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devolvido Frigobar Cadence Gourmet FGB500 - 50 litros, não libera os 12 volts os coolers

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Maru

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1 hora atrás, jone melo disse:

@DigitalZone Info Até onde eu sei deveriam ser NTC, e está coerente 8ohm, assim que a placa é alimentada ele esquenta e cai perto de 0ohm, sua função é amortizar a corrente Inrush que se da ao colocar a placa na rede elétrica.

Sim, esta é a sua função, amortecer o pico de entrada, mas o problema esta neste chooper que não tem nenhuma referência, muito menos um indicativo, precisa ser trocado, mas por qual e ou como????

Acho ser um Trafo de 127 no primário e 12VC no secundário, agora ter a certeza complicou. rsrsrsrs e a pinagem dele também complica, não damos assistência a este tipo de produto,

Editado: por Maru
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Então o Transistor que está ligado no GND do capacitor de entrada deveria receber tensão em sua base também, hora um transistor conduz hora o outro. Ainda não mexi com fontes desse tipo que não tem circuito pwm no primário, aí não sei de onde vem as tensões de base dos Transistores.

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Em 07/10/2021 às 14:24, JoeRob disse:

Olá @Maru , boa tarde. Esse frigobar é de 127V ou 220V?
 

Esse sintoma parece com o que acontece quando uma fonte como essa está chaveada para 220V mas é ligada em 127V. Verifique as soldas do jumper de seleção da voltagem de entrada e também os diodos da ponte retificadora. Na imagem abaixo tem o esquema de um outro modelo, mas parece ser semelhante ao da sua placa.


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Poderia informar qual esquema elétrico é esse? Queria dar uma olhada por completo.

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20 minutos atrás, jone melo disse:

Poderia informar qual esquema elétrico é esse? Queria dar uma olhada por completo.

Olá, eu não consegui o esquema desta placa, pois é de fabricação chinesa e a Cadence não fornece nada a respeito delas e nem do refrigerador, o que é uma vergonha e desrespeito ao cliente. Esta fico lhe devendo. rsrsrs

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4 horas atrás, jone melo disse:

Poderia informar qual esquema elétrico é esse? Queria dar uma olhada por completo.

Olá @jone melo .Há alguns meses um amigo me pediu para tentar consertar a placa da adega de vinhos da filha dele. Pesquisando pelo fabricante e pelas numerações da placa acabei encontrando o esquema de uma placa parecida, que foi levantada "na unha" por um técnico e várias dicas sobre o reparo dela, a grande maioria envolvendo a troca de capacitores eletrolíticos que apesar de estarem com os valores dentro da tolerância apresentavam ESR alta. Consertei essa placa substituindo os capacitores identificados no esquema como CA1, C8, C9, C4 e C10
Fiz o upload do arquivo na seção de Eletrodomésticos. O único componente que na placa tinha um valor diferente do esquema foi o capacitor C10 que no esquema é 1000uF x 25V e na placa havia um de 2200uF x 25V, mas pela solda parecia ser original de fábrica.

Neste esquema não tem o CI que está raspado, mas acredito que poderá ajudar.
O esquema estava no meu computador, pretendia fazer o upload antes, mas tive que viajar a serviço e só retornei hoje.
 

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@Maru Se puder medir a resistência indicada no ponto marcado na primeira foto e mandar  aqui.

 Na segunda foto estão marcados os componentes responsáveis em polarizar o T6, verifica todos eles, se não tiver nenhum com problema, inverte o capacitor com o do lado pois sabemos que o outro transistor está comutando corretamente.

 Se a resistência entre base e emissor do T6 for alta, se não tiver problema em nenhum daqueles componentes marcados e mesmo invertendo os capacitores não der tensão na base do T6, na minha opinião só tem uma coisa que pode estar errada, um curto no enrolamento do transformador pequeno, não gerando campo magnético para conduzir corrente e polarizar o T6.

 

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Em 10/10/2021 às 11:04, Maru disse:

o funcionamento desta fonte se resume a entrada de energia, passando pelos diodos retificadores, , pelo dobrador e para os transistores, e em seguida pela primeiro trafo que é o TR2, gerando uma pequena tensão no secundário mas o suficiente para o TL494 assumir a partir dai o controle dos transistores de chaveamento por meio do segundo trafo menor com base na referência de tensão no secundário da fonte, assim os transistores passam a ser controlados pelo TL494 por meio do PWM correto??? salvaguardado algum engano te eu tenha tido. rsrsrs.

Lendo essa parte denovo com o esquema elétrico em mãos entendi como funciona o negócio 😅.

 Além de toda aquela parte que eu citei acima, também tem que verificar a base do T4 e T5 se estão recebendo tensão, provavelmente estão pois você já trocou o CI PWM. 
 O que eu faria era tirar um deles e verificar se tem tensão no emissor, se tiver significa que ele está saturando e conduzindo, aí fazia o mesmo teste com o outro transistor, sei que é um deles que faz o T6 lá no primário receber a tensão em sua base.

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3 horas atrás, jone melo disse:

Lendo essa parte denovo com o esquema elétrico em mãos entendi como funciona o negócio 😅.

 Além de toda aquela parte que eu citei acima, também tem que verificar a base do T4 e T5 se estão recebendo tensão, provavelmente estão pois você já trocou o CI PWM. 
 O que eu faria era tirar um deles e verificar se tem tensão no emissor, se tiver significa que ele está saturando e conduzindo, aí fazia o mesmo teste com o outro transistor, sei que é um deles que faz o T6 lá no primário receber a tensão em sua base.

Olá como informado, todos os transistores foram trocado por novos, e a resistência nos dois pontos que solicitou no post anterior este em 2,66kOhms conforme imagem abaixo, o problema que eu vejo é que o trafo maior não esta oscilando, pois não tenho nada no seu secundário, se ele não alimenta o circuito a ele responsável o restante fica inoperante, salvo engano meu na interpretação deste circuito.

image.png.1bb6208eccaea77f5b71cbb0142226b2.png

Aqui mostro as tensões que obtivemos a quente, vejam que não temos tensão alguma no secundário deste trafo maior, temos as tensões de entrada no primário, mas no secundário nada. e no trafo menor temos as tensões de 1,67 volts nos tr~es pinos do secundário do mesmo, o que leva a crer que este esta operante e as tensões no final são exatamente os provenientes deste trafo menor.

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o que leva a crer o trafo maior ruim.

 

Editado: por Maru
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@Maru Mais você disse em outro post que chega 10V no pino 12 do 494 e a tensão pra esse pino vem do transformador maior, essa tensão seria suficiente para ele começar trabalhar os transistores do transformador menor para polarizar a base dos dois transistores do primário, seu problema está aí, falta de polarização nos Transistores do primário.

Por isso o transformador maior não oscila para a tensão ficar alta e estável.

Editado: por jone melo
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2 horas atrás, Maru disse:

Aqui mostro as tensões que obtivemos a quente, vejam que não temos tensão alguma no secundário deste trafo maior, temos as tensões de entrada no primário, mas no secundário nada. e no trafo menor temos as tensões de 1,67 volts nos tr~es pinos do secundário do mesmo, o que leva a crer que este esta operante e as tensões no final são exatamente os provenientes deste trafo menor.

Você não pode medir tensão direto no trafo pois ele é um fio e entre as pontas do fio não vai ter tensão. Você deve medir no terra dele e no ponto central do diodo duplo depois dele.

 Se tiver tensão ali significa que o trafo está oscilando sim, porém deve ser só em uma das fases da rede.

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Reforçando o que @jone melo  disse no post anterior, a maioria dos multímetros não consegue ler corretamente tensões AC em frequências acima de 400Hz e essa placa trabalha próximo a 100kHz, por isso a leitura AC no secundário do trafo não é confiável.

 

Agora uma dúvida @Maru  no post #16 as tensões nos conectores eram as da imagem abaixo
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Já no post #21 as tensões mudaram 

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Essa mudança ocorreu após a troca de qual componente?

 

Editado: por JoeRob
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10 minutos atrás, JoeRob disse:

Reforçando o que @jone melo  disse no post anterior, a maioria dos multímetros não consegue ler corretamente tensões AC em frequências acima de 400Hz e essa placa trabalha próximo a 100kHz, por isso a leitura AC no secundário do trafo não é confiável.

 

Agora uma dúvida @Maru  no post #16 as tensões nos conectores eram as da imagem abaixo

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Já no post #21 as tensões mudaram 



Essa mudança ocorreu após a troca de qual componente?

 

No #16 sem carga, pastilha e coolers, já no #21 com carga da pastilha e coolers, nada foi mudado.

Agora foi desligar uma coisa e encostei na placa energizada e queimei o nosso ultimo MJE13005D,  fui procurar outro no estoque e não temos mais nenhum agora para troca, a placa morreu temporariamente, temos um pedido de 500 peças para chegar, mas devido ao feriado atrapalhou tudo, e que abriu foi justamente o do lado do trafo menor e o do trafo maior ficou com os 336 volts no seu pino 2  emissor, sendo que os dois dissipadores estavam pegando fogo, mas nada a mais pifou, desliguei de imediato e constatei o curto agora  temos de aguardar a chegada dos componentes novos e efetuar as devidas trocas e partir para novos testes.  Burrada minha, achei que eu havia desligado tudo, pois para sair o almoço deve-se desligar tudo, o laboratório fica totalmente sem energia para evitar descargas atmosféricas e danificar os equipamentos que temos aqui em testes como um controlador de um tomógrafos que custa 85.000,00 ai já viu deixar algo aqui ligado e dar um B.O destes. a bancada aqui que estamos usando para este fim do frigobar esta nos fundos em um anexo ao prédio principal, por motivos de segurança mesmo. rsrsrsrs

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1 hora atrás, Maru disse:

No #16 sem carga, pastilha e coolers, já no #21 com carga da pastilha e coolers, nada foi mudado.

Aparentemente a fonte está desarmando quando se coloca carga. Sugiro verificar a capacitância dos capacitores cerâmicos e/ou poliester ligados ao TL494, especialmente o ligado ao pino 5, e veja também se o resistor ligado ao pino 6 não está alterado.

 

1 hora atrás, Maru disse:

Agora foi desligar uma coisa e encostei na placa energizada e queimei o nosso ultimo MJE13005D

Já aconteceu comigo algumas vezes, por mais cuidado que tenhamos a tal Lei de Murphy é implacável. 

Talvez seja melhor substituir os dois transistores por garantia, já que ambos superaqueceram.
Vamos aguardar o seu retorno.

Editado: por JoeRob
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18 horas atrás, JoeRob disse:

Aparentemente a fonte está desarmando quando se coloca carga. Sugiro verificar a capacitância dos capacitores cerâmicos e/ou poliester ligados ao TL494, especialmente o ligado ao pino 5, e veja também se o resistor ligado ao pino 6 não está alterado.

 

Já aconteceu comigo algumas vezes, por mais cuidado que tenhamos a tal Lei de Murphy é implacável. 

Talvez seja melhor substituir os dois transistores por garantia, já que ambos superaqueceram.
Vamos aguardar o seu retorno.

Olá, obrigado pelo retorno nobre, quanto aos capacitores todos foram trocados por novos,  pastilha novo e cooler novos, agora deu este B.O dos transistores , mas estamos no aguardo do recebimento da compra que o patrão fez de 500 peças, pois este modelo usamos muito aqui., todos os resistores destro da especificação técnica, diodos todos novos e o que nos resta é apenas os trafos. fora isto não tem mais o que ser trocado, e não achamos outra placa desta pra compra.

 

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  • 4 semanas depois...

Retornando como o problema, ainda não finalizamos o mesmo devido a receita estar com pouco efetivo e nossos componentes ainda estão retidos na mesma, neste caso para efeitos de teste, poderia ser usado sem problemas os MJE13007 no lugar dos MJE13005D??? pois estes 13007 temos vários aqui e o 13005D ainda não chegaram.

Desde já vos agradecemos

 

:)

 

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  • 1 mês depois...

Boa Trade a todos e ótima semana de Natal.

Pessoal descobrimos o defeito desta placa de potência deste frigobar, a mesma foi encaminhada a uma assistência técnica anterior a nós e para nossa surpresa, não arrumaram e ainda aumentaram o problema da mesma. Explico abaixo:

Bem, como havia dito acima em algum posta anterior, que nossa suspeita estaria em um dos trafos desta placa, e o que realmente se confirmou, pois fizemos uso de novos transistores e de outros melhores e o problema ainda persistiu, pois bem, resolvamos retirar os dois trafos da placa e para nossa surpresa o trafo maior esta errado, o mesmo não pertence a esta placa, explicando o por que disto

O trafo anterior possui somente os pontos abaixo interligados pelo enrolamento e o que foi instalado nesta placa para se tentar recuperar esta configurado de forma errada conforme imagens  abaixo?

IMG_20211221_114545.thumb.jpg.cb8f37a34dd628d4900fd7c96dc03378.jpg

Portanto este trafo não pertence a esta placa. e agora vem a pergunta, qual é o real desta placa??? algum colega saberia dizer por favor???

Boas Festas      :)

 

 

 

Editado: por Maru
  • Joinha 1
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  • 9 meses depois...

@Maru  boa noite.

 

Estou com o mesmo problema. Já troquei quase tudo. Primeiro encontrei os dois transistores C6090 em curto e os diodos ao redor. Fiz as substituições e não chegava os 12v e quando colocava carga, apanhava. Por último troquei o LM358 e deu uma aumentada, rodando os dois coolers mas em velocidade muito baixa ja tensão não está chegando correta (não coloquei a pastilha peltier junto.) Pouco tempo depois estourou os c6090. Gostaria de saber se resolveu o problema ali. Única coisa que não mexi foi no trafo, resto troquei tudo. 

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  • 4 semanas depois...
Em 16/10/2022 às 02:09, LJO disse:

@Maru  boa noite.

 

Estou com o mesmo problema. Já troquei quase tudo. Primeiro encontrei os dois transistores C6090 em curto e os diodos ao redor. Fiz as substituições e não chegava os 12v e quando colocava carga, apanhava. Por último troquei o LM358 e deu uma aumentada, rodando os dois coolers mas em velocidade muito baixa ja tensão não está chegando correta (não coloquei a pastilha peltier junto.) Pouco tempo depois estourou os c6090. Gostaria de saber se resolveu o problema ali. Única coisa que não mexi foi no trafo, resto troquei tudo. 

Nobre, o que eu acabei fazendo foi a remoção desta placa problemática, utilizei uma fonte genérica chaveada e um controlador externo para fazer as vezes desta placa original, aproveitei e troquei a pastilha original por uma dupla que comprei Aliexpress, ficou muito bom, além de poder agora  poder controlar a temperatura .

image.png.85ccbb1947acaef1fc173379329dfaac.pngUsei este e esta fonte  image.png.1a18325924bd75749573972353d57c58.png, ficou show

  • Joinha 1
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  • 1 ano depois...
1 hora atrás, Guimarães1 disse:

Troque os capacitores eletrolíticos com defeito que irá funcionar.  4,7uf x 50v e 47uf x 25v. Verifique todos

Trocamos todos os eletrolíticos e nada, trocamos quase tudo e nada do mesmo funcionar, ele ao ser ligado na tensão notamos que nos dissipadores tem energia, promovendo choque se encostar, esta muito estranho isto e como o mesmo foi abandonado aqui ainda estamos teimando com o mesmo, mas logo iremos desistir dele, pois não que saber de funcionar não. kkkk Mas agradecemos a informação nobre. Obrigado

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  • 2 semanas depois...

Acompanhei o tópico desde o início, se o trafo original foi perdido, sem chances de resolver! Mesmo que ache um parecido, precisaria ter os valores exatos de resistência do original pro circuito funcionar corretamente, caso contrário ficará fora de frequência, gerando ruído, baixa potência no secundário e alto consumo. 

  • Legal 1
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