6002 a placa deveria ligar pois ele está eliminando o RTC_SENSE#, vai ser como se estivesse sem a bateria cmos.

Editado: por jone melo

Postado
  • Autor

@adrianopluz eu já tinha feito esse teste, inclusive já troquei esse Q6002. Sem ele na placa ela não liga, acredito que pelo fato do RTC_SENSE# estar em nível lógico alto.

Editado: por ribeirodanilo93

Postado

@ribeirodanilo93 deveria ligar pois quem trabalha RTC sense é a própria bateria e sem ela tem que fica 3V mesmo, a não ser pelo fato dos 3 V estarem no RTC sem esse Sense zerado.

Só Com carregador conectado existe 3V RTC antes do power?

Postado
  • Autor

@jone melo 

1 hora atrás, jone melo disse:

Meça a resistência entre os dois lados do R2224

a resistência do R2224 está em 9.8k

deveria ligar pois quem trabalha RTC sense é a própria bateria e sem ela tem que fica 3V mesmo, a não ser pelo fato dos 3 V estarem no RTC sem esse Sense zerado

Não entendi isso.

Só Com carregador conectado existe 3V RTC antes do power

O engraçado é que a placa apenas com o carregador, sem a bateria do RTC ela liga, no dreno do Q6002 tem os 3.3v e no R2224 também tenho 3.3v dos dois lados...
eu realmente tô quase achando de que preciso dos 3.3 para o PCH_GPIO15. será que daria certo eu injetar uma tensão nele a  nivel de teste e tentar startar a placa?

Postado

O que eu quis dizer é que sem o Q6002 você sempre vai ter RTC_SENSE# em 3,3V, com ou sem bateria cmos, logo o PCH acha que não tem bateria Instalada e sem a bateria cmos ele estava ligando.

Minha dúvida é se quando você conecta o carregador sem bateria cmos tem 3.3V no RTC_AUX_S5 sem dar start.

Postado
  • Autor

10 minutos atrás, jone melo disse:

O que eu quis dizer é que sem o Q6002 você sempre vai ter RTC_SENSE# em 3,3V, com ou sem bateria cmos, logo o PCH acha que não tem bateria Instalada e sem a bateria cmos ele estava ligando.

Desculpe, fiz a remoção novamente do Q6002 e realmente a placa liga direto, como se tivesse sem a bateria do RTC.

10 minutos atrás, jone melo disse:

Minha dúvida é se quando você conecta o carregador sem bateria cmos tem 3.3V no RTC_AUX_S5 sem dar start.

Não tenho como fazer essa aferição, pois sem a bateria RTC, ao plugar o carregador a placa já starta diretamente.

Postado

Eu estava olhando o esquema elétrico agora mesmo e tinha chegado à conclusão que não podia ser problema relacionado a Q6002, já que tinha resistência alta entre os dois lados do resistor que você mediu.

Se possível vamos comparar as tensões de todos os pinos do PU4005 quando você conecta só o carregador e quando você coloca a cmos e coloca o carregador.

Postado
15 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

@jone melo agora olha que interessante, sem o Q6002 mas com a bateria do RTC a placa não liga. 🤔

Amigo, testou outra bateria de 3v? E o conector da bateria, não tem baixa resistência entre os pinos?

Postado
  • Autor

@jone melo Beleza, vamos nessa !
Com o carregador plugado, sem bateria RTC :
PU4005
pino 1= 19v 
pino 2= 19v
pino 3= 0v

pino 4= 0v
pino 5= 3v
pino 6= 2,52v
pino 7= 0v
pino 8= 3,30v
pino 9= 3,30
pino 10= 1,20
pino 11=0,17v
pino 12=0,39v
pino 13=0,26v
pino 14=0v
pino 15=0,16v
pino 16=0v
pino 17=0,23v
pino 18=0,30v
pino 19=0,15v
pino 20=19v

Postado
  • Autor
13 minutos atrás, Jhones disse:

Amigo, testou outra bateria de 3v? E o conector da bateria, não tem baixa resistência entre os pinos?

@Jhones  sim amigo, ja testei outras pilhas, alta resistencia entre os polos do conector da pilha.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.