Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak NHS Mini II700VA Bivolt pci AC_3 armando RL3saída 120v intermitente em modo rede

Avalie este tópico:

Niemeyerd

Posts em destaque

Nobreak veio para oficina com uma  trilha interrompida por baixo da pci, trilha grossa do Neutro IN.

Restaurei, troquei varistor e aparelho voltou a funcionar normalmente.

Porém em testes ele desligou intermitente a saída 120v.

Fazendo algumas análises constatei que para isso acontecer necessita armar o RL3 que passa NA o contato.

Sem motivo aparente, pois 0R10 sensor de corrente está bom(mas não troquei).

TL431 2,5v está bom.

desconfiei do driver ULN2003 mas nos testes funcionando conforme recebe o comando do Micro pino 19.

Quando desliga a saída basta remover plugue da tomada, em modo bateria volta a funcionar. Plugando na rede as vezes não desliga a saída mas se insistir desligando e ligando rede ele volta  a falhar(por isso intermitente)

VAC in tudo ok também.

Enfim preciso uma ajuda de alguém com experiência nesta placa. Defeito bem estranho para mim, preciso ter uma certeza se é algum recurso de proteção ou sensoriamento falhando.

Suspeitei do próprio relé, troquei mas defeito persistiu, depois disso percebi que relamente sempre que ocorre o desligamento da saída é quando o rl3 é energizado.

Monitorei os 12v dos relés RL3 e RL1. E quando ocorre o desligamento RL3 arma junto com RL1, ouvesse os clicks também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após eu escrever aqui pensei que deveria trocar 0R10.

Fiz a troca e nada mudou.

Enganar o circuito IAC seria um teste?

Tenho sempre 2,53volts no pino 25 IAC.

Com qualquer carga que for led Atenção pisca apenas 2x ou seja 20%

Agora soltei R3 10k Nível no pino IAC ficou alto 5,08v, NB liga e se desliga emitindo bips sem parar junto com led amarelo piscando. Creio que o sensoriamento está ok.

Mas porque continua com os desligamentos ainda não consegui concluir.

Editado: por Niemeyerd
Link para o comentário

O reset é para quando led Amarelo está aceso sempre e desligando em modo inversor, não é o caso mas valeu.

Continua com alguns desligamentos, notei que ao ligar um chuveiro estralou relé e desligou saída.

Hoje ao ligar um compressor mesma coisa.

Pensando aqui....será que está trilha que refiz pode estar apresentando uma certa resistencia? enganando o sensor de carga, mas se não me engano é trilha após o 0r10.

Editado: por Niemeyerd
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Em testes com carga mais alta notei que a piscada do led atenção era sempre a mesma 1x independente da carga.

Utilizei uma lampada de microondas e uma resistencia de secador cabelo, dei um susto no aparelho kkkkk.

Analisando o circuito que monitora a carga na saída IAC desconfiei de D4 1n4148 com fuga, fiz a troca e problema resolvido.

Antes disso eu já havia trocado todos relés novamente, feito jumper no relé 2 e 3, resooldado os cis e pic, faltou pouco para efetuar a troca do uln2003 e lm324 mesmo eu não desconfiando nada deles.

Agora montar tudo e por em testes.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...