Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida DELL inspiron 14 P89G - edi54 LA-G712P rev:1.0 - Esta superaquecendo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Ola, estou com esse aparelho da dell, relativamente novo, cerca de 5-6 meses. fui fazer alguns testes nele com CPUZ e HWMONITOR e a temperatura da cpu aumenta absurdamente quando inicio o teste de stress da cpu.  Ja tentei trocar a pasta termica, quando ele esta em uso normal, fica entre 55-65 graus, mas assim que inicio o stress ele da um salto para 98 graus em questao de 2 segundos, não acho que essa temp seja normal para essa cpu. Cooler tambem esta funcionando normalmente. alguem sabe dizer se isso é normal ou se tem algum problema de hardware ou ate mesmo ser um erro do HWMONITOR (apesar de nunca ter me falhado antes).

IMG_20220216_155445.thumb.jpg.c60cf8258a21daa7c034f36911967ad8.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Postado

Esse não é o funiconamento normal do processador. Alguns chegam a consumir 35w durante um curto período de tempo e dão esses picos de temperatura, mas não é o seu caso, visto que o consumo máximo registrado foi de apenas 19w.

Pela minha experiência, ou o cooler está entupido, ou o dissipador não está fazendo contato corretamente com o processador, ou a pasta térmica instalada é de baixa qualidade, mesmo que seja nova.

Esse problema acontecia com a pasta térmica original da dell?
Aperte os parafusos que prendem o cooler no processador até o final, mas sem forçar. Esses parafusos tem um limitador pra não apertar mais do que devia. É uma causa comum desse defeito.

• Joinha 1
  • Gabrowsk alterou o título para DELL inspiron 14 model P89G edi54 la-g712p rev:1.0 Esta superaquecendo
  • FLAVIOTECH alterou o título para DELL inspiron 14 P89G - edi54 LA-G712P rev:1.0 - Esta superaquecendo
Postado
21 hours ago, Rods258 said:

Pela minha experiência, ou o cooler está entupido, ou o dissipador não está fazendo contato corretamente com o processador, ou a pasta térmica instalada é de baixa qualidade, mesmo que seja nova.

fiz o teste dnv com uma pasta melhor, demorou um pouco mais para bater 97C, mais ainda sim bateu.

21 hours ago, Rods258 said:

Esse problema acontecia com a pasta térmica original da dell?
Aperte os parafusos que prendem o cooler no processador até o final, mas sem forçar. Esses parafusos tem um limitador pra não apertar mais do que devia. É uma causa comum desse defeito.

sim, acontecia com a pasta original.

retirei o cooler, fiz uma limpeza, apesar de quase nao ter sujeira, e coloquei de volta apertando os parafusos ate o limitador que vc mencionou. infelizmente continuou da mesma forma

Postado
4 hours ago, py2eb said:

Dá uma olhada nesse vídeo de um membro aqui do fórum sobre dissipador de calor:

video realmente intereçante, não fazia ideia disso. Mas não acho que a falta do liquido refrigerador seja o problema. O notebook é novo(6 meses), eu fui o primeiro a abrir, e não havia sinal de dano no dissipador.

Postado

Se tiver como, tenta conseguir outro dissipador do mesmo modelo e repete o mesmo teste. Se não tem marca de dano, pode ser que o seu heatpipe tenha algum defeito de fabricação que impeça o líquido de fluir.

Se não tiver como conseguir outro dissipador, tenta um teste simples. Mede a temperatura ao longo do heatpipe em uso normal(pode ser com a mão mesmo se não tiver um termômetro). Depois inicia o teste de estresse e vê se o heatpipe esquenta uniformemente em poucos segundos. Se isso não acontecer, o heatpipe está fechado ou não tem mais líquido.

• Joinha 2
  • 1 mês depois...
Postado

Amigo conseguiu resolver o superaquecimento.

Poderia ser também o cristal e a frequencia de trabalho oscilando da CPU. frequencia mais alta gera mais aquecimento como se tivesse feito um  overclock

Abs,

Roberto

Postado

Caro colega, voce esta monitorando a temperatura somente pelo programa ou esta usando um termometro fisico, se nao estiver , e bom testar com termometro fisico tambem, tente outro programa pra desencargo , Ex: OCCT perestroika  e uma otima opçao. e claro as orientaçoes acima dos colegas sao indispensáveis.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...