Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Samsung - NP270E4E-KD2BR - BA41-02206A - Não dá vídeo

Avalie este tópico:

ricardoawc

Posts em destaque

Beleza, companheiros? Chegou esse note aqui com um problema que parecia ser bios, pois, ele não entrava no setup e ficava em looping, tipo começava a iniciar o SO, então reiniciava. Vi muitos relatos na net com o mesmo problema. Resolvi regravar a bios (baixado aqui do fórum), mas antes salvei a original. Depois disso, monto tudo e ligo...liga, mas nada de vídeo! Então pensei, a bios pode não ter servido pra essa placa  e volto com a original...a mesma coisa, liga e nada de vídeo. Então parti para ver as tensões e não encontrei sinal nenhum em uma das bobinas da placa (não achei o esquema dessa placa até agora). A bobina que não tem sinal é a que está marcada na imagem abaixo. O sinal vem do PWM ISL95836 que tem o Power Good e o VR_On OK. Esse controlador é do CPU Core e VGFX Core e creio que essa bobina que não tem sinal é do VGFX Core. To aqui intrigado e apreensivo...só retirei a bios pra regravar e aconteceu isso

obs.: 1 - bios com o pino 8 (VCC) = 3.3V e pino 1 (CS) = 3.2V

2 - Todas as outras tensões estão OK

3 - Nenhum curto aparente

Vale um like!

IMG_20140509_175701.jpg.2393a54ad1903b660846b9d0a969b743.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Samsung estão dando muito problema de bios. Se a maquina gerava vídeo e depois de regravar a bios ele morreu.

Primeiro passo: Achar o arquivo certo e regravar a bios novamente.

Segundo passo: Depois de regravado a bios e o not voltou com o mesmo defeito de antes troque o I/O já resolvi um caso parecido e solucionou.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário

Em 10/05/2014 às 01:22, wjrcircuito disse:

Samsung estão dando muito problema de bios. Se a maquina gerava vídeo e depois de regravar a bios ele morreu.

Primeiro passo: Achar o arquivo certo e regravar a bios novamente.

Segundo passo: Depois de regravado a bios e o not voltou com o mesmo defeito de antes troque o I/O já resolvi um caso parecido e solucionou.

Espero ter ajudado!

Vou ter que caçar essa bios. No site da samsung não encontrei. Aqui do fórum não deu certo. Depois disso desconfio do PWM ou o O/I.

chegou fazer ME nesse processador ai ?

Acho que não tem lógica ser o processador, pois ligava antes. Mas por desencargo de consciência, fiz a ME!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Resolvi esse note. Mas estava cometendo um erro fatal: estava usando o vídeo externo para os testes. Creio que essa placa e outras só aparecem a imagem inicialmente pelo "vídeo interno". Primeiramente tinha trocado a memória SPI e gravado a mesma com os arquivos baixados aqui do fórum (bios que funcionou: Samsung NP300E5V.bin) e depois o Super I/O, portanto, acho que o erro era só a memória com defeito...mas vai saber.

Em 10/05/2014 às 04:00, gilsonam disse:

Essa tensão está totalmente incorreta pino 1 (CS) = 3.2V. Deveria ser entre 1,5 e 2,0V. Creio que ainda tenha algo errado com esse arquivo.

Amigo gilsonam, fiz a medição do pino 1 (CS) da bios com ela funcionado e estava dando os mesmo 3.2v e o pino 3 (WP#) na verdade não é em curto, é aterrado, pois, vi em um esquema elétrico parecido e era assim.

Muito obrigado a todos pela ajuda!!!

Jóinha pra vocês!!!

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  Em 10/05/2014 às 00:42, ricardoawc disse:

Beleza, companheiros? Chegou esse note aqui com um problema que parecia ser bios, pois, ele não entrava no setup e ficava em looping, tipo começava a iniciar o SO, então reiniciava. Vi muitos relatos na net com o mesmo problema. Resolvi regravar a bios (baixado aqui do fórum), mas antes salvei a original. Depois disso, monto tudo e ligo...liga, mas nada de vídeo! Então pensei, a bios pode não ter servido pra essa placa  e volto com a original...a mesma coisa, liga e nada de vídeo. Então parti para ver as tensões e não encontrei sinal nenhum em uma das bobinas da placa (não achei o esquema dessa placa até agora). A bobina que não tem sinal é a que está marcada na imagem abaixo. O sinal vem do PWM ISL95836 que tem o Power Good e o VR_On OK. Esse controlador é do CPU Core e VGFX Core e creio que essa bobina que não tem sinal é do VGFX Core. To aqui intrigado e apreensivo...só retirei a bios pra regravar e aconteceu isso

obs.: 1 - bios com o pino 8 (VCC) = 3.3V e pino 1 (CS) = 3.2V

2 - Todas as outras tensões estão OK

3 - Nenhum curto aparente

Vale um like!

Amigo, poderia postar o link da bios que usou? ou se alguem sabe qual bios funciona... Grato!

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Coloquei essa

Link para o comentário

Olá caros amigos, pode confirmar então? ficou meio confuso a bios baixada do nosso gerenciador de arquivos funcionou? você tem a original ainda salva na sua maquina? .. quanto ao vídeo realmente só sobe no externo após o Windows inicializar. essa placa já me passou raiva.. começou não carregando a bateria e tinha muita oxidação no IO.. após a ressolda ele não subiu mais vídeo... um desastre! kkkk valeu amigo, confirma ai que o arquivo que você esta usando é o que está no site ou o original.. se for o original sobe ele também por favor.. Grato!

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, confirmado amigo, essa bios funcionou aqui. A original não tenho porque a memória estava com defeito e por isso não tinha como eu salvar. Eu fazia os testes com a placa pela saída de video externa e não dava sinal e quando eu coloquei pelo próprio display do note, ele subiu. Tenta aí arquivo do site com o display do note

Link para o comentário

Infelizmente no meu caso não funcionou, acho que meu SIO foi pro saco. Esse arquivo de bios inverteu o funcionamento das luzes. Tenho quase certeza que o arquivo meu arquivo de bios está danificado já que esta quase tudo ~y..kkkkkk obrigado de qualquer forma.. Já dei um joinha!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...