Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell N4050 - MB 48. 4IU15 - Só liga sem bateria CMOS.

Avalie este tópico:


ribeirodanilo93

Posts em destaque

Amigos, estou com esse notebook na bancada da dell que só liga sem a bateria CMOS.

Se eu conectar o carregador sem a bateria CMOS ele funciona normalmente.

Agora se eu ligar com a bateria CMOS conectada ele não liga, fica morto.

 

Intrigante que o botão de power simplesmente não acontece nada quando pressiono, maquina ligada ou não. E ele tem 3v e vai a zero.

 

Alguém que puder ajudar, retribuirei todos.

 

Esquema:

 

 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É problema no circuito do cmos 

Pois muitas placas dell quando dá problema nesse circuito elas não ligam, pois o reset do cmos fica em alta que no caso é 0v e esse reset está na sequência de start dessas placas de notebook 

Passe as tensões que o amigo acima pediu para sabermos como vamos poder te ajudar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, adrianopluz disse:

@ribeirodanilo93 Com a bateria CMOS conectada, verifique a tensão nos seguintes pontos, pino 1 do Q6001 e dreno do Q6002.

Pino 1 do Q6001 tenho os 3v da pilha.
Dreno do Q6002 0v

19 horas atrás, Well7487 disse:

É problema no circuito do cmos 

Pois muitas placas dell quando dá problema nesse circuito elas não ligam, pois o reset do cmos fica em alta que no caso é 0v e esse reset está na sequência de start dessas placas de notebook 

Passe as tensões que o amigo acima pediu para sabermos como vamos poder te ajudar 

Certo amigo. Vamo nessa ! 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 Pra mim a única maneira da cmos estar impedindo o funcionamento da placa é se por algum motivo ela esteja matando a linha 3D3V_S5 através do Q6002, sei que tem um resistor pull-up porém pode ser que fechou curto entre uma linha e outra, assim quando Q6002 satura, leva além da RTC_SENSE# alguma outra linha ao terra.

5101295F-0A2F-4715-BDC1-B210B9991725.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

@adrianopluz Com a bateria CMOS conectada e com o carregador plugado :
tenho RTC_AUX_S5 = 3,13v e RTC_SENSE# = 0v
Pelo que verifiquei esse circuito tá funcionando o Q6002 recebendo a tensão no gate e levando RTC_SENSE# ao terra.

Sim, está funcionando corretamente, a princípio essa é a única diferença da placa com e sem bateria cmos, tente retirar o Q6002 da placa e testar sem ele para ver se gera algum erro ou a placa funciona normalmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ribeirodanilo93 disse:

@jone melo fazendo uma verificação sobre o que vc falou, veja se o meu racioicínio está correto : 3D3V_S5 chega ao R2224, RTC_SENSE# é zero mas o PCH_GPIO15 deveria ter os 3v ?
Medindo o R2224 encontrei isso :

WhatsApp Image 2021-09-23 at 11.57.45.jpeg

Olha a função da gpio15 eu não verifiquei, mais a questão é que realmente a RTC_Sense# parece estar matando a 3D3_S5.

Meça a resistência entre os dois lados do R2224 e se der um valor baixo, retire o resistor, se continuar um valor baixo vai ter que procurar por algum lugar onde essas duas linhas possam estar em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodanilo93 deveria ligar pois quem trabalha RTC sense é a própria bateria e sem ela tem que fica 3V mesmo, a não ser pelo fato dos 3 V estarem no RTC sem esse Sense zerado.

Só Com carregador conectado existe 3V RTC antes do power?

Editado: por jone melo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo 

1 hora atrás, jone melo disse:

Meça a resistência entre os dois lados do R2224

a resistência do R2224 está em 9.8k

 

1 hora atrás, jone melo disse:

deveria ligar pois quem trabalha RTC sense é a própria bateria e sem ela tem que fica 3V mesmo, a não ser pelo fato dos 3 V estarem no RTC sem esse Sense zerado

Não entendi isso.

 

1 hora atrás, jone melo disse:

Só Com carregador conectado existe 3V RTC antes do power

O engraçado é que a placa apenas com o carregador, sem a bateria do RTC ela liga, no dreno do Q6002 tem os 3.3v e no R2224 também tenho 3.3v dos dois lados...
eu realmente tô quase achando de que preciso dos 3.3 para o PCH_GPIO15. será que daria certo eu injetar uma tensão nele a  nivel de teste e tentar startar a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer é que sem o Q6002 você sempre vai ter RTC_SENSE# em 3,3V, com ou sem bateria cmos, logo o PCH acha que não tem bateria Instalada e sem a bateria cmos ele estava ligando.

Minha dúvida é se quando você conecta o carregador sem bateria cmos tem 3.3V no RTC_AUX_S5 sem dar start.

Editado: por jone melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

10 minutos atrás, jone melo disse:

O que eu quis dizer é que sem o Q6002 você sempre vai ter RTC_SENSE# em 3,3V, com ou sem bateria cmos, logo o PCH acha que não tem bateria Instalada e sem a bateria cmos ele estava ligando.

Desculpe, fiz a remoção novamente do Q6002 e realmente a placa liga direto, como se tivesse sem a bateria do RTC.

10 minutos atrás, jone melo disse:

Minha dúvida é se quando você conecta o carregador sem bateria cmos tem 3.3V no RTC_AUX_S5 sem dar start.

Não tenho como fazer essa aferição, pois sem a bateria RTC, ao plugar o carregador a placa já starta diretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava olhando o esquema elétrico agora mesmo e tinha chegado à conclusão que não podia ser problema relacionado a Q6002, já que tinha resistência alta entre os dois lados do resistor que você mediu.

 

Se possível vamos comparar as tensões de todos os pinos do PU4005 quando você conecta só o carregador e quando você coloca a cmos e coloca o carregador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo Beleza, vamos nessa !
Com o carregador plugado, sem bateria RTC :
PU4005
pino 1= 19v 
pino 2= 19v
pino 3= 0v

pino 4= 0v
pino 5= 3v
pino 6= 2,52v
pino 7= 0v
pino 8= 3,30v
pino 9= 3,30
pino 10= 1,20
pino 11=0,17v
pino 12=0,39v
pino 13=0,26v
pino 14=0v
pino 15=0,16v
pino 16=0v
pino 17=0,23v
pino 18=0,30v
pino 19=0,15v
pino 20=19v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...