Postado 11 de Janeiro de 2022 4 anos Olá pessoal, Estou com este nobreak SMS uST1200Bi que usa a placa PCIV025442. O mesmo não liga. Já verifiquei que existe um curto na região do IC7 e D31, mas não consegui o esquema e os componentes estão com resina sobre a identificação e não consigo verificar o código dos mesmos. Segue uma foto da placa onde os componentes estão. Caso alguém tenha uma dica ou esquema que possa informar eu agradeço. Abs, Editado: 11 de Janeiro de 2022 4 anos por Von Held
Postado 11 de Janeiro de 2022 4 anos @Von Held , bom dia Não tenho este esquema , mas ... A SMS sempre usou a mesma forma de partida, ao pressionar a chave , ele carrega o capacitor polarizando o tz NPN que polariza o PNP geranto tensão de 15 e 5v. Uma outra caracteristica é energizar o circuito quando ha rede presente
Postado 11 de Janeiro de 2022 4 anos Bom dia! Verifica se tem curto no IC3. é bem provável que o curto esteja no próprio IC7 ou no D31 se for no D31 é só remover ele que funciona. Editado: 11 de Janeiro de 2022 4 anos por eufernandes
Postado 11 de Janeiro de 2022 4 anos Olá bom dia, qdo vc aperta o botão L/D ele atraca o rele e não liga, ou não dá sinal de nada? Se estiver atracando o rele, troque o LM324. Essa é a parte do esquema q vc citou a cima. Ah rs, no título do tópico, acrescente o modelo do nob pfv, station II néh?! Obg Editado: 11 de Janeiro de 2022 4 anos por Priscila Cristiane
Postado 11 de Janeiro de 2022 4 anos Buenas, esse IC7 queima só de olhar pra ele. O jeito mais fácil de resolver é arrancar ele fora e adaptar um desses no lugar: Esse DCDC se acha por R$ 7,50 na net. A adaptação fica mais ou menos assim: * imagem enviada pelo colega @Ricardo Emilio Callegari Ou, pode adaptar um 7812/15, mas aí vai precisar pôr um belo dissipador nele. Editado: 11 de Janeiro de 2022 4 anos por zazulak
Postado 11 de Janeiro de 2022 4 anos Autor Olá @zazulak, fazendo-se esta adaptação o D31 precisa ainda ser substituído ou removido como sugerido pelo amigo @eufernandes? Se precisar você teria o código dele? Agradeço sua ajuda. Abs
Postado 12 de Janeiro de 2022 4 anos 9 horas atrás, Von Held disse: Olá @zazulak, fazendo-se esta adaptação o D31 precisa ainda ser substituído ou removido como sugerido pelo amigo @eufernandes? Se precisar você teria o código dele? Agradeço sua ajuda. Abs Se o D31 estiver bom, pode deixar ele ali. Se estiver em curto, arranca fora. Ele é um diodo supressor: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 12 de Janeiro de 2022 4 anos O D30, se danificado, pode ser substituído por um zener de 33 a 36 v. Se quiser ser mais exato ligue 2 em contra fase
Postado 3 de Fevereiro de 2022 4 anos Autor Olá @zazulak. Instalei o conversor DCDC e ajustei a tensão de saída em 13V, considerando as informações que a amiga@Priscila Cristiane passou através do esquema. Deixei sem o diodo para testar, pois o mesmo está aberto. A questão é que quando conecto a saída do conversor na placa conforme você sugeriu na foto enviada, a tensão cai para 3,6V. Já verifiquei alguns componentes e ainda não achei curto, mas as medidas do regulador 269-5G não estão muito certas. Vou ver se consigo algum para troca. Poderia ser um problema também no conversor em não fornecer a corrente necessária para atender o consumo do circuito? O fato de não estar com o diodo poderia gerar este sintoma também ? Agradeço sua ajuda e interessse. Abs. Editado: 3 de Fevereiro de 2022 4 anos por Von Held
Postado 22 de Março de 2022 4 anos Não sei se resolveu o problema, mas estou com um nobreak deste mesmo modelo com o mesmo defeito... ou seja, esse regulador de 13 volts está em curto. Fiz o teste, desligando ele do circuito e inserindo a fonte de bancada. O nobreak funcionou parcialmente. Fiz uma adaptação com um 7812 e um diodo 4007 e o nobreak funcionou normal, mas como disse o Zazulak lá em cima, esquenta bastante e será necessário um cooler para resfriar.
Postado 2 de Maio de 2022 4 anos Em 03/02/2022 às 10:25, Von Held disse: Olá @zazulak. Instalei o conversor DCDC e ajustei a tensão de saída em 13V, considerando as informações que a amiga@Priscila Cristiane passou através do esquema. Deixei sem o diodo para testar, pois o mesmo está aberto. A questão é que quando conecto a saída do conversor na placa conforme você sugeriu na foto enviada, a tensão cai para 3,6V. Já verifiquei alguns componentes e ainda não achei curto, mas as medidas do regulador 269-5G não estão muito certas. Vou ver se consigo algum para troca. Poderia ser um problema também no conversor em não fornecer a corrente necessária para atender o consumo do circuito? O fato de não estar com o diodo poderia gerar este sintoma também ? Agradeço sua ajuda e interessse. Abs. Deve ser o R96 alterado. Tira ele e liga o DCDC direto na entrada do R96.
Postado 2 de Maio de 2022 4 anos Eu estava com esse problema do D31 e do IC7 e o R96 alterado. Adaptei um DCDC em 13V e o nobreak funcionou. Porém estou com outro problema. O carregador das baterias não desarma, mantém sempre em 28.8V. Alguém me ajuda! rsrs
Postado 19 de Maio de 2023 3 anos Boa tarde, gostei da dica do regulador, fiz aqui em um que estava com o ci7 em curto e ele funcionou certinho, apenas coloquei o dissipador de calor com o 7812 próximo ao cooler e até agora esta de boa, parabéns pela dica.
Postado 25 de Novembro de 2023 2 anos Em 11/01/2022 às 10:24, zazulak disse: Buenas, esse IC7 queima só de olhar pra ele. O jeito mais fácil de resolver é arrancar ele fora e adaptar um desses no lugar: Esse DCDC se acha por R$ 7,50 na net. A adaptação fica mais ou menos assim: * imagem enviada pelo colega @Ricardo Emilio Callegari Ou, pode adaptar um 7812/15, mas aí vai precisar pôr um belo dissipador nele. Olá amigo, gostaria de saber se vc fez essa adaptação em mais nobreak desse modelo, e se estão funcionando por um bom tempo? Pergunto pois fiz o reparo em 4 desses nobreak usando essa plaquinha DC DC e 2 desses nobreak em 5 ou 6 meses as plaquinhas entraram em curto e quase pegou fogo os nobreak.
Postado 28 de Dezembro de 2023 2 anos Realizei a manutenção no nobreak da empresa e segui as dicas aqui do forum, e funcionou perfeitamente. Fixei o 7812 na parte metalica do nobreak, e ficou com uma boa dissipação. Obrigado a todos pelas dicas.
Postado 4 de Janeiro de 2024 2 anos Boa tarde amigos. Mesmo problema aqui. Optei pela saída do 7812 com o diodo. Não sei se eu tinha feito algo de errado mas no primeiro teste vi uma faísca na placa. Uma trilha rompeu perto do terminal de um 220n6f7. Dois transistores estão em curto. Tirei eles da placa e estou tentando ver se o equipamento pelo menos liga. Mas um toque rápido no botão ele parece acionar um rele e o led pisca em roxo, parece que acende as duas cores ao mesmo tempo. E a ventoinha dá uma girada bem fraca. e eu seguro o botão toca um buzzer e o led fica em vermelho e quando solto novamente a luz roxa e desliga. Será que ainda tem mais defeitos ou ele desarma porque não consegue ligar o trafo? Obrigado pela atenção.
Postado 4 de Janeiro de 2024 2 anos @Artur Gaspar por quentão de organização do forum , abra um novo topico com a sua duvida No titulo siga o padrão do forum : marca, modelo,nº da placa, defeito. Na descrição relate o que voce ja fez. Como criar seu tópico na área correta? https://eletronicabr.com/forums/topic/153152-saiba-como-selecionar-a-área-correta-para-criar-o-seu-tópico/ Tentaremos ajudar
Postado 4 de Janeiro de 2024 2 anos Opa, desculpa, eu só continuei seguindo as postagens, como é o mesmo problema e segui os relatos daqui achei que seria melhor não criar um topico novo e espalhar as informações. O equipamento e problema é o do titulo do tópico: Nobreak SMS Station II uST1200Bi que não liga. Eu fiz apenas a troca relatada na ultima mensagem pelo Jacir Junior. Tirei o IC7 e substitui pelo 7012. Obrigado.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.