Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus H81M-CT Dispositivos USB energizam, mas não funcionam.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite Eletrônica BR!

Estou com uma placa mãe Asus H81M-CT na bancada que chegou sem ligar. Ao analisar visualmente percebi um CI carbonizado. Ao consultar o diagrama vi que é um componente de proteção das portas USB. Modelo UP7536BMA8.

Ao retirar o componente (U4) e fazer a raspagem das trilhas carbonizadas e testar, a placa continuou com o comportamento. Foi constatado superaquecimento no U1 (também UP7536BMA8) e retirado o mesmo e constado curto e um furo embaixo. Ao testar novamente a placa a mesma liga e apresenta imagem.  Mas as USB traseiras não funcionam e nem alimentam os dispositivos USB. Fiz a substituição do U4 e duas das USB traseiras voltam a fornecer os 5V, mas não dão comunicação com qualquer dispositivo USB conectado.  Ao testar nas usbs frontais a comunicação funciona normalmente.

Minha duvida é se o chipset da placa mãe se avariou de forma que somente as USB traseiras não funcionam, já que fornecem energia, mas não reconhecem os dispositivos conectados. Será possivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@James Walker , é olha esquema e conferir se há mais fusistores de proteção

Geralmente, os fusistores são pequenos CIs com seis pinos, três em cada lado. Às vezes, pode ter resistores entre os pinos da USB e PCH. Na maioria dos casos, a ligação é direta. Eu digo os pinos de dados, não confundir com os pinos de alimentação de 5V

Os 2 pinos do meio da USB são, geralmente, os de dados. Não tenho certeza, mas em relação ao terra devem dar 0,03V

• Joinha 1
Link para o comentário

@James Walker Conforme o @14bis  falou, verifique os outros componentes conectados a linha de dados, é para ter uma rede resistiva e um supressor de transientes conectados a elas.

USB.thumb.png.b7f364a35f59742aca1fcec3ddac40c9.png

Você também pode fazer o seguinte teste, com a placa desligada, multímetro na escala de diodo, ponta positiva no GND e preta nos pinos de dados, o valor fica em torno de 0,4 a 0,6 e deve ser parecido nos 4 pinos.

• Joinha 1
Link para o comentário

@adrianopluz @14bis  Agradeço muitíssimo aos colegas pelas respostas!

Fiz como o @adrianopluz  sugeriu e fiz uma aferição com a escala de diodo em relação a terra com a ponta vermelha. O valor que encontro na linha de dados nas USBs que funcionam é 244 ohms o mesmo  é encontrado nas usbs do conector ''LAN_USB34''.

Se entendi bem analisando o boardview que tenho aqui, o supressor de transientes é o UD3 (AOS/AOZ8902CIL) e a rede resistiva seria o URN3?... Se a rede for esse, não existe nessa placa que estou aqui. Apenas tem os terminais. O mesmo vale para as usb do conector ''LAN_USB34''.

Se o problema for o supressor de transientes, o que acha de ''mover'' o da usb do painel frontal e coloca-lo na do conector ''LAN_USB34'' para vermos o comportamento?

Link para o comentário

@adrianopluz Boa noite! Fiz as aferições que pediu. Não há curto entre a linha de 5V e as de dados da USB. Removi o supressor de transientes (UD3) e substitui o U3 por outro UP7536BMA8. As usb do conector LAN_USB34 passaram a fornecer energia e, aparentemente, comunicação. Visto que o teclado começou a reagir ao pressionar o num lock, mas logo depois apagaram e o sistema avisou que havia sobrecorrente nas usb e desligaria em 15S.

Isso significaria, em tese, que temos um curto nas usb... Alguma ideia de injeção de tensão com a fonte de bancada para podermos achar esse curto?

Link para o comentário

@adrianopluz Boa tarde Adrianopluz!

Fiz a substituição do U3 por um que estava bom e agora as usbs do conector ''LAN_USB34'' estão funcionando sem aviso de sobrecorrente e comunicam normalmente com mouse e teclado.

O problema que como não estava achando para comprar aqui no Brasil usei o UP7536BMA8 da USB frontal boa. Meu medo agora é que ele volte a entrar em curto e não tenha como fazer a substituição. Estava olhando uma outra sucata da Asus também com chip H81 e não encontrei desse componente.

Link para o comentário

Boa tarde @James Walker

Acredito que essa falha do UP7536BMA8 tenha sido pontual, ele deveria suportar sobre corrente nas saídas sem danificar.

Alguns itens são difíceis de conseguir por aqui, geralmente eu vou fazendo uma lista dos componentes que não encontro no Brasil e depois faço a compra de um lote diretamente da China, assim economiza no frete.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...